Capa do livro: PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS:<br>a educação entre políticas e práticas

PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS:
a educação entre políticas e práticas

Autores: Cíntia Velasco Santos - Helena Amaral da Fontoura (Orgs.)

livro impresso
de R$ 39,90 por
livro digital
de R$ 39,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra "Processos Formativos e Desigualdades Sociais: a educação entre políticas e práticas" reúne artigos que foram parte integrante de pesquisas de Mestrado em Educação de suas autoras. Os textos abordam formação e prática docentes, bem como as políticas públicas que interferem e permeiam tais processos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0923-7
DOI: 10.24824/978854440923.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS:<br>a educação entre políticas e práticas

Autores

CÍNTIA VELASCO
Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialização em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense, graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é tutora a distância no curso de Pedagogia da UERJ, através da Fundação Cecierj, e professora na educação básica da rede estadual do Rio de Janeiro.

GLAUCIA CAMPOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU - FFP/UERJ) e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: articulação de linguagens na produção de sentidos, tecnologias em educação, televisão e leitura na escola.

CLAUDIA ALMADA
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Possui Licenciatura Plena em Química pela Universo (2013) e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universo (2012). Especialização em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas pela UNIBR (2014). Especialização em Sistemas da Qualidade e Produtividade pela Universidade Estácio de Sá (2001). Habilitação em Farmácia Homeopática pela Universidade Federal Fluminense (2000). Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1999).

HELENA AMARAL
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997) e Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007). Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente permanente do Mestrado em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Pesquisadora 2 CNPq. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz. Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2015-2017).

ELLEN CHRISTINA
Mestre (UERJ-FFP) em Educação, na Linha de Pesquisa: Políticas, Direitos e Desigualdades; Pós-graduada com especialização em Administração, Orientação e Supervisão na Educação Básica - Gestão Educacional, pela Universidade Castelo Branco, (2008), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2009), Graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado - 1990/ Formação de Psicólogo 1991) pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza. Professora concursada nos Municípios de Duque de Caxias e Itaboraí. Acumulou uma vasta experiência na área de educação: Professora nos Anos Iniciais e nos Anos finais do Ensino Fundamental, Alfabetizadora, Educação de Jovens e Adultos. Professora de Ética e Cidadania, Professora de Ciências Biológicas, Dinamizadora de Sala de Leitura, Orientadora Tecnológica e Coordenadora do Projeto Mais Educação, Gestora (desde 2011). Atuou como Psicóloga no Projeto Sucesso Escolar da Fundação Darcy Ribeiro.

MÁRCIA DA SILVA
Mestre em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo como Linha de pesquisa: Políticas, direitos e desigualdades. Possui Pós-Graduação Lato-Sensu em Literatura Infanto-Juvenil pela Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense e Graduação em Pedagogia, também pela UFF, sendo licenciada nas seguintes habilitações: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Administração Educacional, Supervisão Educacional e Orientação Educacional. Graduação em Letras - Português/Inglês pela UERJ.

LYDIA PASSOS
Mestre em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e Universidade Aberta do Brasil. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Tutora do Curso a Distância de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Centro de Ciências, Educação Superior a Distância do Estado do RJ e Universidade Aberta do Brasil. Atua também como Professora Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Itaboraí, Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência Online, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Online, Processos Formativos e Formação de Professores.

ANDRESSA ALMEIDA
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2010). Especialista em Educação Básica/ Gestão escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ /FFP). Mestre em Educação - Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do NUFIPE desde de 2010 - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas e Educação da Universidade Federal Fluminense ( - Coordenado pelo Prof. Dr. Giovanni Semeraro. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa.

CINTIA DE ASSIS
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) - Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000); Pós-Graduação Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente leciona Educação Física no Ensino fundamental no CIEP Padre Paulo Correa de Sá (SME-RJ) e na Escola Municipal Jair Alves de Freitas (SME - Duque de Caxias). Atua como vice-líder do Grupo de Pesquisa ELAC (Educação Física Escolar; Experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), do Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense e como coordenadora do Curso de Extensão Para Professores de Educação Física e Gestores com Atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do IEF/UFF.

ADRIANA CORRÊA
Possui graduação em Letras pela Universidade Salgado de Oliveira (2007). Especialização em Gênero e Sexualidade pela UERJ (2011), Mestre em Educação pela UERJ (2015). Atualmente é professor-docente II da Prefeitura Municipal de são Gonçalo atuando como Orientador Pedagógico e professor de Língua Portuguesa da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: gênero e educação.

LILIAN FERREIRA
Mestre em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2015), especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET-RJ (2014). Possui graduação em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2011), graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é professora concursada de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação das Infâncias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil e Políticas Públicas Educacionais.