Capa do livro: LER E ESCREVER NA ESCOLA:<br>diálogos e desafios docentes na educação básica

LER E ESCREVER NA ESCOLA:
diálogos e desafios docentes na educação básica

Autores: Antonio Carlos Gomes - Ediléa Félix Corrêa - Letícia Queiróz de Carvalho - Magda Simone Tiradentes (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Ler e escrever no contexto escolar são práticas mediadas pela linguagem e por sua interação com alunos, escola e sociedade.  As concepções docentes apresentadas neste livro – reflexões dos professores do Profletras do Espírito Santo - ressaltam o viés social da leitura e da escrita em vertentes práticas que constituem a docência da língua e da literatura na educação básica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1002-8
DOI: 10.24824/978854441002.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LER E ESCREVER NA ESCOLA:<br>diálogos e desafios docentes na educação básica

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES


ANTÔNIO CARLOS GOMES
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986). Mestre e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. É professor do IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, lecionando no Ensino Médio, na Graduação e Pós-graduação. É docente permanente do Mestrado Profissional em Humanidades e do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, além de responder pelo curso de Letras a Distância e coordenar o PROFLETRAS.

EDILÉA FÉLIX CÔRREA
Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984). Possui especialização Em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), PUC - Minas e mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de línguas estrangeiras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), UFMG. Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, na área de Linguagem e Tecnologia cuja tese foi: Formação de tutores a distância: um estudo das regras e do letramento digital. Atualmente é professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, coordenadora da área de Códigos e Linguagens e Professora do curso de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, na mesma instituição, onde trabalha desde 1992.

LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), com atuação na Área de Letras e Educação, nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do campus Vitória. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012); Mestre em Estudos Literários pela UFES (2004) e Licenciada em Letras-Português pela UFES (1999). Integra o grupo de pesquisadores do Grupo de Pesquisas Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES) e Literatura, Arte e Pensamento (IFES - Linhares). É líder do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos em Literatura e Ensino (IFES - Campus Vitória). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, prática de ensino de língua e literatura, linguagem, formação de professores, pedagogia social e educação profissional.

MAGDA SIMONE TIRADENTES

Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira (CESAT) e iniciou os estudos de pós-graduação em 2007, com o curso de Psicopedagogia pela Faculdade da Serra (FASE). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação da Serra, Espírito Santo. Desde 2014, atua na Secretaria de Educação da Serra na Formação Continuada de Professores. Sua pesquisa é sobre a prática da oralidade contribuindo para a construção das competências argumentativas dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Trabalha com revisão de textos desde 2009.

 


SOBRE OS AUTORES

ADRIANA MÁRCIA DE ALMEIDA
Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Espirito Santo (2001). Pós-graduada em Educação, com ênfase em Gestão Educacional. Experiência na docência de Língua Portuguesa (Ensino fundamental e médio), atuou na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas estaduais. Atuou na Secretaria de Educação – SEDU/ES na Gerência de Educação, Juventude e Diversidade – GEJUD e no Setor Pedagógico – Ensino Médio. Professora de Língua Portuguesa efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, atuando no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Atualmente, realiza no mestrado pesquisa sobre a literatura no Espírito Santo, no recorte específico da crônica literária.

ANA CAROLINA LANGONI
Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Tem especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas (2011). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (desde 2008) e da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (desde 2009). No mestrado, pesquisa sobre as Histórias em Quadrinhos do Universo Macanudo na formação de leitores críticos.

ANA RITA LOUZADA COELHO
Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1990), hoje Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo. Especialista em Língua Portuguesa - Leitura e Produção de Textos - pela mesma instituição de ensino superior (1998). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE - (2012) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo. Faz parte do corpo docente desta IES desde 1999, atuando, principalmente, nas áreas da linguagem com os laboratórios de textos orais e escritos, oratória, leitura, literatura infantil, linguística, sociolinguística, psicolinguística, análise do discurso e linguística aplicada. É professora efetiva de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo desde 1991 e atualmente atua na Educação Básica no município de Cachoeiro, escola jurisdiciada pela Superintendência Regional de Educação Polo Cachoeiro. Atua como professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da rede privada e do município de Cachoeiro de Itapemirim desde 1984.

GEOVANI HENRIQUE SANTOS DE SOUZA
Graduado em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo e iniciou seus estudos de pós-graduação em 2011, com o curso de Gestão Educacional Integrada: Administração, supervisão, orientação e inspeção no Centro de Educação Avançada em Pós Graduação e Pesquisa (CESAP). Professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha, Espírito Santo, onde atua desde 2012. Sua pesquisa é sobre o uso de Role Playing Games nas práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental.

GIOVANA PESSINI DILEM
Graduada em Letras-Português/Literatura pelo Centro Universitário São Camilo. Professora de Língua Portuguesa efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo e atua na rede privada como professora de Arte e Produção de Texto. Tem experiência na área da comunicação como formadora em cursos do SENAC, atuando principalmente em cursos de  Comunicação oral e escrita. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Literatura e Ensino, cadastrado no CNPq - Literatura e Ensino: diálogos entre o mestrado profissional e a educação básica.

JACIMARA RIBEIRO MERIZIO CARDOZO
Graduada em Letras-Português/Literatura pela Universidade Federal do Espírito Santo, com duas especializações (Estudos da linguagem e Arte na educação). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e Vila Velha/ES. Também atua como professora mediadora nas formações de língua portuguesa na rede de Cariacica /ES. Tem se dedicado a estudos sobre o processo de produção de textos no ambiente de hipermídia com os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II na rede de Cariacica/ ES, onde leciona desde 2012.

