Capa do livro: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:<br>midiatização, formação e saberes

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
midiatização, formação e saberes

Autores: Arnaldo Oliveira Souza Júnior - Naziozênio Antonio Lacerda - Sandra Suely Oliveira (Orgs.)

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Sinopse

Este livro tem como objetivo apresentar um conjunto composto de 10 textos que abordam discussões acerca da Educação a Distância- EaD.  É estruturado  e organizado a partir  de três cenários  importantes  no contexto da EaD: Midiatização, Educação e Tecnologias; o segundo,  Formação e Saberes em Educação a Distância; e o terceiro Experiências e Projetos na Educação a Distância, onde são discutidos temas importantes para a compreensão da EaD no contexto atual.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0943-5
DOI: 10.24824/978854440943.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:<br>midiatização, formação e saberes

Autores

ORGANIZADORES

ARNALDO OLIVEIRA SOUZA JUNIOR
Doutor em Ciência da Comunicação (Processos Midiáticos) pelo Programa de Doutorado Interinstitucional da Universidade Federal do Piauí/Universidade Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Interdisciplinar em Modelagem Computacional pela Faculdade Visconde de Cairu, na linha de pesquisa em EAD. Professor da Universidade Federal do Piaui. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância – NEPEAD. Coordenador Acadêmico da Especialização em Informática na Educação CEAD/UFPI/UAB/CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EaD , atuando principalmente nos seguintes temas: , Educação a Distância, Midiatização e Processos sociais e Educativos, bem como realiza pesquisa no âmbito da midiatização das práticas comunicacionais e educacionais.

NAZIOZÊNIO ANTONIO LACERDA
Doutor em Estudos Linguísticos, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2012), mestre em Letras, área de concentração: Linguística Aplicada, pela PUCRS (2001), especialista em Letras-Português (1987) e graduado em Licenciatura em Letras-Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina-PE (1985).  Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Ecolinguística, Neurociências e Educação a Distância (EaD). Atua principalmente em leitura, produção e revisão de textos, ensino-aprendizagem de língua portuguesa para fins específicos, linguagem, tecnologia e cognição, língua e meio ambiente, e neurociência aplicada à linguagem.

SANDRA SUELY OLIVEIRA
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, na linha Formação de professores e Prática Pedagógica. Especialização em Alfabetização Infantil pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduação em Pedagogia Com Habilitação Em Educação Infantil pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor titular - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Professora da Faculdade de Ciências Empresariais - FACEMP. Pesquisa temas na área de Educação, relacionados a Formação de Professores, Educação a Distância, Tecnologias Digitais aplicadas a Educação, Letramento digital ,Alfabetização e Educação Infantil.

AUTORES

LÍVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Lingua Inglesa pela Universidade Estadual do Piauí (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2005) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em Educação, mídias, EaD e processos de ensino e aprendizagem digitais.

GILDASIO GUEDES FERNANDES
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1978), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Educação: Novas Tecnologias de inform.e comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interface Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: interface humano/computador, educacao a distância, usabilidade, educação e avaliação.

MARIA FRANCINETE DAMASCENO
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (1999), Especialização em Análise de Sistemas, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Piauí / Campus Amílcar Ferreira Sobral / Colégio Técnico de Floriano.

ROSÁLIA DE FÁTIMA E SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e doutorado em Ciências da Educação - Université de Caen (2000). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, docência, política, política educativa e ensino superior.

GEORGINA QUARESMA LUSTOSA
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (1981), graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1995) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piaui - UFPI, exercendo suas atividades no CEAD - Centro de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, saberes docentes, diversidade e pratica docente.

JOSÉ VANDERLEI CARNEIRO
Doutor em linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2000), possui graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1994), graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Ciências da Linguagem, atuando principalmente com hermenêutica e narratologia.

MARIA TERESA PESSOA
Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalho como docente e investigação nas áreas da formação narrativa e reflexiva de professores e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação, domínios onde tem diversas publicações e projetos nacionais e internacionais. É membro colaborador do Grupo de Estudos de Educação e de Formação da Universidade de Coimbra (GEEFUC) e do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS), e membro integrado do Grupo Le@d – Laboratório de Educação a Distância e E-learning da Universidade Aberta. Integra a coordenação pedagógica do projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra onde tem sido responsável por diversos cursos em B-learning e D-learning no domínio da formação de professores e da formação ao longo da Vida.

RODOLFO ARAÚJO DE MORAES FILHO
Professor Associado III da área de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Departamento de Administração-DADM). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Curso de Especialização em Análise e Elaboração de Projetos Econômicos (CENDEC /IPEA - 1974), Mestrado (Master) em Administração - Option en Systèmes dInformation et Decision - pela Université des Sciences Sociales de Grenoble (1978/1979), Doutorado em Administração pela Université des Sciences Sociales de Grenoble II - IAE/Institut dAdministration des Entreprises de Grenoble /France (jun.1979 a nov.1981). Pós-Doutorado em Administração e Gestão Territorial pela Université Pierre Mendes France - UPMF no período de julho de 2008 à julho de 2009. Tem experiência na área de Administração atuando nos seguintes seguimentos: administração estratégica, gestão do conhecimento, administração de TI, gestão territorial e governança local.

JOSÉ DE LIMA ALBUQUERQUE
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), especialização em engenharia econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especialização em capacitação pedagógica do docente universitário pela UFRPE (1989), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), área de concentração em manejo florestal e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - Mestrado.  Docente do Mestrado profissional em Administração Pública, da rede PROFIAP/UFRPE.

TIAGO SOARES DA SILVA
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2005), especialista em Auditoria Contábil e Financeira, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD na UFRPE. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2005), Especialização em Auditoria Contábil e Financeira (CESVALE). Atualmente é Assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPI e Coordenador Geral da UAB no IFPI.

GUSTAVO DE CASTRO NERY
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD na UFRPE. Graduado em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho (2012). Especialista em Direito Tributário pelo IEMP (2013). Atualmente é Coordenador do Curso Técnico em Serviços Jurídicos (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

ANA BEATRIZ SOUSA GOMES
Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Educação pela UFPI, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFC). Professora Associada da UFPI. Coordenadora do ÌFARADÁ – Núcleo de pesquisa sobre africanidades e afrodescendência da UFPI

AMADA DE CÁSSIA CAMPOS REIS
 Professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI e doutoranda do PPGED/UFPI. Possui Mestrado em Educação, Especialização em Docência Superior, Graduação em Pedagogia pela e Licenciatura em Ciências para o 1º Grau. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Com livros e artigos apresentados em eventos acadêmicos locais, regionais, nacionais e internacionais.

BALTAZAR CAMPOS CORTEZ
Formado em Pedagogia (Universidade Estadual do Piauí), Especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. Mestrado em Educação (UFPI), Doutorado em Educação. Professor Adjunto da UFPI. Pesquisador em Educação do Campo, Políticas Públicas para a Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

LIANA ROSA BRITO CARDOSO
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (1996) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). É Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Piauí desde 1997 e atualmente é Coordenadora Adjunta do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nesta Instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Educação a Distância.