Capa do livro: MICRORREDE ENSINO-APRENDIZAGEM-FORMAÇÃO:<br>propostas e experimentações do PIBID UESB

MICRORREDE ENSINO-APRENDIZAGEM-FORMAÇÃO:
propostas e experimentações do PIBID UESB

Autores: Maria de Cássia Passos Brandão-Gonçalves - Luziêt Maria Fontenele-Gomes (Orgs.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação é um livro que discute a importância do PIBID nos cursos de licenciatura da UESB de forma articulada com as escolas de educação básica, cujo principal propósito é a constituição de uma nova cultura institucional de formação de professores. Isso favorece o desenvolvimento efetivo da relação entre universidade e escola no âmbito dos cursos de licenciatura, tendo em vista que as ações formativas são compartilhadas, possibilitando a constituição de uma nova dinâmica de ensino-aprendizagem que não está pautada na atividade de sala de aula da universidade, apenas. Tampouco não está pautada na lógica da formação própria da realização dos estágios supervisionados, em que a sala de aula da escola é um grande lócus formativo, embora esta seja um dos lugares tomados pelos participantes do PIBID para o processo formativo.
Neste contexto se evidenciam quatro sujeitos envolvidos na Microrrede de Ensino-Aprendizagem-Formação: a) professor da universidade; b) professor da educação básica; c) estudantes dos cursos de licenciatura; e d) estudantes da escola parceira do PIBID. Considerando-se os percursos formativos de cada
um no que diz respeito ao tempo de escolarização e às oportunidades que cada um teve em suas trajetórias de escolarização, a relação que se estabelece na microrrede é marcada pela imbricação dos três termos que compõem a ideia da microrrede: ensino, aprendizagem e formação. Todos os quatros (tipos de) sujeitos estão na linha de frente da emergência do ensinar, do aprender e do formar. Sem dúvida, o Programa constitui um espaço e uma oportunidade de o professor realizar ampla reflexão sobre docência, escola, currículo, políticas educacionais entre outros.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1049-3
DOI: 10.24824/978854441049.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MICRORREDE ENSINO-APRENDIZAGEM-FORMAÇÃO:<br>propostas e experimentações do PIBID UESB

Autores

ADRIANA MARIA DE ABREU BARBOSA
Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Letras – Português, Campus de Jequié (2010-2013). Doutora em Semiologia, pela UFRJ; Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Letras, da UFPE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Grupo de Estudos em Teorias do Discurso – GETED. Professora do Programa de Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB); Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (UESB).

ANDRÉ LUÍS MOREIRA SILVA
Assistente em Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Professor Supervisor do Subprojeto PIBID UESB Física, Campus de Vitória da Conquista (2010-2013). Licenciado em Física, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Física, desenvolve atividades docentes na UESB (2007- 2011) e no CETEP-VC (2007- 2016).

AURISMÁRCIA DE AZEVEDO LIMA COUTO
Professora do Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, em Vitória da Conquista. Supervisora do Subprojeto PIBID UESB Física, Campus de Vitória da Conquista. Licenciada em Ciências, pela da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Especialização em Matemática e Estatística, pela Universidade Federal de Lavras.

BRUNO FERREIRA DOS SANTOS
Professor Titular do Departamento de Química e Exatas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenador Institucional do PIBID UESB (2015-2016). Doutor em Ciências Sociais e Humanas, pela Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Ensino de Química e Sociedade - GEPEQS. Professor do Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores e do Curso de Pós-graduação em Química Analítica. Linhas de estudo e de pesquisa: linguagem, discurso e o ensino de química e de ciências, história do currículo e do ensino de química e métodos da pesquisa em educação científica.

CRISTINA PORTO GONÇALVES
Professora Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaboradora do Subprojeto PIBID UESB Física, Campus de Vitória da Conquista. Doutora em Física, pela UFMG. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estudos de Átomos e Moléculas Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos de massa nuclear finita, correção de massa nuclear finita, aproximação adiabática e efeitos isotópicos.

ENNIA DEBORA PASSOS BRAGA PIRES
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Pedagogia, Campus de Itapetinga. Doutora em Educação, pela Unicamp. Áreas de estudo: política educacional, educação e ludicidade, gestão educacional, didática e prática docente.

ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA
Professora Pleno do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB  Letras – Português,  Campus de Vitória da Conquista. Doutora em Educação, pela UFBA; Pós-doutora em Linguística, pela UnB. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/CNPQ/UESB. Professora do Programa de Pós-graduaçao em Letras: Cultura, Educação e Linguagens e do Programa de Pós-graduação em Educação. Atua na área de educação e linguagem, no âmbito de estudos bakhtinianos, dialogia e ensino, gêneros discursivos, educação linguística, letramento.

