Capa do livro: ESTÁGIO E PRÁTICA PEDAGÓGICA:<br>letramentos e tecnologias digitais na sala de aula

ESTÁGIO E PRÁTICA PEDAGÓGICA:
letramentos e tecnologias digitais na sala de aula

Autores: Aurea da Silva Pereira - Ana Regina da Silva Dias - Adilson da Silva Correia - Risonete Lima de Almeida

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Sinopse

A obra Estágio e prática pedagógica: letramentos e tecnologias digitais na sala de aula pesquisas realizadas por pesquisadores no âmbito dos programas de Pós-graduação stricto sensu com foco nas tecnologias digitais na sala de aula, envolvendo estudantes e professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0865-0
DOI: 10.24824/978854440865.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESTÁGIO E PRÁTICA PEDAGÓGICA:<br>letramentos e tecnologias digitais na sala de aula

Autores

MARIA DO SOCORRO ESTRELA PAIXÃO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2015). Atualmente é professora assistente II, nível 502 da Universidade Federal do Maranhão, no Departamento de Educação I/ DEI, atuando principalmente nas áreas: Didática, Pesquisa, Currículo, Estágio e Metodologias de Ensino.

ANA REGINA DA SILVA DIAS
Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1992), Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa (PT) (2003), Mestrado em Didática, Formação e Avaliação Educativa, pela Universidade de Barcelona (ES) (2009), Doutorado em Educação e Sociedade, pela Universidade de Barcelona (ES) (2014). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento, Metodologia do ensino de Língua Portuguesa, Formação de professores de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica e Estágio. 

ÁUREA DA SILVA PEREIRA
Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Doutorado em Educação - PPGEduC (2010 -2014). Professora Assistente do Departamento de Educação Campus-II - Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: memória; letramento, idoso, leitura; escrita; escola, linguagem; identidade; ensino; cultura; formação e prática pedagógica; estágio; formação de professor.

ARLETE VIEIRA DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG - RS (1994). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Pelotas, UFPeL - RS (1998). Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB – BA (2014). Doutorado sanduíche pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (PROCAD- CAPES: UFRN/UNEB). Coordena o Programa Coletivo Paulo Freire - (Pró-Reitoria de extensão - UESC). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz, no Departamento de Letras e Artes onde ministra a disciplina Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Pedagogia e de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado, Saberes Docentes, Leitura, Prática Educativa, Paulo Freire, Metodologia de Pesquisa, Escritas narrativas (Memoriais de formação) e Formação de Professores.

LÍCIA MARIA FREIRE BELTRÃO
Graduada em Letras Vernáculas, pela Universidade Católica do Salvador (1973); Mestre em Educação, (1986), e doutora em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006), com estudos voltados para a escrita escolar. Professora Associada, nível I, da Universidade Federal da Bahia, lotada na Faculdade de Educação, Departamento de Educação II. Atua nos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia, ministrando aulas dos componentes Estágio Supervisionado I e II, Metodologia de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Linguagem e Educação, A escrita escolar, Oficina de Literatura: porque ler... Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem - GELING do PPGE, FACED-UFBA.

MARISE MARÇALINA DE CASTRO SILVA ROSA
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2010). Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1999). Especialista em Alfabetização, pela UFMA (1992). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1981). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do projeto de extensão Escola-Laboratório- da UFMA. Coordenadora do Programa Inovação Pedagógica. Professora integrante do Núcleo de Estudos em Currículo, Didática e Estudos Formativos - NEPROF. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento do projeto escola laboratório-GEP-Alfaletri.

ROSEMARY FERREIRA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Currículo, Didática e Processos Formativos. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, currículo, políticas curriculares, formação de professores e cultura escolar.

MAXIMIANO MARTINS DE MEIRELES
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU/UEFS. Professor da Educação Básica e da Pós Graduação (Cursos de Especialização). Seus interesses de pesquisa transitam entre Educação, Linguagem e Discurso; Educação Especial; Formação de Professor; Identidades docentes; Abordagem (auto) biográfica; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Leitura e Formação do professor-leitor.

MOACIR LIRA DE OLIVEIRA
Possui Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Especialista em Psicoterapia Transpessoal pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atualmente é Coordenador do Curso de Psicologia, da Especialização em Saúde Mental e professor da Faculdade Santíssimo Sacramento. É também Coordenador Técnico do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS III Tom Brasil em Alagoinhas-Ba. Coordena o Serviço de Psicologia do Hospital Especializado Octávio Mangabeira em Salvador-Ba.

RISONETE LIMA DE ALMEIDA
Doutora em Educação/Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Letras/Universidade Federal da Bahia (2007), Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pelo Centro de Estudos Pós-Graduação Olga Mettig e Graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1991). Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Bahia (1990). Professora da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação, Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II-UNEB). Atua principalmente nos segmentos: Ensino e Pesquisa de Línguas Inglesa e Portuguesa, Gêneros Textuais Orais e Escritos, Formação de Professores (Linguagem e Educação), Atuação Psicopedagógica Institucional e Clínica.

ADILSON DA SILVA CORREIA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1992), Especialização em Metodologia do Ensino, da Pesquisa e da Extensão pela Universidade do Estado da Bahia (2001), Mestrado em Letras e Linguística (2010) pela Universidade Federal da Bahia e Especialização em Direito Constitucional pela AVM Faculdade Integrada (2013). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção em sala de aula, linguística aplicada, educação linguística.

