Capa do livro: A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL<br>Diagnóstico Ambiental Municipal Participativo

A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diagnóstico Ambiental Municipal Participativo

Autores: Sayonara Cotrim Sabioni - Edson Roberto Oaigen

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Sinopse

Quando iniciamos a pesquisa para o Curso de Doutorado em Ciências da Educação, na Universidad Evangelica del Paraguay- UEP, tínhamos uma certeza: o desafio era enorme, mas a certeza no alcance dos objetivos era maior ainda. Com certeza, a construção do Diagnóstico Municipal Ambiental de um município de pequeno porte, como Iuiú-BA, situado no semi-árido nordestino, teve como eixo norteador a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e,  por finalidade, a redução dos impactos ambientais diagnosticados, identificando e potencializando atividades sustentáveis para o município. Com esta finalidade construiu-se o diagnóstico ambiental do município.

Como passo inicial foi feita uma seleção dos indicadores que a comunidade loco-regional iria se basear, apontando possíveis caminhos a serem percorrido. Na pesquisa  analisou-se o espaço ambiental no município de Iuiú-BA desenvolvendo metodologia própria apoiada nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, usando opiniões dos atores sociais, destacando: professores municipais e presidentes de associações rurais.

É importante destacar que o diagnóstico construído possibilitou o estabelecimento dos referenciais históricos, socioculturais, econômicos, educacionais, ambientais e da saúde municipal, aliadas as feições fisiogeográficas do município de Iuiú, onde foi possível evidenciar os aspectos referentes: à geomorfologia, ao relevo, ao clima, à temperatura, à vegetação, à fauna, ao solo e à aptidão agrícola, determinando sua realidade.

Os caminhos investigativos percorridos caracterizou o espaço sócio-ambiental do município do Iuiú, detalhando os aspectos de impacto de cada local analisado, onde foram investigadas as potencialidades e os impactos ambientais principais, existentes no município. Isto possibilitou a proposição de atividades sustentáveis ou medidas mitigadoras para os impactos negativos analisados e descritos.

Como atividade final da pesquisa realizada divulgou-se o diagnóstico do município para a comunidade local, usando ações típicas da educação informal, como: a realização de palestras; de mini-cursos sobre os principais problemas ambientais detectados no município e a realização de I Fórum do Meio Ambiente do Iuiú-BA.

            Como recomendação, há a necessidade da continuidade da vivência do paradigma da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na comunidade local, utilizando ações de Educação Formal e Informal. Os resultados obtidos na pesquisa indicam o quanto o município se encontra impactado, destacando a perda da qualidade e quantidade dos recursos hídricos e a redução da qualidade do solo causada, principalmente, pela retirada da mata nativa para produzir carvão e pelas queimadas. Destacamos com as principais potencialidades existentes nas comunidades rurais: a bovinocultura de leite, as culturas de mandioca, sorgo, milho e feijão e a produção agroindustrial caseira, possibilidades concretas para o alcance do  desenvolvimento sustentável local.

 

                                                                                              Os autores.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-045-6
DOI: 10.24824/978858042045.6
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL<br>Diagnóstico Ambiental Municipal Participativo

Autores

Edson Roberto Oaigen

Possui licenciatura Curta em Ciências Naturais e exatas pela faculdade de Filosofa Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); graduação em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980), especialista em Biologia pela FISC/UNISC, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), área de Currículo e Avaliação Institucional e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor ajunto da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA-RS, atuando no curso de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, nível de mestrado .  Coordena o Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de formação de professores e com pesquisas com ênfase em Educação Ambiental, Educação em Ciências Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Ciências e Tecnologia.

 

 Sayonara Cotrim Sabioni

Concluiu Licenciatura e bacharelado em Biologia na Universidade Federal de Viçosa (MG), em março de 1989. Foi professora substituta de Biologia Educacional e Higiene e Saúde na faculdade de Educação de Guanambi, Bahia em 1991. Fez Especialização lato Sensu em “Análise Ambiental Urbana” na Universidade Estadual do Ceará em 1993.

Foi aprovada, em 1995, no concurso Público federal para Professora de 1º e 2º Graus na disciplina de Biologia para a Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira-Guanambi-BA, atual IF Baiano Campus Guanambi. Nesta Instituição, assumiu cargos de gestão em várias funções relacionadas ao ensino como: Coordenadora de Estágios. Coordenadora Substituta de Ensino e Diretora Pedagógica. Participou ainda dos Cursos: Gestores de Educação tecnológica, Multiplicadores em Educação Ambiental; Instrumentos e Práticas de Educação Ambiental; Coordenação e Avaliação Institucional das Instituições Federais de Educação tecnológica: gerenciando pela Qualidade na Educação, dentre muitos outros.

Em 2005, concluiu o Mestrado em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – Espanha. Concluiu Doutorado em Ciências da Educação, em janeiro de 2009, na Universidad Evangélica del Paraguay. Atualmente, foi removida como professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico para o caos Itapetinga, onde ocupa também a Chefia de Gabinete.

Este Livro é resultado da consultoria realizada no município de Iuiú –BA, produto da sua Tese de Doutorado na Linha de pesquisa- - Educação para o Desenvolvimento Sustentável, intitulada “Diagnóstico Municipal Ambiental do Município de Iuiú – BA: como o eixo norteador da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”.