FERNANDA DE CASTRO MODL
Professora Adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Área de Metodologia e Prática de Ensino (AMPE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do PIBID UESB Letras-Inglês, Campus de Vitória da Conquista. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, pela PUCMinas, área de concentração Linguística Aplicada, com período sanduíche em Ludwig Maximilians Universität München – LMU, área de concentração: Pedagogia intercultural. Professora do Programa de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, linha de pesquisa: Linguagem e Educação. Trabalha com Análise de Discurso, Linguística Aplicada, Teoria das Representações Sociais e(m) trabalhos de abordagem etnográfica, mobilizando conceitos para tratar diferentes objetos de pesquisa de uma perspectiva (inter)(intra)cultural. 

GABRIELE MARISCO DA SILVA
Professora Adjunto do Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Biologia, Campus de Vitória da Conquista. Doutora em Biotecnologia de Recursos Naturais, pela Rede Nordeste de Biotecnologia. Atua na área de educação para a saúde, microbiologia e avaliação biológica de produtos naturais.

IARA BRITO DE SÃO PAULO LUZ (IN MEMORIAM)
Professora de Educação Física da Escola Estadual Luiz Viana Filho; Supervisora do Subprojeto PIBID UESB de Educação Física, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié (2012-2014). Graduada em Educação Física, pela UESB; Especialista em Atividade Física e Saúde, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências.

INÊS ANGÉLICA ANDRADE FREIRE
Professora Assistente do Departamento de Química e Ciências Exatas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Matemática, Campus de Jequié. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela UFBA com estágio de pesquisa realizado na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Áreas de interesse: educação matemática, história da matemática e do seu ensino.

IVANOR NUNES DE OLIVEIRA
Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaborador do Subprojeto PIBID UESB Física, Campus de Vitória da Conquista. Doutor em Ciências Físico-Matemáticas, pela Universidade Russa da Amizade dos Povos Patrice Lumumba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física do Plasma, estudo de propriedades óptico-físicas de micropartículas em regime de levitação acústica, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa e desenvolvimento: Automatização de experimentos laboratoriais de Física geral, Experimentos demonstrativos de física para a escola de ensino médio e Experimentos demonstrativos de Física geral com o uso da Informática.

JORGE ANDERSON PAIVA RAMOS
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaborador do PIBID UESB Física, Campus de Vitória da Conquista. Doutor em Engenharia e Tecnologia Espaciais/Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores e Pós-Doutor, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: física dos materiais, materiais magnéticos, física de superfície e transição de fase.

JULIANA BRANDÃO COSTA BISPO
Professora da educação básica atuando em Sala de Recursos Multifuncionais com Atendimento Educacional Especializado para autistas e pessoas com deficiência intelectual; Supervisora do Subprojeto PIBID UESB Interdisciplinar em Educação Especial, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Especialista em Educação Especial para Talentosos e Bem Dotados, pela UFLA; Especialista em Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiências, pela UFC. Possui treinamento para atuar com pessoas com autismo pela AMA-SP; AMDE-SP e Universo Autista-SP; formação em Dislexia, pela ABD. Atua em Educação inclusiva e Atendimento Educacional Especializado para pessoas com autismo, deficiência Intelectual, dislexia e outros.

LUIZDARCY DE MATOS CASTRO
Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenador do Subprojeto PIBID UESB Física, Campus de Vitória da Conquista (2010-2015). Doutor em Física, pela UFMG. Atua na área de Física, com ênfase em materiais magnéticos e propriedades magnéticas, enfocando temas: ensino de ciências, materiais alternativo, materiais de baixo custo, magnetismo e materiais magnéticos e princípio variacional.

LUZIÊT MARIA FONTENELE-GOMES
Professora Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Interdisciplinar em Educação de Jovens e Adultos, Campus de Jequié. Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, pela UESB. Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA). Membro do Grupo de Pesquisa Minorias e Inclusão Social: História, Memória, Educação e Linguagem. Áreas de interesse em pesquisa: leitura, linguagens, linguística aplicada, educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade.

MAGNO CLERY DA PALMA SANTOS
Professor Assistente do Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenador do Subprojeto PIBID UESB Biologia, Campus de Vitória da Conquista. Mestre em Agronomia (Fitotecnia), pela UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente. Pesquisador nos seguintes temas: formação de professores, currículo, conhecimento escolar e saberes docentes.

