Capa do livro: PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, INFÂNCIAS, ESCOLA E DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS<br> Volume 4<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, INFÂNCIAS, ESCOLA E DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS
Volume 4
COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:
Conhecimentos, experiências e sentidos

Autores: Maria da Conceição Passeggi - Ecleide Cunico Furlanetto - Rute Cristina Domingos da Palma (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A Coleção Pesquisa (auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos tem como propósito reunir um conjunto significativo de trabalhos resultantes de investigações com narrativas biográficas e autobiográficas (orais, escritas, audiovisuais e digitais), em que se articulam as noções de experiência, busca de sentidos e produção de conhecimentos, nas mais diversas áreas: científica, artística, literária, cultural, midiática, em articulação direta com a Educação e campos afins.
Os autores e organizadores convidados a integrar os livros da Coleção são pesquisadores representativos do movimento biográfico internacional, que participam, na Europa e nas Américas, de grupos de pesquisa, associações científicas, instituições de ensino superior e se congregam para estreitar laços de cooperação acadêmica entre suas instituições, tradições disciplinares, abordagens inovadoras do ponto de vista epistemológico, teórico-metodológico e prático da pesquisa (auto)biográfica, frente a seus objetivos e desafios.
Os livros da coleção buscam contribuir para a ampliação dos diálogos e redes de pesquisa-formação, nos domínios dos estudos (auto)biográficos, no campo educacional e campos afins, implicando a sistematização de conhecimentos sobre narrativas, experiências e sentidos do ato de biografar-se.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0930-5
DOI: 10.24824/978854440930.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, INFÂNCIAS, ESCOLA E DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS<br> Volume 4<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES

 

MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI
Pesquisadora de produtividade do cnpq-pq2. Doutora em linguística, pela université Paul Valéry (França), Professora Titular, permanente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE-ANPEd). Pesquisadora do Laboratório EXPERICE (Paris 8- Paris 13 Sorbonne Cité).

ECLEIDE CUNICO FURLANETTO

Doutora em Educação pela PUC-SP e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Atua na Área da Educação com Foco na Aprendizagem e Formação de atores Educacionais. Coordena o Grupo de Pesquisa Narrar: Narrativas, Aprendizagem e Formação. Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.

RUTE CRISTINA DOMINGOS DA PALMA
Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do curso de Pedagogia, do Programa de pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. / PPGE/UFMT-Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática- REAMEC. Atualmente é vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFMT.

 

SOBRE OS AUTORES

 

ANDRES KLAUS RUNGE PEÑA
Doutor em Ciência da Educação pela Universidad Libre de Berlín, Professor e orientador de mestrado e Doutorado em Educação da Universidad de Antioquia (Medellin-Colômbia). Professor convidado do Doutorado en Ciências Sociais, Infância e Juventude (CINDE) - Universidad de Manizales e Coordenador do Grupo de Investigación sobre Formación y Antropología Pedagógica e Histórica. Pesquisador do GRIFARS-UFRN-CNPq.

ANNE DIZERBO
Doutora em Educação pela Université de Paris 13 Sorbonne Cité, pesquisadora do Laboratório CIVIIC (Universidade de Rouen) e pesquisadora associada do Laboratório Experice (Paris 8, Paris 13, Sorbonne Cité). Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq. Suas pesquisas se voltam para o processo de biografização e subjetivação do percurso de alunos do ensino fundamental na perspectiva de uma educação narrativa.

BODO VON BORRIES
Historiador e pesquisador da Didática da História, Doutor em História Econômica e Social pela Universidade de Bonn/Alemanha, de 1976 a 2008 foi professor titular de Ciências da Educação na Universidade de Hamburgo/Alemanha. Também foi professor associado no Centro de Pesquisa Interdisciplinar na Universidade de Bielefeld/Alemanha (1994 e 1995). Entre os anos de 1990 e 1997 liderou um projeto nacional e internacional de investigação empírica no campo da Didática da História, sobre os efeitos práticos dos manuais para professores de História e dos livros didáticos escolares sobre as concepções dos alunos quanto aos fatos históricos.

DANIELA BARROS DA SILVA FREIRE ANDRADE
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância-GPPIN.

ÉRICA NAYLA HARRICH TEIBEL
Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. PPGE/UFMT. Bolsista Capes.

FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/ PPGE/UFMT-Cuiabá; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente-CNPq, Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.  Atualmente é coordenadora de ensino de Graduação do curso de Pedagogia.

JADER JANER MOREIRA LOPES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Professor do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI).

LUCIANE DE CONTI
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora e pesquisadora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura da UFRGS. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto,Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq). Suas pesquisas versam sobre narrativas de si, processos de subjetivação e sofrimento psíquico.

MICHELLE CRISTINE PINTO TYSZKA MARTINEZ
Mestre em Educação na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. É professora universitária do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Várzea Grande e professora da Educação Básica no município de Cuiabá. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM.

SANDRA PAVOEIRO TAVARES CARVALHO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. mestrado em Educação. É professora adjunta do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, campus Cuiabá e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMT na linha de pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas.

SANDRA MAIA-VASCONCELOS
Doutora em Sciences de l’Education pela Université de Nantes. Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do GRIFARS-UFRN-CNPq. Líder do Grupo de Estudos Linguísticos em Discurso Autobiográfico - GELDA – DGP/CNPq.

SONIA KRAMER
Pós-doutorado na New York University. Doutora e Mestre em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e o grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita.

SUSANA SEIDMANN
Doutora em Psicologia. Professora titular nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia Social na UBA – Universidade de Belgrano, Argentina. Investigadora na área da Psicologia Social, coordenadora de equipes de investigação em âmbito nacional e internacional. Tem numerosas publicações nacionais e internacionais e participação em congressos.

TERESA SARMENTO
Professora no Instituto de Educação da Universidade do Minho, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Educação e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Consultora em questões de gênero e igualdade de oportunidades na União Europeia, participa de grupo de Promoção da Educação Básica em São Tomé e Príncipe. Tem difundido a sua produção académica em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Atualmente tem se dedicado à docência e à investigação nas áreas da formação de professores, histórias de vida de profissionais da educação, educação de infância, relação escola-famílias-comunidades, gênero e igualdade de oportunidades.

VÂNIA ALVES MARTINS CHAIGAR
Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutora em Educação. Atua na formação de professores em Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educação e Memória (EDUCAMEMÓRIA) – FURG/CNPq e do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (CIC) – CNPq.

VÉRONIQUE BRAUN DAHLET
Professora Titular da Universidade de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. Doutora em Semiótica dos textos pela Université de Paris 7. Com base na Linguística, da enunciação investiga as características da escrita de si. Dedica-se também à análise das biografias linguageiras enquanto percursos de sujeitos que escrevem em língua estrangeira. Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.