Autores: Fabio José da Costa Alves - Cinthia Cunha Maradei Pereira (Orgs.)
O livro “Objetos de Aprendizagem no Geogebra”, é uma coletânea de artigos elaborados por Professores de Matemática, que descrevem, passo a passo, a construção de aplicativos voltados para o ensino de assuntos específicos, o que facilita a compreensão de conceito e propriedades a partir de uma aprendizagem baseada na experimentação, onde o aluno, sem muito conhecimento de informática, pode experimentar e fazer redescobertas, em um ambiente interativo, que possibilita uma aprendizagem mais personalizada.
O Geogebra, é um software livre idealizado pelo Professor Markus Hohernwarter da Universidade de Salzburg, Áustria, podendo ser obtido gratuitamente no site do aplicativo. Ele faz uso de matemática dinâmica para todos os níveis de educação, reunindo geometria 2D e 3D, álgebra, planilhas, gráficos, estatísticas e cálculo diferencial, em ambientes de manipulação fácil, com botões com auto explicação.
O objetivo do livro “Objetos de Aprendizagem no Geogebra” é socializar com professores de matemática a construção e uso de objetos de aprendizagem que auxiliem, em sala de aula, o desenvolvimento do conteúdo de matemática, em uma aula diferenciada, onde a aprendizagem pode ser fruto de um processo experimental e colaborativo.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1086-8
DOI: 10.24824/978854441086.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORES
CINTHIA CUNHA MARADEI PEREIRA
Fez Doutorado em Bioinformática na Universidade Federal do Pará (2013). Seu mestrado é em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1997) e têm graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1997). É docente do mestrado profissional em ensino de matemática (UEPA).
FÁBIO JOSÉ DA COSTA ALVES
Fez o doutorado (2003) e mestrado (1999) em Geofísica pela Universidade Federal do Pará. Possui Licenciatura em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPa) (1990) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1994). É Professor do Mestrado em Educação (UEPA), Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (UEPA) e Professor Titular da Universidade da Amazônia (Unama). Vice-líder do grupo de pesquisa Cognição e Educação Matemática (UEPA).
AUTORES
ADAN RODRIGO VALE PACHECO
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2007). Possui Pós Graduação Lato Sensu em Matemática no Ensino Básico pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA (2015). Aluno do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática na Universidade do Estado do Pará – UEPA (2016). Professor efetivo da Rede Pública do Estado do Pará desde 2008.
ADENILSON SACRAMENTO DANTAS
Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática/ UEPA, Especialista em Educação Matemática pela UFPA, Graduado em Ciências Estatísticas pela UFPA e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UVA/CE. Professor Auxiliar do Parfor da UFRA, Professor Auxiliar da FEAPA, Professor do Sistema Educacional Pequeno Príncipe e do Centro de Ensino Empreendedor do Pará – CEEP – e Professor do Centro de Educação Profissional – DNA.
ALEX DE OLIVEIRA ALCÂNTARA
Aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Cursou licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(2006). É Professor de Matemática na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC – PA).
ALUZIMARA NOGUEIRA BEZERRA
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008) e especialização em Matemática do Ensino Básico também pela UFPA (2011). Trabalhou dois anos como professora no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) Urbano e três anos como tutora, UAB, no Ensino à Distância. Professora AD-4 da Secretaria Estado do Pará.
ANDRÉ ALVES SOBREIRA
Aluno do Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Fez especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012); Matemática e Física (2015) e Informática na Educação e Educação Especial (2015) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Possui licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008); licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (2013). É professor efetivo da rede pública do Estado do Pará e da prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará.
ANDRÉ VALES LARANJEIRA
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, na Universidade do Estado do Pará, possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2008) e em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2005). É especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2008). Atualmente é professor de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e da Secretaria de Educação do Município de Ananindeua/PA – SEMED.
ANTÔNIO CARLOS SANTOS SEABRA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professor de Matemática do Colégio CEI. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.
AURELIANO ROCHA RODRIGUES DA COSTA NETO
Faz o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática na Universidade Estadual do Pará (2016). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal do Acará e do Projovem Campo - Saberes da Terra.