MÁRCIA LIMA DE OLIVEIRA SAMPAIO
Professora da educação básica do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco; Supervisora do Subprojeto PIBID UESB Interdisciplinar em Educação Especial, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Especialista em Psicopedagogia, pela UESB; Planejamento Educacional, pela Universo e em Formação Continuada em Mídias na Educação, pela UESB. Possui Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Aprendizagem Escolar.

MARIA CRISTINA DANTAS PINA
Professora Adjunta do Departamento de História, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB História, Campus de Vitória da Conquista. Doutora em História da Educação, pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UESB. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História -LAPEH. Atua nos seguintes temas: História, ensino de História, currículo, História da Educação, escravidão. Desenvolve pesquisa sobre livros didáticos de História, História da Educação na Bahia republicana, currículo de História e sobre ensino e aprendizagem da História.

MARIA DE CÁSSIA PASSOS BRANDÃO-GONÇALVES
Professora Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora Institucional do PIBID UESB (2010-2014); Mestre em Educação, pela UFBA; Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores - DUFOP. Atua nas áreas de formação de professores, docência universitária, educação profissional, educação de jovens e adultos. Email: cassiauesb@gmail.com

MARINA HELENA CHAVES SILVA
Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Interdisciplinar em Educação Especial, Campus de Jequié. Doutora em História, pela UFBA; Especialista em Acessibilidade Cultural, pela UFRJ em convênio com o Ministério da Cultura. Coordenadora Pedagógica do Centro de Referência em Direitos Humanos, em Jequié-BA; Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Minorias e Inclusão Social: História, Memória, Educação e Linguagem. Linhas de pesquisa: Deficiência, Acessibilidade Cultural para Pessoas com Deficiência, Políticas Públicas na área da da inclusão, Presença alemã na Bahia.

MICHELINE ALVES MARQUES
Professora de História do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista; Supervisora do Subprojeto PIBID UESB História, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Licenciada em História, pela UESB; Especialista em História social do Trabalho, pela UESB; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação, pela UESB.

PEDRO BRANDÃO GONÇALVES
Bacharel em Sistemas de Informação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaborador do PIBID UESB Institucional no desenvolvimento e acompanhamento do Sistema Ambiente Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação e na Programação Visual do Sistema Moodle (2011-2014).

RENATA CORREIA ASSUNÇÃO SPÓSITO
Professora Assistente do Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Biologia, Campus de Vitória da Conquista. Mestre em Ciências Ambientais, pela UESB. Doutoranda em Biotecnologia, pela Rede Nordeste de Biotecnologia. Atua na área de produtos naturais e educação para a saúde.

ROBERTO GONDIM PIRES
Professor Titular do Departamento de Saúde I, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenador do Subprojeto PIBID UESB Educação Física, Campus de Jequié. Doutor em Educação: Gestão e Política da Educação, pela UFBA. Avaliador Institucional do INEP para avaliação in loco de Cursos e de Instituição de Ensino Superior. Membro do grupo de pesquisa Corpo, História e Cultura – CORPORHIS. Atua na área: história, educação física, esporte, desenvolvimento da educação física e educação física - formação curricular.

SUZIANE DE ALMEIDA PEREIRA MUNARO
Professora de Educação Física do Colégio Estadual Luiz Viana Filho; Supervisora do Subprojeto PIBID UESB de Educação Física, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Física e Atividades Físicas para populações Especiais, pela UESB. Coordenadora de Educação Física do Núcleo Regional de Educação 22; Articuladora do Projeto Estruturante JERP.

TALAMIRA TAITA RODRIGUES BRITO
Professora Adjunta do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Coordenadora do Subprojeto PIBID UESB Pedagogia, Campus de Jequié (2010-2014). Doutora em Educação, pela UFU com Doutorado Sanduíche pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa – PT. Coordenadora do Grupo Impressões - Estudo e Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional de Professores - trabalho, narrativas e memórias formativas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Atua, desde 2013, como Pró-Reitora de Graduação da UESB e, também, como Vice-Presidente da FORGRAD Nordeste gestão 2015-2016.

VALÉRIA ARGOLO ROSA QUEIROZ
Professora Assistente do Departamento de Química e Exatas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Colaboradora do PIBID UESB, Campus de Jequié. Mestre em Ciência da Computação, pela UFPE. Áreas de interesse: Informática na Educação, Tecnologia em Saúde, Interação Humano-Computador, Tecnologias Assistivas.