Capa do livro: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:<br>diálogos sul-sul

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:
diálogos sul-sul

Autores: Altair Alberto Fávero - Gionara Tauchen (Orgs.)

livro impresso
de R$ 65,00 por
livro digital
de R$ 65,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra congrega estudos realizados por pesquisadores de instituições africanas e latino-americanas, fortalecendo as compreensões e interações sul-sul. O livro foi organizado em dois eixos temáticos: Políticas de Educação Superior e Docência na Educação Superior que, embora separados para a organização dos textos, expressam relações de interdependência.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0939-8
DOI: 10.24824/978854440939.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 452
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:<br>diálogos sul-sul

Autores

ALBERTO DOMINGOS JACINTO QUITEMBO
Docente da Universidade Katyavala Bwila- UKB, Angola. Mestre e doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal.

ALFREDO GABRIEL BUZA
Docente do Instituto Superior de Ciências de Educação, República de Angola. Possui graduação em Direito pelo Instituto Superior Lusiadas em Cabinda em Angola e em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial, mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Docente da Universidade de Passo Fundo- UPF, Brasil. Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Coordena Grupo de Pesquisa  Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais.

ANDRÉ MARTINS ALVARENGA
Docente da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Brasil. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática e Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutorando junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG, onde estuda a interdisciplinaridade na universidade. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES).

ARISTEO SANTOS LÓPEZ
Docente da Universidad Autónoma del Estado de México – UAEM. Possui graduação em Psicologia (UAEM), Especialista em Administração (UAEM), Mestre em Administração de Empresas (UAEM), Doutor em Educação (UNICAMP) e Pós-doutor em Economia (USP).

BRUNA TELMO ALVARENGA
Estudante da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Brasil. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES).

CAMILA FERREIRA PINTO DAS NEVES
Estudante da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Brasil. Possui graduação em Ecologia (UCPEL), Especialização em Biologia da Conservação e Formação para o Magistério Superior (UNIVALI), Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG) e Doutoranda deste programa. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES/FURG).

CARINA TONIETO
Docente da Universidade de Passo Fundo- UPF, Brasil. É graduada em Filosofia, Especialista em Gestão Educacional (UFSM), Mestre em Educação (UPF) e doutoranda deste programa. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa  Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais.

CATIA PICCOLO VIERO DEVECHI
Docente da Universidade de Brasília- UnB, Brasil. Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação (UFSM), Doutora em Educação (UFSC). É coordenadora do GRIECE - Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados em Educação e coordenadora adjunta da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES).

CELSO PRUDENTE
Docente da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Brasil. Antropólogo, Cineasta, Doutor em Cultura e Organização pela USP. Curador da Mostra Internacional de Cinema Negro.

DANIELE SIMÕES BORGES
Estudante da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Brasil. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação em Ciências e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES).

ELENA MARIA MALLMANN
Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela UFSM, Doutorado em Educação pela UFSC E Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa Investigação-ação e Educação Dialógico-Problematizadora Mediada por Tecnologias Livres.

ELIANA ORTIZ CASTILLA
Estudante da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Brasil. Possui graduação em licenciatura Espanol e Filologia clasica pela Universidade nacional de Colombia – Bogotá. Mestranda do programa de pós-graduação em Educação – FURG.

ELIANE SPERANDEI LAVARDA
Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Psicopedagogia - Abordagem Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Franciscano e Mestre em Educação pela UFSM.

EMILIANO CLAVIJO
Estudante de Ciencia Política da Universidad de la República, Uruguay.

ERMELINDA MONTEIRO SILVA CARDOSO
Docente da Universidade Katyavala Bwila, Angola. Doutora em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho, mestre em Teoria e Desenvolvimento Curricular e licenciada em Pedagogia.

FABIANE ADELA TONETTO COSTAS
Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFSM, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva –GEPEIN.

FÁBIO DA PURIFICAÇÃO DE BASTOS
Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Possui Graduação em Física (UFSM), mestrado em Educação (UFSC), e Doutorado em Educação (USP) e pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

FERNANDA FÁTIMA COFFERRI
Estudante da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Brasil. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG. Integrante da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior- REPES.

GIONARA TAUCHEN
Docente da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Brasil. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM), doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. E líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior- REPES e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC.

ILSE ABEGG
Docente da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica (UFSC) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

JULIANA LANDO CANGA
Docente do Instituto Superior de Ciências de Educação, Instituto Superior de Serviço Social - ISSS, República de Angola. Possui graduação em Ciências pela Universidade Federal do Pará, graduação em Educação Religiosa pela Faculdade Teológica Batista Equatorial, especialização em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes, mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Pará.

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA RODRIGUES MENDES
Docente da Universidade Katyavala Bwila, Angola. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal.

NEUSIANE CHAVES DE SOUZA
Possui graduação em Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental, Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG, com doutorado sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane – UEM, Moçambique. É pesquisadora da Rede de Estudos em Educação Superior - REPES e do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC.

NICOLÁS BENTANCUR
Docente da Universidad de la República, Uruguay. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. Integrante del Sistema Nacional de Investigadores de Uruguay.

OSCAR ESPINOZA
Docente da Universidad Diego Portales, Chile. Doutor em Política, Planejamento e Avaliação em Educação pela University of Pittsburgh (USA).

RENATA GIOVINE
Docente da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina. É licenciada em Ciências da Educação (Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires), mestre e doutora em Ciências Sociais (FLACSO-Argentina)

VANISE MELLO LORENSI
Possui graduação e especialização em Educação Especial e mestrado em Educação pela UFSM.