Capa do livro: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:<br>investigações no ensino

CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:
investigações no ensino

Autores: Ana Carolina Costa Pereira - Francisco Regis Vieira Alves (Orgs.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - Investigações no Ensino trata de investigações desenvolvidas no ensino de matemática, física e química, numa vertente voltada para experiências e práticas voltadas para a sala de aula, visando o ensino e a aprendizagem, nos espaço formais e informais de Educação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0858-2
DOI: 10.24824/978854440858.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:<br>investigações no ensino

Autores

ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Tem experiência na área de Física atuando principalmente nos seguintes temas: astrofísica extragaláctica, rádio fontes duplas, meio intergaláctico, modelos analíticos e simulações numéricas de sistemas dinâmicos complexos. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

ALMIR BARROS DE SOUSA FILHO
Graduado em Licenciatura em Química, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Maracanaú. Professor da educação básica, no Município de Maracanaú.

AMANDA HELLEN GOMES DE MESQUITA
Discente do Curso de Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação à Docência da UFC.

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
Professora do Instituto Federal Ceará, Campus Sobral. Mestre e Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial. Desenvolve atividades nas seguintes áreas: Tratamento de Água Residuárias e Reúso, Química Ambiental, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.

ANNE KATIÚSCIA COSTA COUTO
Graduada em Licenciatura em Química, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Além disso, foi bolsista do programa ciências sem fronteiras (Capes), no período de 2014 à 2015. Atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência), realizando pesquisas na área de formação de professores, desenvolvimento de jogos para o ensino de Química e uso do teatro como ferramenta facilitadora. Estudante da Cultura Hispânica, pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo TELLUS de Educação ao Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

ARLEM ATANAZIO DOS SANTOS
Possui graduação em licenciatura em matemática pelo Instituto Federal do Ceará (2008) e Especialização em ensino de matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), na disciplina de Matemática. Atualmente é professor da EEM Ronaldo Caminha Barbosa, localizada no município de Cascavel - CE.

CAROLINE DE GOES SAMPAIO
Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE. Atualmente, exerço o cargo de professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Maracanaú (40 h/ DE), coordenadora de área do projeto PIBID e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MACIMAT/IFCE (acadêmico). Desenvolve pesquisa na área de Química de adsorção, antioxidantes, ensino de Química, em ação com o projeto PIBID e programa de Pós-graduação.

DANIELE ESTEVES PEREIRA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Licenciada plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (1995), possui especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC, professora formadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica - PARFOR/UFPA e formadora de estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos.

EDIANNE COUTINHO DE LIMA E SILVA
Discente do Curso de Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica da UFC.

ELOISA MAIA VIDAL
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000) é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora da área de educação em temas como indicadores educacionais, gestão educacional e escolar, formação docente e recursos didáticos. Atua em gestão e produção de recursos pedagógicos para educação a distância e desde 2011 é coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Ceará.

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática.

GISELLE COSTA DE SOUSA
Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), na linha de pesquisa em Educação Matemática. É doutora em Educação na linha Educação Matemática pela UFRN (2008). Além disso, concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN (1997). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Relações entre Hist. da Mat. e TIC, Geogebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (2007). É coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal desde 2008.

GREYCIANNE FELIX CAVALCANTE
Graduada em Química pelo Instituto Federal do Ceará – Campus Maracanaú (2015) e ensino médio pela Fundação Educacional Professora Edith Nunes Costa (2010). Atualmente é Professora Ciências da Natureza- EJA da EEFM Luiz Girão e Professora de Química da EEM Professora Eudes Veras. Tem experiência na área de Química.

GUTTENBERG SERGISTÓTANES SANTOS FERREIRA
Professor graduado em Ciências (habilitação em Matemática) e especialista em Matemática e Física, ambas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor efetivo junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE (campus de Juazeiro do Norte). Realiza pesquisas em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e História da Matemática.

JOÃO CLÁUDIO BRANDEMBERG
Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

LUÍS FERNANDO GOMES FERNANDES
Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e mestrado-profissionalizante em Programa de Pós-Graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2015). Atualmente é Professor EBTT classe DI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, ficção científica e ensino de física e ciências.

MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009). Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012). Coordena o grupo de estudos da Licenciatura em Química do IFCE - Campus Maracanaú. Também atua como coordenadora do Programa PIBID. Apresenta experiência na área de Educação, principalmente nos temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo, construtivismo e formação docente, professor e a prática reflexiva, educação infantil, avaliação de sistemas, didática, História da educação do curso de pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

MÉRCIA DE OLIVEIRA PONTES
Professora Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutora em Educação – UFRN (2010), Mestre em Educação – UECE (2007), Especialista em Ensino de Matemática – UECE (2002) e Licenciada em Matemática – UECE (2000). Colaboradora do PIBID de Matemática – UFRN/Natal. Atividades desenvolvidas na área de Educação Matemática nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Matemática e Laboratório de Ensino de Matemática.

MICARLLA PRISCILLA FREITAS DA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN, graduada em Licenciatura em Matemática pela UFRN. Bolsista voluntária do Observatório de Educação da UFRN - OBEDUC/UFRN. Atualmente é Professora de Matemática no Colégio Nossa Senhora da Neves – Natal/RN no ensino fundamental anos finais.

PEDRO HERMANO MENEZES DE VASCONCELOS
Professor de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza. Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - 2013. Mestre em Química Inorgânica pela UFC - 2008. Graduado em Licenciatura em Química pela UFC - 2006 e em Bacharelado em Química pela UFC - 2006. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química; Lantanídeos, bis(2,4-dinitofenil), TCNQ, TCNE, HPA, GCMS e água de produção.

RAPHAEL ALVES FEITOSA
Professor da Universidade Federal do Ceara (UFC), Campus do Pici, Departamento de Biologia. Possui Doutorado em Educação pela UFC e Mestrado em Educação pela UFC. É reconhecido como Especialista no ensino de Biologia pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-5). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela UFC. Tem experiência como professor na área de Educação (Ensino Superior e Educação Básica). Pesquisa principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Ensino Superior, Currículo, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. É autor dos livros "Ensino, Currículo(s) e Formação Docente: Mandala(s) como expressão da omnilateralidade e das ciências", "O trabalho e o saber docente: construindo a mandala do professor artista-reflexivo", "A educação voltada para um ambiente de paz: uma análise dos documentos da UNESCO". Foi um dos organizadores da obra "Pesquisa em Educação - olhares múltiplos".

ROGÉRIO BARREIRA PINHEIRO
Possui graduação em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (2003), especialização em Metodologia do Ensino Básico pela Faculdade Kurius (2008). Atualmente é professor efetivo de Física da Secretaria da Educação Básica do Ceará e mestrando em Ensino de Física no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo 23, Universidade Estadual do Ceará/Unidade de Quixadá. Bolsista da CAPES.