Capa do livro: PERSPECTIVAS EPISTÊMICO-METODOLÓGICAS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA<br>Volume 1<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

PERSPECTIVAS EPISTÊMICO-METODOLÓGICAS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Volume 1
COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:
Conhecimentos, experiências e sentidos

Autores: Inês Ferreira de Souza Bragança, Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Márcia Santos Ferreira (Orgs.)

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Sinopse

A Coleção Pesquisa (auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos tem como propósito reunir um conjunto significativo de trabalhos resultantes de investigações com narrativas biográficas e autobiográficas (orais, escritas, audiovisuais e digitais), em que se articulam as noções de experiência, busca de sentidos e produção de conhecimentos, nas mais diversas áreas: científica, artística, literária, cultural, midiática, em articulação direta com a Educação e campos afins.
Os autores e organizadores convidados a integrar os livros da Coleção são pesquisadores representativos do movimento biográfico internacional, que participam, na Europa e nas Américas, de grupos de pesquisa, associações científicas, instituições de ensino superior e se congregam para estreitar laços de cooperação acadêmica entre suas instituições, tradições disciplinares, abordagens inovadoras do ponto de vista epistemológico, teórico-metodológico e prático da pesquisa (auto)biográfica, frente a seus objetivos e desafios.
Os livros da coleção buscam contribuir para a ampliação dos diálogos e redes de pesquisa-formação, nos domínios dos estudos (auto)biográficos, no campo educacional e campos afins, implicando a sistematização de conhecimentos sobre narrativas, experiências e sentidos do ato de biografar-se.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0927-5
DOI: 10.24824/978854440927.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 320
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PERSPECTIVAS EPISTÊMICO-METODOLÓGICAS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA<br>Volume 1<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES

INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA
Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Procientista e Jovem cientista do nosso Estado (FAPERJ).

MARIA HELENA MENNA BARRETO ABRAHÃO
Pesquisadora 1A CNPq. Doutora em Ciências Humanas: Educação (UFRGS). Mestre em Educação: Planejamento Educacional (UFRGS); Docente Permanente na FACED/ PPGEdu, na Universidade Federal de Pelotas - UFPel, onde integra a Linha de Pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagens. Integra o PEAAR, Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada (Univ. de Lisboa).

 

MÁRCIA SANTOS FERREIRA
Professora associada do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP, pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. É membro do Grupo de Pesquisas em História da Educação e Memória/GEM e do Centro Memória Viva-MT, ambos da UFMT. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.


 

SOBRE OS AUTORES


ALEJANDRO J. CAPRIATI
Professor da Universidade de Buenos Aires, membro do Conselho de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) do Instituto de Investigação Gino Germani, Sociólogo, Doutor em Sociologia, atua na disciplina de Sociologia da Saúde na Faculdade de Ciências Sociais da UBA. Tem publicações em diversos países e atua nos temas de saúde e direitos na adolescência e juventude e vulnerabilidade e inclusão social.

ANDRISA KEMEL ZANELLA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas com período sanduíche na Universidade Fernando Pessoa, Porto/Portugal. Atua como professora adjunta do Curso de Pedagogia - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Unidade São Luiz Gonzaga.

CARMEN TERESA GABRIEL
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 2003. É bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), possui pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento pelo Institut d´Études du Développement - IUED (1982 Genebra) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Realizou pós-doutorado na Université des Sicences Humaines de Lille 3 (França). Atualmente é professora Titular de Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

CRISTHIANNY BENTO BARREIRO
Doutora em Educação, professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação, no Curso de Pós-graduação em Educação Profissional com habilitação para a Docência e na Licenciatura em Computação. Pesquisadora associada da ANPEd e sócia fundadora da BIOGRAPH. É líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação - GENE.

DANIEL HUGO SUÁREZ
Doctor en Filosofía y Letras por Universidad de Buenos Aires, Área: Ciencias de la Educación. Profesor Titular del Departamento de Ciencias de la Educación de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (FFyL-UBA). Profesor del Programa de Doctorado y de la Maestría en Educación. Pedagogías críticas y problemáticas socioeducativas de la FFyL-UBA. Director de proyectos de investigación de la programación científica de la UBA (UBACyT).

