Capa do livro: SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>uma análise da política educacional

SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
uma análise da política educacional

Autores: Lucia Rejane Gomes da Silva

A obra pretende contribuir com a formação de profissionais da educação, e trata da ausência de conteúdos de sexualidade e orientação sexual na formação inicial de professores, que serão cobrados a ter uma abordagem competente nessa área por ocasião da sua futura atuação profissional. Autores como Bauman, Freud, Foucault, Lindblom, dentre outros, dão sustentação teórica à abordagem do tema, no qual se procede uma análise da política educacional e um paralelo entre a realidade do Brasil e de Portugal na área de educação sexual nas escolas.

 

O objetivo da pesquisa foi investigar a orientação sexual como política educacional, o lugar que o tema ocupa na formação docente, e de que maneira instituições formadoras de professores os estão preparando para lidar com o tema. Os mecanismos, estratégias ou procedimentos de ensino utilizados pelos cursos de formação inicial de professores, as facilidades e dificuldades apresentadas por alunos e professores destes cursos para lidar com o tema sexualidade, além das suas sugestões para superá-las também fizeram parte dos objetivos. A análise do conteúdo foi adotada para se chegar aos resultados, identificando-se três categorias: a sexualidade ausente ou negada, a sexualidade proclamada e a sexualidade idealizada.

 

As diretrizes curriculares atuais dos cursos de pedagogia não contemplam esse conteúdo, em expresso conflito curricular com as diretrizes curriculares vigentes para o ensino fundamental, foco da futura atuação docente. Essa desarticulação entre a formação docente e as diretrizes do currículo do ensino fundamental pode comprometer a atuação dos futuros professores, pelo desconhecimento das manifestações sexuais encontradas na faixa etária dos alunos que cabe a si a responsabilidade.

 

Maiores investimentos na formação inicial, e não só na formação continuada, aguardam ser destinados e aplicados, para que essa política pública de avanço da cidadania possa se tornar efetiva, fazendo parte do dia a dia dos currículos das escolas brasileiras.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-074-6
DOI: 10.24824/978858042074.6
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br>uma análise da política educacional

Lucia Rejane Gomes da Silva

É graduada em Enfermagem e Obstetrícia (UFPE), Especialista em Gestão Escolar (UNIR), Mestre em Educação (UFRJ) e Doutora em Educação Escolar (UNESP).

Trabalhou no Hospital Universitário da UFAL, no Hospital de Base Dr. Ari Pinheiro do Governo do Estado de Rondônia e, desde 1990, é professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde contribui com a formação de profissionais das áreas de saúde e educação.

Este livro, em sua forma original, corresponde a sua tese de Doutorado, defendida em agosto de 2010, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Araraquara.