JANE MARIA CONTI
Graduada em Letras-Português/Literatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José de Cachoeiro de Itapemirim-ES (1993). Tem especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Candido Mendes (2008) e Letras-Português/Literatura pela FATESF-Faculdade de Tecnologia São Francisco (2012). É Bacharel em Direito pela Faculdade Multivix de Cachoeiro de Itapemirim (2015). Professora efetiva, com dois vínculos, da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (desde 1996). No mestrado, pesquisa sobre o aprendizado de português como fator de contribuição à ascensão acadêmica, profissional e social.

JOÃO BOSCO PEREIRA ALVES
Graduado em Letras Português/inglês pela Universidade Vale do Rio Doce. Especialista em Leitura e Produção de Texto pela PUC Minas, possui duas pós-graduações em Gestão Educacional, pós-graduação em Gestão Estratégica e pós em Planejamento Educacional. É membro da Academia Valadarense de Letras, poeta e autor do livro A cor da noite. Atualmente é Diretor de Ensino do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, professor de Redação Técnica e Metodologia de Pesquisa da FAGV. Efetivo na Escola Estadual Sagrada Família e coordenador responsável pela execução do projeto de implantação e continuidade do polo da UAB em GV.

JOSIANI LOUZADA DA SILVA
Graduada em Letras-Português/Literatura pelo Centro Universitário São Camilo (1997). Tem especialização em Língua Portuguesa pela Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen (2000). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul (desde 2003) e da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (desde 2005). No mestrado, pesquisa sobre a contribuição da poesia na sala de aula para despertar o interesse pela leitura e escrita.

MAGDA SIMONE TIRADENTES
Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira (CESAT) e iniciou os estudos de pós-graduação em 2007, com o curso de Psicopedagogia pela Faculdade da Serra (FASE). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação da Serra, Espírito Santo. Desde 2014, atua na Secretaria de Educação da Serra na Formação Continuada de Professores. Sua pesquisa é sobre a prática da oralidade contribuindo para a construção das competências argumentativas dos alunos nos anos finais do ensino fundamental.

MARIA DE LOURDES MARQUES LÉLLIS
Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras “Madre Gertrudes de São José” (1986). Tem especialização em Leitura e Produção de Texto na mesma Instituição (2000), Letras: Português e Literatura (2007) e Formação de Leitores (2009) pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá-FIJ. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Vitória e de Cariacica, Espírito Santo. No mestrado, pesquisa as práticas de leitura e escrita com o uso do Google Drive no Desenvolvimento da argumentação e na formação de leitores e escritores críticos nas séries finais do Ensino Fundamental.

SHEILA CRISTINA TREVISOL GUIMARÃES
Graduada em Letras Português/Literatura pelo Centro Universitário São Camilo (1998) e especialista em Língua Portuguesa, pela mesma instituição (2000). Professora efetiva de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Desde 2005, vem implementando projetos literários no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No mestrado, pesquisa é na área de literatura: das metodologias de ensino às experiências com leitura – Educação Literária e formação de leitores no Ensino Fundamental.

SIMONE CARVALHO DE OLIVEIRA BOECHAT
Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Espirito Santo e professora do 1º ao 5º ano na Secretaria Municipal de Educação de Vitória. Sua pesquisa é sobre o gênero digital fanfiction como incentivador da leitura e da escrita no Ensino Fundamental.

SORAYA FERREIRA POMPERMAYER
Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) Pós-graduada em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – MG). Integra o grupo de pesquisas NUCAPES - Núcleo Capixaba de Pesquisas em Literatura e Ensino (IFES). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de ensino de língua e literatura, formação de professores, literatura infanto-juvenil. Professora de Língua Portuguesa efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo e da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, atuando no ensino fundamental II e Ensino Médio.

SUÉLLEN PEREIRA MIOTTO LOURENÇO
Graduada em Letras-Português/Inglês pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Tem especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Faculdade Multivix de Nova Venécia. É também professora efetiva de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Nova Venécia e da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.

VANESSA PEREIRA DE SOUZA
Graduada em Letras Português/Inglês (2005) pela Faculdade Castelo Branco, Colatina, Espírito Santo, em Pedagogia (2011) pela Universidade de Uberaba e em Informática (2015) pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (Campus Colatina). Possui especialização em Língua Inglesa (2008) pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, em Gestão Escolar Integradora (2012) pela Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, em Metodologia da Língua Portuguesa (2015) pelo Vale do Cricaré, São Mateus – ES. Atuou como professora de Inglês e como Pedagoga na rede municipal de Marilândia, Espírito Santo. Professora de Língua Portuguesa efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo desde 2004. No mestrado, pesquisa sobre a escrita colaborativa de artigo de opinião, no Google Drive contribuindo para a construção da argumentação dos alunos.

VANUSA BORGES DE AGUIAR
Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora de Língua Portuguesa efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, atuando há 16 anos no ensino fundamental II e Ensino Médio. Em sua formação continuada, ao longo desses anos, tem se dedicado a estudos e práticas relacionadas à leitura e produção de textos. Atualmente, realiza no mestrado estudos sobre a formação do leitor crítico por meio da interdisciplinaridade e do discurso de divulgação científica.

VICTOR MARTINS DO AMPARO
Graduado em Letras Português/Literatura pelo Centro Universitário São Camilo/ES e pós-graduado em Estudos Linguísticos pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim e de Marataízes, Espírito Santo. Atualmente, realiza no mestrado estudos na área de linguagem, pesquisando a adequação das práticas de ensino nas aulas de gramática.