FERNANDO ZOLIN-VESZ
Professor da área de teoria e análise linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Dedica-se a pesquisas na área de linguística aplicada, em especial sobre práticas discursivas e construção de sentidos.

GABRIEL JAIME MURILLO ARANGO
Licenciado en Educación: Historia y Filosofía, con estudios de Maestría en Historia. Doctor en Estudios Históricos en Educación, Pedagogía y Didáctica por Universidad de Antioquia. Profesor en Facultad de Educación en las áreas Historia de la Educación, Sociología de Educación y Etnografía Escolar, Investigación Biográfico-Narrativa en Educación. Miembro del grupo de investigación FORMAPH (Formación de Maestros y Antropología Histórico-Pedagógica) de Universidad de Antioquia (Medellín, Colombia).

JUAN MARIO RAMOS MORALES
Investigador del SNI-Conacyt, Doctor en Ciencias Administrativas por el Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, Campus Ciudad de México. Profesor Titular de la Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), Profesor de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Responsable del Cuerpo Académico Consolidado “Prácticas institucionales y constitución del sujeto en educación” (CAC-PICSE UPN), Miembro de la Red Sujetos y Prácticas Educativas en Contextos Escolarizados (Red SPECE UPN).

LEDA DE ALBUQUERQUE MAFFIOLETTI
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  É líder do grupo de pesquisa EDUCAMUS (CNPq), onde desenvolve pesquisa sobre aprendizagem musical na infância e formação de professores.

LÍVIA MÁRCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA
Mestre em Letras (1998) e em Educação (2004) pela Universidade de São Paulo e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professora associada da Universidade Federal da Bahia. Integra os programas de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e o de Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

LÚCIA MARIA VAZ PERES
Pós-doutorado no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho/Braga/ Portugal, na área da Educação e Imaginário (2011). Professora da Faculdade de Educação, na Universidade Federal de Pelotas. Desenvolve atividades de docência e pesquisa na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação, na temática do Imaginário, processos relativos a (auto)formação e Representações. É lider do grupo de pesquisa: Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM).

LUIS PORTA
Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación (Universidad de Granada, España). Docente-Investigador Departamento de Ciencias de la Educación. Facultad de Humanidades. Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina. Investigador Independiente de CONICET. Director del Grupo de Investigaciones en Educación y Estudios Culturales (GIEEC). Director de la Carrera de Posgrado Especialización en Docencia Universitaria.

MARCELO FRONZA
Professor doutor em Prática de Ensino de História do quadro permanente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História na Linha de Pesquisa Ensino de História, Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Tem experiência na área de Didática da História, com ênfase no campo de pesquisa Educação Histórica e investiga histórias em quadrinhos. É investigador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR).

MARIA TERESA SANTOS CUNHA
Professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e dos Programas de Pós-Graduação em História e Pós-Graduação em Educação da UDESC. Mestre em História (UFSC) e Doutora em Educação: História e Filosofia (USP). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.  Trabalha com acervos pessoais, história da leitura e da cultura escrita. Coordenadora do Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) da UDESC- Florianópolis (SC).

RITA TATIANA CARDOSO ERBS
Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Graduada em Psicologia pela PUC-RS, com Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS. Pós-Doutora pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento CNPq - CAPES pelo grupo de pesquisa coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto, Abrahão, GRUPRODOCI (Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade - Narrativas na Primeira Pessoa).

THÉRÈSE HAMEL
Professora titular na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade Laval, Québec, Canadá. Professora convidada do INRP-SHE de Paris (2007); do Proedes da UFRJ (2000); da Universidade Federal do Ceará (1996-1998); da UNAP do Haïti (2011). Foi membro do executivo do ISCHE (2007-2013).

VALESKA FORTES DE OLIVEIRA
Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Pesquisadora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional da UFSM. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS. Participante desde o I CIPA como fundadora da Associação. Coordenadora do GT08 da ANPED na gestão 2013/2015.

WOLNEY HONÓRIO FILHO
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com pós-doutoramento em Educação, pela FACED/PUCRS. Líder do NEPEDUCA - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Catalão. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Unidade Acadêmica Especial - Educação: Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado). Exerce o cargo de Coordenador do PPGEDUC-UFG-RC, desde 01 de julho de 2015.