Capa do livro: O PORTAL DO PROFESSOR:<br>contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica

O PORTAL DO PROFESSOR:
contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica

Autores: Maria Aparecida Resende Ottoni (Org.)

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Sinopse

As ações realizadas na e com a escola, com e para os professores constituem uma das maiores contribuições das pesquisas focalizadas nesta obra. Com elas, esperamos ter gerado alguns impactos na prática de ensino de Língua Portuguesa, especialmente do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, em escolas da Educação Básica pública de cidades do Triângulo Mineiro, no que diz respeito:

      ao acesso ao Portal do Professor e aproveitamento dos subsídios fornecidos por meio dele;

      ao uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC);

      à abordagem dos gêneros do discurso e da multissemiose que compõe boa parte deles;

      ao fortalecimento identitário dos docentes participantes, uma vez que buscamos refletir com eles sobre as contribuições e implicações do Portal do Professor em sua prática e auxiliá-los na minimização de obstáculos concernentes ao ensino da língua em conformidade com as demandas atuais para esse ensino;

      à proposição de caminhos possíveis para o ensino da língua, com base em uma perspectiva que considera a inter-relação entre linguagens e sociedade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0876-6
DOI: 10.24824/978854440876.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

O PORTAL DO PROFESSOR:<br>contribuições e implicações para o ensino de língua portuguesa na educação básica

Autores

CAROLINE SCHWARZBOLD
Mestre pelo Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Possui especialização em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas/RS, onde se graduou em Letras. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa na rede municipal de Educação do município de Uberlândia/MG.

CHRISTIANE RENATA CALDEIRA DE MELO
Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal de Uberlândia, professora de Língua Portuguesa da educação básica, do Ensino Fundamental I e Ensino Médio, há mais de dez anos, da rede pública municipal e estadual de Minas Gerais, docente e membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Faculdade do Noroeste de Minas- Finom.

CLÉVERSON ALVES SILVA
É professor efetivo de Língua Portuguesa da Educação Básica na Rede Pública Estadual em Uberlândia. Atualmente, é diretor escolar na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. É Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, da Universidade Federal de Uberlândia. Possui especialização em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, pela Universidade Federal de Uberlândia. É especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD, pela Universidade Federal Fluminense - RJ. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual. Seu trabalho é voltado para o ensino de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, atua principalmente nas seguintes áreas: gêneros do discurso, gêneros do humor, TIC e educação a distância.

CONCEIÇÃO MARIA ALVES DE ARAÚJO GUISARDI
Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal de Língua Portuguesa e professora da Faculdade do Planalto Central - FAPLAC, de Leitura e Produção de texto e de Organização da Educação Brasileira para os cursos de Pedagogia e Administração. Possui experiência com ensino superior, médio e ensino fundamental, aceleração da aprendizagem e educação integral. Participou como delegada em GT para reformulação do Currículo da Educação Básica do Distrito Federal. Seu trabalho é voltado para a área de letramentos/multiletramentos/multimodalidade/Linguística Sistêmico-Funcional/gêneros Discursivos/ gênero histórias em quadrinhos. Tem experiência em coordenação e supervisão pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisas e estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico Funcional, da UFU. Participa da equipe executora do projeto liderado pela professora Dr.ª Maria Aparecida Resende Ottoni, “O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Triângulo mineiro”.

MARIA APARECIDA RESENDE OTTONI
Professora dos cursos de Letras e de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos – Mestrado e Doutorado – (PPGEL), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou graduação em Letras – Português/Inglês e mestrado em Linguística na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenou o PROFLETRAS de julho de 2013 a março de 2016. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional e membro de grupos de pesquisa e estudo vinculados ao ILEEL/UFU e do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/CEAM/UnB).Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase nos seguintes temas: gêneros; ensino de Língua Portuguesa; humor; análise crítica dos discursos; identidade; representação de atores sociais.

MARIA JOSÉ DA SILVA FERNANDES
É mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/ILEEL), doutoranda na mesma instituição, professora efetiva da educação básica na rede estadual de ensino de Minas Gerais, no Ensino Fundamental e Médio, e membro do Grupo de Pesquisa sobre Texto e Discurso – PETEDI/UFU/MG.

TAINÁ TERENCE SILVA
Graduanda do curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista FAPEMIG.

VILMA APARECIDA GOMES
É professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU). Possui mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora do GELS- Grupo de Pesquisa em linguagem e subjetividade. Tem experiência em Análise do Discurso francesa, enunciação em Benveniste, ensino da leitura e da escrita. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a escrita como um processo subjetivo.

WALLESKA BERNARDINO SILVA
Docente efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia(ESEBA/UFU). Possui mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Pesquisa em Texto e Discurso (PETEDI).