Capa do livro: GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR E AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:<br>da reflexão à transformação da prática pedagógica

GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR E AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
da reflexão à transformação da prática pedagógica

Autores: Elaine Costa - Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Este livro tem como pressuposto refletir a vinculação existente entre a gestão escolar e o índice do Ideb conquistado através das avaliações em larga escala e por performance. Para as políticas públicas, o mesmo constitui um instrumento importante como indicador de qualidade da educação básica no país, mediante dois conceitos basilares: fluxo escolar, composto pela taxa de aprovação, reprovação e abandono, adicionado ao resultado de desempenho dos alunos nas avaliações amplas. Diante dessa perspectiva, nosso objetivo foi analisar a gestão escolar em seu contexto específico a partir do resultado do Ideb/2009 e 2011 de cada escola selecionada para a referida pesquisa, investigando a influência da mesma nos resultados quantitativos. Desenvolvemos a pesquisa com gestores escolares públicos, oriundos de quatro escolas da cidade de Lages/SC, pertencentes à rede estadual de ensino. Os dados foram coletados através de questionário e entrevista semiestruturada, no recorte de cinco gestores respondentes. Justificamos a escolha deste tema, com a intenção de provocar uma reflexão para a educação básica sobre os dois eixos centrais, gestão escolar e Ideb, desconstruindo as concepções agregadas aos resultados divulgados pelos órgãos oficiais e possibilitar a reconstrução de novos paradigmas. Esta obra foi fruto de uma pesquisa realizada com o financiamento do Observatorio de Educação da CAPES/INEP e foi inserida em um projeto macro que refletiu sobre a "relação entre o desempenho dos alunos das Escolas Estaduais das regiões Sudeste e Sul, segundo a Prova Brasil e Censo Escolar de 2009 e a formação/atuação de seus professores”. Envolvendo a Unicamp, a UNIPLAC e a UNOESTE.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0708-0
DOI: 10.24824/978854440708.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR E AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:<br>da reflexão à transformação da prática pedagógica
ELAINE COSTA
Doutoranda pela Universid Americana em Asunción/PY; Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages/SC; Licenciada em Pedagogia/Administração Escolar/Supervisão Escolar também pela UNIPLAC. Concursada no Magistério Público de Santa Catarina na função de Administradora Escolar.

MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Diretora da Rede Ibero-americana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIPPES sediada na UNOESC. Diretora Adjunta da Rede Internacional de Educação Superior - RIES sediada na FE da UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul (GEPPES-Sul). Vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeras coletâneas e autora de capítulos. Possui vários artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É membro de vários conselhos editoriais. Pesquisadora do GT 11- Políticas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. Pesquisadora do CNPq e da CAPES/INEP. Foi coordenadora do Projeto de Investigação edital Observatório de Educação (2011-2013).