Capa do livro: O DISCURSO DA DANÇA:<br>uma perspectiva semiótica

O DISCURSO DA DANÇA:
uma perspectiva semiótica

Autores: Mariana de Rosa Trotta

“O discurso da dança: uma perspectiva semiótica” é o resultado de uma intensa pesquisa, que teve início nas minhas primeiras aulas de semiótica. Ainda na graduação, percebi que a semiótica é uma ferramenta importante para a análise dos discursos artísticos e que, portanto, serviria como um bom fundamento teórico para analisar a dança. Bailarina e muito apaixonada pelas diferentes linguagens, aventurei-me por coreografar um trabalho teórico. Passo a passo fui pensando a dança, a partir da minha prática, das aulas de balé, dos espetáculos que assistia com muita frequência e das dificuldades e alegrias dos meus alunos para aprender a dançar. Estudar a dança como discurso artístico ressalta seu potencial de criação e de articulação entre as diferentes linguagens que a compõe: linguagens visuais, musicais e gestuais.

 

Este livro, que é resultado da minha dissertação de Mestrado, aponta as bases de uma gramática semiótica da dança. Procura-se, dessa forma, analisar os procedimentos de construção dos sentidos na dança, principalmente as relações existentes entre o plano da expressão e o plano do conteúdo, que constituem uma de suas especificidades; analisar as características específicas da Dança Clássica e da Dança Moderna; e estudar a intertextualidade e a interdiscursividade como parte do sentido da obra. A metodologia adotada é a semiótica discursiva de linha francesa, desenvolvida por Greimas e seus discípulos. Para confirmar nossos pressupostos teóricos selecionamos dois espetáculos de dança, um clássico e um moderno, Cinderella de Panov, e Cendrillon de Maguy Marin, respectivamente.

 

Espero que a obra ofereça ao leitor uma visão da dança como gestualidade estética e de como se dá a polêmica entre os estilos clássico e moderno. É assim, coreografando parte por parte, ensaiando, criando aos poucos e dentro das possibilidades, que chegamos ao fim de uma coreografia que se fez no encadeamento das frases, das ideias e, principalmente, na observação da dança enquanto linguagem. A todos que dançam nas letras ou nos palcos os meus agradecimentos.

 

Impresso
de R$ 56,29 por
R$ 48,23
Digital
de R$ 56,29 por
R$ 39,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-072-2
DOI: 10.24824/978858042072.2
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O DISCURSO DA DANÇA:<br>uma perspectiva semiótica

Mariana de Rosa Trotta        

Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal Fluminense. Fez mestrado na Universidade de São Paulo, em Semiótica. Ministra aulas de "Filosofia, Estética e Dança", "Introdução aos Estudos da Corporeidade", além de disciplinas de técnica: "Balé e Contemporaneidade" e "Contatos a Apoios", atuando como Professora Adjunta do Departamento de Arte Corporal da UFRJ. Coordenadora do Laboratório de Linguagens do Corpo (LALIC) da UFRJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semiótica da Dança. Iniciou seus estudos em dança no Ballet Stagium, atuou como bailarina no Ballet Nacional de Cuba. Colunista do jornal do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro, escreve artigos sobre a dança como linguagem estética. Colaboradora do projeto “De la... a la ...da escritura à coreografia”, atuando como lingüista junto ao projeto internacional de pesquisa do Instituto Cervantes de Madrid e do Rio de Janeiro, dirigido por Juan Dominguez, para o Festival Panorama de Dança 2007.