Capa do livro: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA<br> Volume 2<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Volume 2
COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:
Conhecimentos, experiências e sentidos

Autores: Paula Perin Vicentini - Jorge Luiz da Cunha - Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso (Orgs.)

livro impresso
de R$ 57,90 por
livro digital
de R$ 57,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A Coleção Pesquisa (auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos tem como propósito reunir um conjunto significativo de trabalhos resultantes de investigações com narrativas biográficas e autobiográficas (orais, escritas, audiovisuais e digitais), em que se articulam as noções de experiência, busca de sentidos e produção de conhecimentos, nas mais diversas áreas: científica, artística, literária, cultural, midiática, em articulação direta com a Educação e campos afins.
Os autores e organizadores convidados a integrar os livros da Coleção são pesquisadores representativos do movimento biográfico internacional, que participam, na Europa e nas Américas, de grupos de pesquisa, associações científicas, instituições de ensino superior e se congregam para estreitar laços de cooperação acadêmica entre suas instituições, tradições disciplinares, abordagens inovadoras do ponto de vista epistemológico, teórico-metodológico e prático da pesquisa (auto)biográfica, frente a seus objetivos e desafios.
Os livros da coleção buscam contribuir para a ampliação dos diálogos e redes de pesquisa-formação, nos domínios dos estudos (auto)biográficos, no campo educacional e campos afins, implicando a sistematização de conhecimentos sobre narrativas, experiências e sentidos do ato de biografar-se.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0928-2
DOI: 10.24824/978854440928.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 342
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA<br> Volume 2<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES

PAULA PERIN VICENTINI
Doutora e Mestre em Educação pela universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EDM/FEUSP) e atua junto ao Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Tem estudos na área de Educação sobre a história da profissão docente no Brasil e formação de professores.

JORGE LUIZ DA CUNHA
Doutor em História Medieval e Moderna/Contemporânea pela Universität Hamburg/Alemanha. Mestre em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como docente permanente e pesquisador nos programas de pós-graduação em Educação e em História. É docente também no mestrado profissional em Ensino de História em rede nacional.

LILIAN AUXILIADORA MACIEL CARDOSO
Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, atual Chefe do Departamento de Ensino e Organização Escolar. Coordenou subprojeto da área de Pedagogia no PIBID/UFMT - compus Cuiabá. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Formação Docente: Educação Infantil,  Fundamental e Superior – GEPForDoc.

SOBRE OS AUTORES

ALBERTO FILIPE ARAÚJO
Doutor em Educação na área de Filosofia da Educação. É Professor Catedrático do Departamento de Teoria da Educação e da Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho – Braga/Portugal e Professor Colaborador do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Têm participado de atividades acadadêmico-científicas na Espanha, França, Romênia e Brasil.

ANA REGINA DA SILVA DIAS
Doutora em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona (ES); Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ); Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional (PT); Mestre em Didática, Formação e Avaliação Educativa pela Universidade de Barcelona (ES). Professora Assistente do Componente Curricular Estágio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do grupo de pesquisa GRAFHO.

ARLETE VIEIRA DA SILVA
Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Profª Adjunta do Departamento de Letras e Artes (DLA) na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Estágio supervisionado, Curso de Letras). Membro do GRAFHO, Sócia da Biograph e da ANPEd.

CARLA HELENA FERNANDES
Doutora em Educação pelo UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora do Mestrado em Educação da UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre/MG.

CLEOMAR FERREIRA GOMES
Professor-pesquisador da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Doutor em Antropologia Educacional pela US, com pós-doutorado em Educação pela UFF, recebeu título de especialista em Ciências do Jogo pela Universidade de Paris XIII. Atualmente se dedica aos aspectos socioantropológicos do corpo em conjunção com fenômenos educativos da ludicidade, do lazer e da alegria nas instituições escolares.

DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade de Brasília (graduação e pós-graduação). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Autobiografia (GEMAB). Diretora Regional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

ELIANE GREICE DAVANÇO NOGUEIRA
Doutora em Educação, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Mestrado Profissional em Educação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas – GEPENAF e membro do grupo de estudo e pesquisa GEPEC da UNICAMP. Coordena projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, Eu tô voltando para casa: narrativas sobre a formação e desenvolvimento profissional de alunos egressos do curso de Pedagogia, iniciantes na docência.

FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/ PPGE/UFMT-Cuiabá; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente-CNPq, Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.  Atualmente é coordenadora de ensino de Graduação do curso de Pedagogia.

GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO
Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Atua na graduação e na Pós-graduação, com ênfase Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nos temas: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e pesquisa narrativa.

HELENA AMARAL DA FONTOURA
Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do corpo docente do Mestrado em Educação- processos formativos e desigualdades sociais FFP/UERJ. Pesquisadora 2 CNPq. Procientista UERJ. Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

IDUINA MONT´ALVERNE BRAUN CHAVES
Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Diretora Geral do Colégio Universitário Geraldo Reis da UFF. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e e Educação CIMNE/UFF/CNPq. Coordena um Convênio entre a UFF e a Universidade do Minho - Portugal. Membro da Equipe de Pesquisadores Colaboradores do Centre de Recherche en Education de Nantes (CREN) Université de Nantes, França.

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS
Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC e Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade – PPED. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – DIVERSO.

JOSÉ ANTONIO SERRANO CASTAÑEDA
Investigador del SNI-Conacyt, Doctor en Pedagogía por la Universidad de Barcelona-España, Profesor Titular de la Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), Profesor Invitado de la Universidade do Estado da Bahía (UNEB), Posdoctor en Educación y Contemporaneidad (PPGEduC-UNEB), Miembro del Cuerpo Académico Consolidado CAC-PICSE UPN, Responsable de la Red Sujetos y Prácticas Educativas en Contextos Escolarizados (Red SPECE-UPN), Responsable del Proyecto de Investigación Prácticas de Formación (PIPF-UPN).

KÁTIA MARIA KASPER
Doutora e Mestre em Educação pela mesma universidade. Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: MP/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Editora da revista eletrônica “Alegrar”.

LAURA NOEMI CHALUH
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (GEPLinguagens, CNPq). Coordenadora do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA).

LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON
Doutora em Educação (PUCRS). Pós-doutora em Educação pela FACED/PUCRS e pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa/UL. Pesquisadora do CNPq, lider do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada - GEPAAR/UFPel, participa do Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. É membro do Centro de Investigações em Psicologia da Universidade de Lisboa/UL.

LUCIANE WILKE FREITAS GARBOSA
Doutora em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2003),  Professora da Universidade Federal de Santa Maria/RS, atuando com formação de professores nos cursos de Licenciatura em Música, Pedagogia e Educação Especial. É coordenadora do PIBID-Música da UFSM desde 2012, vice-líder do grupo de pesquisas FAPEM (CNPq), com pesquisas em história da educação musical no/do Brasil e formação de professores.

MARIA CECILIA DE ARAUJO RODRIGUES TORRES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista IPA (Porto Alegre) e coordena o Subprojeto Música do PIBID/CAPES/IPA desde 2012.

MARIA MARÇALINA DE CASTRO SILVA ROSA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Mestre em Políticas Públicas - UFMA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento do projeto escola laboratório-GEP-Alfaletri. Membro do grupo de pesquisa sobre mapeamento curricular das universidades públicas do Maranhão. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização-ABALF e da Associação Brasileira de Pesquisa(Auto)Biográfica-BIOgraph.

SILMARA CARINA DORNELAS MUNHOZ
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB).