Capa do livro: EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIOAMBIENTAL

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIOAMBIENTAL

Autores: Maria Geralda de Miranda - Katia Eliane Santos Avelar (Orgs.)

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Sinopse

A obra Educação e Inclusão Socioambiental contribui significativamente para pensarmos as relações entre educação e diversidade socioambiental em diversos âmbitos. Por um lado, apresenta reflexões sobre a sustentabilidade e meio ambiente em práticas cotidianas, desempenhadas por estudantes, professores/as e pesquisadores/as a partir de contextos situados. Por outro, indica que estes caminhos são traçados necessariamente na transdisciplinaridade, na colaboração conjunta de sujeitos a partir de diferentes campos de conhecimento. Por fim, apresenta a possibilidade do fazer cotidiano como campo de mudança social, engendrada por ações de ensino, pesquisa e extensão que extrapolam os muros acadêmicos, e convidam ao protagonismo os atores sociais que muitas vezes são negligenciados nas políticas públicas de educação: os/as professores/as e estudantes da Educação Básica.

Prof. Dr. Alexandre José Cadilhe
Doutor em Estudos da Linguagem UFF, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0969-5
DOI: 10.24824/978854440969.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIOAMBIENTAL

Autores

MARIA GERALDA DE MIRANDA
Pós-doutorado em Políticas Públicas pela UERJ. Doutora em Letras pela UFF.  Graduação em Letras e em Comunicação Social (Jornalismo). Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM e coordenadora do Projeto "Implicações do Ambiente no processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos sobre escolas Públicas do Complexo do Alemão”, vinculado ao OBEDUC/CAPES.

KATIA ELIANE SANTOS AVELAR
Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)). É coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Atua em projetos ligados à educação em saúde, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

REIS FRIED
Doutor em Direito Político pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).  Professor conferencista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Direito, Engenharia, Arquitetura e Administração. Desembargador Federal e Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

ANDRÉ LUIS BARROSO
Bacharel e Licenciado em Filosofia pela UERJ. Mestre em História Comparada pela UFRJ. Doutor em História Cultural Pela Unicamp e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal. Membro do Laboratório de História das Experiências Religiosas o IH-UFRJ. Membro do Laboratório de Meio-ambiente e Desenvolvimento Local da UNISUAM. Diretor Geral do C.E. Prof. José de Souza Marques. Realizou sua pesquisa, junto ao AMBENAP, apoiado pelo OBEDUC/CAPES. 

JAQUELINE MENDES
Mestranda em Desenvolvimento Local pela UNISUAM. Especialista em Direito Ambiental pela Escola Superior de Advocacia e em Gestão de Educação a Distância, pela UFF. Bacharel em Direito, pela UVA e Licenciada em História, pela PUC de Salvador. Professora da UNISUAM. Tutora na FGV online. Realizou sua pesquisa, junto ao AMBENAP, apoiado pelo OBEDUC/CAPES. 

JOÃO LANZELLOTTI NETTO
Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM. Especialista em Educação Matemática pela UFRJ. Graduado em Matemática e Ciências Físicas Biológicas pela Universidade Castelo Branco. É especialista em Educação e em Psicopedagogia, pela UNISUAM.  É docente de Matemática e diretor no CIEP Prof. Cesar Pernetta - Maré, Rio de Janeiro. Realizou sua pesquisa, junto ao AMBENAP, apoiado pelo OBEDUC/CAPES.  

RENATA MICHELI FERRETTI
Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM. Graduação em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA. Especialização em Produção Editorial pela Universidade Estácio de Sá. Mestranda do
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). 

WAGNER GONÇALVES TRANCOSO
Possui graduação em Pedagogia pela UNISUAM. É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local pela UNISUAM. É professor de artes nos Centros Educacionais Pituiu, Coimbra e Vasconcelos Dantas. Participa do Projeto "Implicações do Ambiente no processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos sobre escolas Públicas do Complexo do Alemão”, vinculado ao OBEDUC/CAPES.

ALEXSANDRA MACHADO
Doutora e mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Graduação em Letras pela UFRJ. Especialização em Gestão Educacional pela UFJF. Atua como professora do Curso de Graduação em Logística do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). É Gestora Escolar do Colégio Estadual São Francisco de Paula, Secretaria Estadual de Educação, no Rio de Janeiro.

ANTONIO LUÍS DOS SANTOS LIMA
Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia, IME. Mestrado em Química, IME. Doutorado em Química Orgânica, IQ-UFRJ. Pró-Reitor de Pós-Graduação no IME (2010 a 2015). Professor na Seção de Engenharia Química do IME desde 2005. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local e de Pesquisa da UNISUAM.

KEILA DOS SANTOS COPLE LIMA
Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ (1990), Mestrado em Nutrição Humana, INJC-UFRJ (1996) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos, UFRRJ (2005). Professora do Programa de Pós-Graduação em Química do IME. Pesquisadora do Instituto de Biologia do Exército (IBEx).

ANGELA MARIA ROBERTI MARTINS
Doutora em História Social pela PUC-SP. Professora do Departamento de História da UERJ e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). É Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (JCNE/FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B UNIGRANRIO/FUNADESP.

AIRTON ANTONIO CASTAGNA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Agronomia pelo Institut National Agronomique Paris-Grignon e doutorado (Docteur Ingénieur - Sciences et Techniques des Productions Animales) também pelo Institut National Agrônomique Paris-Grignon. Atualmente é pesquisador senior da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - PESAGRO-RIO e Professor da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.


ALEXANDRE JOSÉ PINTO CADILHE DE ASSIS JÁCOME

Doutor em Estudos de Linguagem pela UFF e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. É Professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na área de Linguagem e Ensino. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada; Sociolinguística Interacional e Análise de Discurso.