ANTONIO CARLOS DOS SANTOS XAVIER
É Professor Titular em Linguística no Departamento de Letras da UFPE; Pós-doutor em “Linguagem, Hipertexto e Retórica Digital” pela Universidade Paris VIII, França (2012); Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995); Pesquisador das temáticas: Linguagem-Tecnologia-Educação, Retórica digital, Semântica, Pragmática, Filosofia da Linguagem; Coordenador do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação (Nehte); Fundador e primeiro presidente da Associação de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais – Abehte; Membro de Conselhos Editoriais de diversos periódicos científicos; Criador e coordenador do Simpósio hipertexto e tecnologias educacionais.

ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí. Possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. É professora efetiva da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Didática e formação de professores.

MARIA SOCORRO LUCENA LIMA
Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA, mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada pela Universidade de São Paulo (USP-2007), com estágio na Universidade do Minho- Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio, atuando e publicando principalmente no campo do Estágio curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continuada.

IVANA CARLA OLIVEIRA SACRAMENTO
Doutoranda em Língua e Cultura (UFBA), na linha de pesquisa Aquisição, ensino e aprendizagem de línguas. Mestre em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, identidades e formação de professores, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Estudos Literários (UNEB), graduada em Letras Vernáculas com Inglês (UNEB). É professora do Governo do Estado da Bahia e desde 2003, trabalha com formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino e aprendizagem de língua portuguesa (e seus contextos culturais), formação de professores.

KARINA MOREIRA MENEZES

Professora da Faculdade de Educação da UFBA (FACED/UFBA). Doutoranda e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA, linha de pesquisa Currículo e (In) Formação. Atualmente, acompanha projetos relacionados a Tecnologias de Informação e Comunicação nessa mesma faculdade. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Coordenou o projeto social Ciclo do Livro e implantou a Biblioteca Canguru, projeto que visa disseminar a literatura infantil em regiões carentes do Distrito Federal. Integrante do Raul Hacker Club de Salvador Bahia, onde idealizou o Projeto Crianças Hackers e Mãe do Ian.

NELSON DE LUCA PRETTO

Licenciado em Física (UFBA, 1977), Mestre em Educação (UFBA, 1984) e Doutor em Comunicação (USP, 1994). Professor Titular da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq, conselheiro da SBPC (2015/2019), ex-secretário regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia no período 2007/2011. Foi Assessor do Reitor da UFBA (1995/1996) e Diretor da Faculdade de Educação da UFBA por dois mandatos (2000/2008). Editor da Revista entreideias: educação, cultura e sociedade; (antiga Revista da Faced). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação à distância.


LENILZA TEODORO DOS SANTOS MENDES

Possui graduação em Letras com inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993), especialização em Língua Portuguesa pela PUC/Minas (1996) e Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2009). É professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC e atualmente, é doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Sociolinguística e Linguística Aplicada, com ênfase em crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.


MANOEL BARRETO JÚNIOR

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (2015), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2009), Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001). Graduado em Letras Vernáculas com Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998). Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia e Professor do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Historiografia Literária e Literatura Comparada, no macrossistema das Literaturas produzidas em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, atuando principalmente com os seguintes temas: representações literárias; crítica da história literária; composições poético-narrativas e demais tessituras estéticas que se articulam pelas mais variadas linguagens artísticas.


NADJA DA SILVA SANTOS
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Atualmente é professora do Colégio Doutor Luís Viana Filho e do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Possui duas pós-graduações, uma em Metodologia do Ensino Superior pela FACIBA e outra em Língua, Linguística e Literatura. Fez recentemente um curso de atualização na Ohio University. É mestre em Crítica Cultural pela UNEB (2013).
 

RITA DE CÁSSIA GALLEGO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. É professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura na Faculdade de Educação da USP, na área de Didática e do Programa de Pós-Graduação da mesma faculdade, nas linhas de pesquisa - Didática, Teorias de Ensino/História e Historiografia da Educação. No que concerne às pesquisas na área de educação, tem privilegiado os temas: tempo escolar, cultura escolar, organização do trabalho docente e avaliação da aprendizagem. 

ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Letras Vernáculas com Inglês e Literaturas pela Universidade Católica do Salvador (1990), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professora Adjunta DE do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, coordenando a pesquisa LEITURA NA ESCOLA: a constituição do sujeito leitor. É professora do curso da UAB-UEFS curso de Letras Vernáculas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, escrita, análise de discursos, escola pública, formação de professores e língua portuguesa e inglesa.

THAÍS PEREIRA DE SOUZA FISCINA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1999), especialização em Docência Superior pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (2002) e MBA em Administração pela UNIFACS (2006). Realizou duas Extensões universitárias em La Formacion de Directivos Educacionales en Cuba/Iplac. É professora da Faculdade Santíssimo Sacramento há 10 anos, atuando também nos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, Educação Especial com Tecnologias Assistivas e Informática na Educação. Atua como professora pesquisadora na Plataforma Freire. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2012.1, Campus II, na linha de pesquisa: margens da literatura com o projeto intitulado: CIBERLITERATURA: o uso de Blogs como ferramenta pedagógica em escolas públicas.

ÚRSULA CUNHA ANECLETO

Doutora em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Metodologia da Pesquisa (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é docente de Prática Pedagógica, Estágio em Língua Portuguesa e Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa na UNEB (campus XIV / campus XI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, e na área de Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes campos: Ensino de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Teoria do Agir Comunicativo, Estudos Culturais e Gestão Escolar.