Capa do livro: ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS

ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS

Autores: Christiana Lourenço Leal

Este livro – originado de tese de Doutorado homônima defendida na Faculdade de Letras da UFRJ – propõe uma análise original e interessante de redações escritas por alunos surdos do INES. A autora, Christiana Leal, professora do INES desde 2007, pretende mostrar como a Libras, língua primeira do surdo, influencia na escrita em português, especialmente no que concerne às estratégias de referenciação usadas nos textos.
A pesquisa, feita com alunos concluintes do Ensino Médio, analisa 9 redações, elaboradas a partir da reprodução, em Libras, do conto "A incapacidade de ser verdadeiro", de Carlos Drummond de Andrade. Christiana Leal nos mostra, a partir da comparação entre o conto drummoniano, a contação em Libras e os textos redigidos pelos alunos, como as elipses, os encapsulamentos e as anáforas nominais e pronominais vão se desenrolando, colaborando para a construção textual.
Ao final, temos a certeza de que ainda há muito o que pesquisar sobre textos escritos por surdos, mas este livro inovador já acena para um caminho a ser trilhado no estudo teórico sobre Libras, referenciação e linguagem, e na abordagem prática desses temas, associando-os ao ensino.

(Professora Doutora Leonor Werneck dos Santos, UFRJ).

Impresso
de R$ 46,68 por
R$ 40,68
Digital
de R$ 46,68 por
R$ 32,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0096-8
DOI: 10.24824/978854440096.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS

CHRISTIANA LOURENÇO LEAL

Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011). Professora de Língua Portuguesa/Redação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC) e da Escola Sesc de Ensino Médio, desenvolve pesquisas relativas às estratégias de referenciação na leitura e na produção escrita em Língua Portuguesa, bem como à análise de textos produzidos por indivíduos surdos.