Capa do livro: DESCORTINANDO O MUNDO DAS IMAGENS<br>Possibilidades de Comunicar-se entre a Criança Ouvinte e surda no Espaço de jogo

DESCORTINANDO O MUNDO DAS IMAGENS
Possibilidades de Comunicar-se entre a Criança Ouvinte e surda no Espaço de jogo

Autores: Mirian Zanandrea - Maria Helena da Silva Ramalho

O livro Descortinando o Mundo das Imagens: Possibilidades do comunicar-se entre a criança ouvinte e surda no espaço de jogo, procura reunir informações acerca de reflexões suscitadas em nosso cotidiano. Algumas se situam no polo prático e nele se resolvem; outras, no polo teórico, cuja busca de respostas evocam outras perguntas. Outras, ainda, adormecem no campo simbólico, principalmente por necessitarem de constatações e evidências.

 

Para descortinarmos o mundo das imagens, perguntamos: como se expressa a competência interpessoal da criança ouvinte a partir da comunicação estabelecida pelas interações com a criança surda num programa de atividade motora? E para responder a essa questão buscamos os pressupostos da teoria da competência interpessoal (L'ABATE, 1994), tanto para a descrição quanto a compreensão da criança surda e ouvinte em desenvolvimento.

 

A obra nos possibilita examinar as implicações através de uma abordagem teórica no paradigma ecológico transacional significando a troca bidirecional entre dois sujeitos que é observada pelo outro indivíduo examinando o comportamento de interação.

 

Apresentamos aqui algumas considerações que acreditamos ser pertinentes à reflexão, de modo a permitir uma compreensão mais clara de sua importância e de seu significado, facilitando conduzir em caminhos possíveis que nos levem aos mistérios revelados no processo do comunicar-se entre a criança ouvinte e surda no espaço de jogo. Dessa forma, temos como suposição que a comunicação construída através das interações estabelecidas entre a criança ouvinte e a surda durante a realização de atividades lúdicas no espaço de jogo, contribuem para o processo de desenvolvimento da competência interpessoal da criança ouvinte. Assim, os profissionais e acadêmicos terão condições de compreender os princípios que permeiam o fenômeno da surdez, construído através da comunicação dialógica ouvinte/surdo, transformando conceitos historicamente formulados na sociedade sobre a identidade surda. Importante contribuição para o planejamento de programas de intervenção, e dessa forma auxiliar nas relações interpessoais, na aproximação e presença de respostas, no desenvolvimento e nas aprendizagens da criança surda e ouvinte para fortalecer o estabelecimento dos processos inclusivos nos diferentes contextos sociais.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-066-1
DOI: 10.24824/978858042066.1
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 82
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DESCORTINANDO O MUNDO DAS IMAGENS<br>Possibilidades de Comunicar-se entre a Criança Ouvinte e surda no Espaço de jogo

Mirian Zanandrea

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1978) e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Foi professora da Escola Municipal Helen Keller durante 25 anos. Desde 1992 dedicou-se ao Ensino Superior ministrando as disciplinas de Recreação e Lazer e, Atividade Motora Adaptada. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, e processos inclusivos atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, deficiência física, mental, e visual, acessibilidade e inclusão na educação básica, superior e social. Nas áreas de extensão e pesquisa, tem experiência em Programas Interdisciplinares nas áreas da educação física, abordando a inclusão social e atividades motoras lúdicas inclusivas. Suas publicações versam sobre a referida temática e seus projetos dedicam-se ao desenvolvimento de atividades motoras debruçando-se sobre reflexões que busquem as modificações do comportamento das pessoas não deficientes sobre aquelas que apresentam limitações físicas, perceptivas e cognitivas em diferentes ciclos vitais.