CRISTINA MARIA LIMA GUIMARÃES JUNQUEIRA
Mestranda (2016) no Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual do Pará. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1990). É professora do Sistema Estadual de Ensino.
DEUSARINO OLIVEIRA ALMEIDA JÚNIOR
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, na Universidade do Estado do Pará, possui Especialização em Matemática do Ensino Básico pela Universidade Federal do Pará (2008) e graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1997). Exerceu a função de Tutor Presencial da Universidade Aberta do Brasil (U.A.B.) no Curso de Matemática na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como professor Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). É professor de Matemática do Ensino Médio (SEDUC-PA)
FÁBIO BARROS GONÇALVES
Mestrando em Ensino de Matemática pela UEPA (2016). Especialista em Educação Matemática pela UFPA (2008). Possui licenciatura plena em Matemática pela UEPA (2003). É professor efetivo da rede estadual e municipal da educação básica de Belém.
FÁBIO JOSÉ DA COSTA ALVES
Doutorado e mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará. Possui Licenciatura em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará – UNESPa – e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará. É Professor do Mestrado em Educação (UEPA), Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (UEPA) e Professor Titular da Universidade da Amazônia (Unama). Vice-líder do grupo de pesquisa Cognição e Educação Matemática/UEPA.
IZAIAS PINHEIRO DE SOUZA JUNIOR
Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (UEPA), é graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2010). É professor de Matemática do Serviço Social da Indústria.
JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO DA SILVA
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, na Universidade do Estado do Pará, Especialista em Estatística Aplicada as Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2004). Atualmente é professor AD-4 da Escola Estadual De Ensino Fundamental E Médio Albertina Barreiros.
LUIZ CARLOS MARQUES SECCO
Graduado Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1998), Licenciado Pleno pela Faculdade Michelangelo de Brasília (2002), possui Pós-Graduação Lato-Sensu pela Universidade Federal do Pará (2002). É Servidor Público Estadual atua como Técnico Administrativo nível superior em Matemática na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professor da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Exerceu a função de Vice Diretor nas escolas EEEFM Prof. Antônio Gomes Moreira Jr (2010-2011) e EEEFM Justo Chermont (2011-2012).
LUIZ CARLOS SOARES DA SILVA
Mestrando no ensino da Matemática pela Universidade do Estado do Pará -UEPA, Pós-graduando (Especialização) em Matemática do Ensino Básico pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA. Pós-graduando (Especialização) em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2014). Graduando em Direito (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Cabo PM – Polícia Militar do Estado do Pará. Tem experiência na área do Ensino da Matemática e na área de Segurança Pública.
MARCELO BAIA DA SILVA
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, na Universidade do Estado do Pará, especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2006 e graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em 2005. Atualmente é professor classe II concursado da Secretária de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) desde 2008. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.
MARCONNI AUGUSTO POCK DE OLIVEIRA
Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade do Estado do Pará (2016). Atualmente é mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará e graduando em Engenharia Química - Bacharelado pela Universidade Federal do Pará.
NATANAEL DE OLIVEIRA MOTA
Faz o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática na Universidade Estadual do Pará (2016). Possui Licenciatura em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará – UNESPa (1991). Foi Professor Efetivo da Rede Pública de Ensino do Pará-SEDUC, é Professor do Ensino Médio na Rede das Escolas Privadas de Belém desde de 1989. Trabalhando com ENEM desde 1998.
ROSINALDO DA TRINDADE CARDOSO
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, na Universidade do Estado do Pará, possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em matemática pela Universidade da Amazônia (1992). Atualmente é professor da Sociedade Civil Integrada Madre Celeste e professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luis Nunes Direito.
SAUL RODRIGO DA COSTA BARRETO
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, na Universidade do Estado do Pará, licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba-PA e Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente, é professor efetivo de Matemática da Rede Estadual de Ensino, no Município de Soure-PA.
TONIVAL DE SARGES CORRÊA
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, na Universidade do Estado do Pará, Cursando Especialização em Matemática do Ensino Médio na Universidade Federal do Pará, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é professor de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC.