Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA:<br>fundamentos e práticas

FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA:
fundamentos e práticas

Autores: Antonio Carlos Frasson - Antonella Carvalho de Oliveira - Sandra Regina Gardacho Pietrobon - Pauline Balabuch - Damaris Bertoldi Godoy Leite - Edevaldo Rodrigues Carneiro (Orgs.)

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Sinopse

A obra “Formação de professores a distância: fundamentos e práticas” foi organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em “Educação a Distância: Formação docente para o Ensino de Ciência e Tecnologia”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Este grupo possui como um dos seus objetivos investigar, sob uma epistemologia de prática reflexiva, os processos de formação de professores em EaD, atualmente vigentes no Brasil. Dessa maneira, prioriza o estudo de aspectos políticos, históricos, epistemológicos e pedagógicos da EaD; e, as relações com a Ciência e a Tecnologia. Para tal, buscou-se discutir temáticas centrais para a composição de cursos na modalidade a distância, com a colaboração de profissionais atuantes na área, oriundos de instituições de ensino superior que possuem este know-how, bem como são pesquisadores que colaboram na produção de conhecimento sobre EaD.
Tem-se como premissa que a modalidade a distância, ao ser planejada, necessita atender às políticas, com vistas à estruturação peculiar necessária para cursos EaD. E, com este viés de estruturação, a coletânea é constituída pelos eixos: “Políticas e Fundamentos da EaD”, “Material Educacional Digital (MED)”, “Práticas na EaD”, e “Avaliação”; nas quais seus autores realizam reflexões pertinentes para a composição e atuação em cursos a distância. Emergem das discussões a preocupação com a qualidade dos mesmos, considerando que a educação a distância constituiu-se como modalidade de ensino, efetivamente, em termos regulatórios a partir da LDB nº 9394/1996.
Assim, pretende-se que os saberes, que emergem das discussões empreendidas neste livro, possam subsidiar estudos em grupos de pesquisa, na formação docente e dar base a análises aprofundadas para a melhoria desta modalidade educativa.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1007-3
DOI: 10.24824/978854441007.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA:<br>fundamentos e práticas

Autores

ANDRESSA DEFLON RICKLI
Doutoranda e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Coordenadora do Setor de Design de Materiais Didáticos no Núcleo de Educação a Distância da instituição.

ANDREZA REGINA LOPES DA SILVA
Doutoranda e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Administradora pela UFSC no ano de 2002. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC em 2010. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância. É Coordenadora de Projetos e Produção de Material Didático, Designer Instrucional, Professora Formadora e Pesquisadora CNPq/UFSC.

ANNIE ROSE DOS SANTOS
Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa (DLP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Filologia e Linguística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais/UEM.

ANTONELLA CARVALHO DE OLIVEIRA
Mestre em Engenharia de Produção e Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR-Ponta Grossa. Pedagoga da Secretaria de Estado da Educação e Professora Formadora do Curso de Pedagogia da UEPG em parceria com a UAB.

ANTONIO CARLOS FRASSON
Mestre e Doutor em Educação(UNIMEP-SP). Licenciado em Educação Física. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), nível mestrado e doutorado. Pesquisa na área de formação de professores, educação a distância, e inclusão.

DAMARIS BERTOLDI GODOY LEITE
Mestranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Especialista em Vigilância em Saúde e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Nutrição, cursando licenciatura em Biologia. Docente das Faculdades Ponta Grossa e Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. Tem experiência em ensino superior com ênfase em estágio, projetos de extensão e ensino à distância.

DANIELLE PEREIRA PEIXOTO
Graduada em Geografia e Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação. Atua na Educação de Jovens e Adultos, EaD, Educação do Campo, Desenvolvimento regional e rural, Docência em diferentes modalidades e níveis escolares.

EDEVALDO RODRIGUES CARNEIRO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Especialista em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação (UTFPR). Graduação, Tecnólogo em Gestão Pública (IFPR e UFPR).

ELIZA FLORA MUNIZ ARAÚJO
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira - Funchal, Portugal (2010), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Licenciatura em História pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e em Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atua no presente momento como Assessora do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET e como Articuladora Institucional do Plano de Ações Articuladas PAR/Maranhão - Universidade Estadual do Maranhão.

ELIZABETH SOARES BASTOS
Pedagoga, Mestre em Educação pela UFRJ, Doutora em Ciências, ênfase em Gestão e Inovação, pela COPPE/UFRJ, diretora da Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ.

FERNANDO JOSÉ SPANHOL
Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Pedagogia. Professor do Bacharelado em TICs da UFSC/Araranguá. Líder do Grupo de Pesquisa “Mídia e Conhecimento” no CNPq. Professor do PPEGC/UFSC e orientador nas linhas de pesquisa: Mídia e Conhecimento e Gestão do Conhecimento. Conselheiro Científico da ABED; Avaliador da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD). Avaliador Ad-Hoc para Educação a Distância do INEP; CAPES/UAB e CEE-SC.

ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferência Direta Para o Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Professora Adjunto II DE MICROBIOLOGIA do Depto. de Química e Biologia- UEMA. Atua na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Indução de Resistencia, Doenças em Flores tropicais e Fruteiras tropicais e Microbiologia Geral. Cumulativamente, exerce a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais.

ILMA DO SOCORRO SANTANA PINHEIRO
Mestranda em História, Ensino e Narrativas pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Graduada em Pedagogia pela UEMA (2009). Especialização em Psicopedagogia (2010), e Especialização em Educação do Campo (2011) ambas pela UEMA. Atualmente é Assessora Pedagógica dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil pela UEMANET; professora da Educação Infantil pelo Município do Estado do Maranhão; professora pesquisadora na área de Educação a distância; Educação do Campo e Gênero.

JULIO CESAR GODOY BERTOLIN
Mestre em Ciência da Computação (UFRGS), Doutor em Educação (UFRGS) e professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

JONAS MARTOVICZ BOHRER
Bolsista de iniciação científica e graduando do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

MAIRA BERNARDI
Professora dos cursos de licenciatura e pós-graduação Lato Sensu e Assessora Pedagógica da Educação a Distância da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) com habilitação em Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Mestrado e Doutorado em Educação – Linha de Pesquisa Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

MARIA LUISA FURLAN COSTA
Professora adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais/UEM.

MARIA APARECIDA CRISSI KNÜPPEL
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e graduada em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Desenvolve suas pesquisas e atividades na área de Educação, sobretudo em temas ligados a história da educação, história dos manuais escolares, história das disciplinas escolares, história da leitura, educação a distância e tecnologias da educação. É Coordenadora do Grupo de Estudos HISTEDBR da Unicentro, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro e Coordenadora UAB/Unicentro.

MARIA CRISTINA PFEIFFER FERNANDES
Pós-Doutora em Tecnologia Educacional (PUC-Rio, 2006); Doutora em Ciências (COPPE/UFRJ, 1992). Profª Associada Doutora e Coordª Pedagógica de cursos de extensão on-line da área Formação via Web da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CECIERJ). Autora de artigos científicos.

MARTA LUCIA CROCE
Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Doutora em Políticas e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais/UEM/CNPq. Pesquisadora em Políticas e Gestão da Educação Brasileira; Políticas Educacionais do Ensino Superior na Formação Inicial e Continuada de Professores.

MANUELA PIRES WEISSBÖCK ECKSTEIN
Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Pós-graduada em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Guairacá, Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e Doutoranda em Educação. Atualmente, é professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Coordenadora do Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Pitanga e Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Educação a Distância da UNICENTRO. Realiza pesquisas nas áreas de Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Formação de Professores, Metodologias de ensino e História da Educação.

PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UEPG (2012-2015). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na Educação à Distância como professora formadora e autora no Curso de Pedagogia (UEPG), atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia Oferta Especial (EaD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013) . Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Educação Permanente, Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

PATRÍCIA L. L. MERTZIG G. DE OLIVEIRA
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestre em Educação (UEM); Docente do curso de Música da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/UEM/CNPq.

PAULINE BALABUCH
Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR) e bolsista CAPES. Mestre em Engenharia da Produção (UTFPR). Graduada em Administração. Tem experiência na área de relações de trabalho, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Organização e Métodos, Gestão da Qualidade e Responsabilidade Social.

RAFAELA BOHRZ
Mestranda em Educação (UPF),assistente em EaD na Divisão UPF Virtual da Universidade de Passo Fundo.

RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação – Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós-Doutorado em Educação - Universidade de Santiago de Compostela (2011). Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação (UEPG), na linha de História e Políticas Públicas. É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Universitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro e Diretora de Pesquisa da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro Titular do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa.

ROBERTO DOS SANTOS RABELLO
Doutor em Informática Aplicada a Educação (UFRGS), professor da área de informática da UPF, coordenador da Divisão UPFVirtual da Universidade de Passo Fundo.

RODRIGO DIEGO DE SOUZA
Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), Licenciado em Filosofia (Bagozzi) e Licenciando em Ciências Biológicas (CEUCLAR). É Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC - Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (NEC/PPGE/UFSM; PPGEC-FC/ UNESP-Bauru; PPGECT/UFSC). Pesquisa as implicações do viés epistemológico de Ludwik Fleck sob as configurações do Currículo na Formação Inicial de Professores de Ciências. Tem experiência Docente na Educação Básica e no Ensino Superior e atua principalmente nos seguintes temas: Epistemologia do Currículo, Formação Inicial de Professores de Ciências; Aspectos Filosóficos, Sociais e Políticos da Educação.

SANDRA LETÍCIA SCHROEDER IGLESIAS
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Docente do Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/UEM/CNPq.

SANDRA REGINA GARDACHO PIETROBON
Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR) e bolsista CAPES. Mestre em Educação (PUC-PR). Licenciada em Pedagogia e Letras. Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) no curso de Pedagogia. Tem experiência na formação de professores presencial e a distância, com enfoque na educação infantil, metodologia de ensino, didática e estágio supervisionado.

SILVANA APARECIDA GUIETTI
Professora Pedagoga da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/UEM/CNPq.

SIMONE MARIA MARTINS
Pedagoga da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Coordenadora do Polo UAB na cidade de Umuarama. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda em Linguagem e Sociedade (Unioeste). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais/UEM/CNPq.

SIMONE DE SOUZA
Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia do Campus Regional de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais/UEM/CNPq.