Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO<br>Volume 7

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO
Volume 7

Autores: Luiz Sanches Neto - Elisabete dos Santos Freire - Tiemi Okimura Kerr - Luciana Venâncio (Orgs.)

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Sinopse

Este livro apresenta múltiplas perspectivas temáticas e promove uma articulação de questões teóricas e práticas sobre o campo amplo da intervenção profissional em Educação Física escolar. Escrito por autores que constituem parcerias a partir de inquietações que implicam tanto a intervenção quanto os desafios pedagógicos formativos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0848-3
DOI: 10.24824/978854440848.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO<br>Volume 7

Autores

ADRIANO PIRES DE CAMPOS
Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - USP (1995); Mestre em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências, UNESP, Campus Rio Claro/SP (2003). Aprimoramento em Avaliação Econômica de Projetos Sociais (Fundação Itaú Social, 2011). Gestão da Sustentabilidade (2006), Responsabilidade Social de Empresas (2004) e Gestão de Organizações do Terceiro Setor (2000) pela Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Ex-docente na Universidade Anhanguera, FMU – Faculdades Metropolitanas Unidadas e Universidade Gama Filho. Coordenador Operacional do Instituto Social Esporte e Educação (2010-2011).  Membro do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan Americanos Rio 2007 e III Jogos Para Pan Americanos Rio 2007.

ANTÔNIO SEVERINO
Bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica; doutor em Filosofia pela PUC de São Paulo.  Livre-docente em Filosofia da Educação pela USP. Professor titular de Filosofia da Educação, ora aposentado, da Faculdade de Educação da USP. Atualmente trabalha no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Uninove, em São Paulo.

CARLA ULASOWICZ
Licenciada em Educação Física (1994-97). Doutoranda e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Educação Física do Ensino Fundamental I e Educação Infantil (desde 1998), ambos da rede particular de ensino. Participa do grupo de estudo em Educação Física Escolar: professores-pesquisadores (desde 2005). É autora do livro Educação Física Escolar e Motivação: a influência de um programa de ensino sobre a prática de atividades físicas; editora CRV, o qual foi incluído na lista de referências do concurso para Professor de Educação Básica II - Educação Física - 2013, da rede estadual de ensino de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar e idosos, ensino-aprendizagem, intervenção cognitiva. É mediadora de aprendizagem do Programa de Enriquecimento Instrumental do Prof. Reuven Feuerstein.

CARLOS AYALA
Profesor Asistente, Universidad de Caldas, Departamento de Acción Física Humana. Licenciado en Educación Física y Recreación, Universidad de Caldas, 1995. Especialista en Procesos Pedagógicos del Entrenamiento Deportivo, Universidad de Cundinamarca, 2004. Magister en Educación, con Énfasis en Currículo y Evaluación, Universidad de Caldas, 2010. Doctorado en Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista – UNESP/RC/BR, 2011-2015.

CLAUDINEI CHELLES
Licenciado em Educação Física e Técnico em Desportos – UNESP; Psicólogo – UNESP; Especialista em Ciências do Treinamento – UNICAMP; Mestre em Pedagogia da Motricidade Humana – UNESP; Doutorando em Educação – UNESP; Técnico Desportivo/Analista sociocultural - Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

DANIELA AUAD
Na Universidade de São Paulo (USP), realizou Doutorado em Sociologia da Educação (2004), Mestrado em História e Filosofia da Educação (1998) e Graduação em Pedagogia (1995). Na Iniciação Científica, no Mestrado e no Doutorado, foi contemplada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizou, durante o Doutorado, estágio de pesquisa em Paris, no Instituto de Pesquisa em Ciências Contemporâneas (IRESCO), associado ao CNRS e à Universidade Paris 8. Atuou como assessora técnica da Coordenadoria Especial da Mulher do Município de São Paulo e foi, no âmbito desta função, coordenadora do primeiro Curso de Gênero para Educadores da Rede Municipal da Cidade de São Paulo (2004). Atualmente, é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), na linha Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Na Graduação, é responsável por disciplinas da área de Sociologia da Educação; Estado, Sociedade e Educação; Relações de Gênero e Educação em uma perspectiva feminista. Concluiu pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2008.  É autora dos livros Feminismo: que história é essa? (DP&A, 2003), Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola (Contexto, 2006), Gênero e Políticas Públicas: avanços e desafios (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres & UCDB/MS, 2008); O Professor e a Professora diante das Relações de Gênero na Educação Física Escolar (Cortez, 2012). É líder e fundadora, ao lado da Profa. Dra. Cláudia Regina Lahni, do Flores Raras: Educação, Comunicação e Feminismos, Grupo de Estudos e Pesquisas que, tanto na Universidade quanto no âmbito de variados Movimentos Sociais, desenvolve atividades de docência, pesquisa, extensão, debate, ocupação, resistência e transformação.

EDUARDO CARREIRO
Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP-Rio Claro, Especialista em Administração de empresas – FAAP-SP, Gerente executivo de esporte e vida saudável SESI-SP, Docente convidado cursos de pós graduação.

ELENICE ONOFRE
Doutora em Educação (UNESP – Araraquara), Mestre em Educação (UFSCar), Pedagoga (UNESP). Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/SP. Coordenadora do EduCárceres – Núcleo de investigações e práticas educativas em espaços de restrição e privação de liberdade. Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos.

ELIANE GOMES DA SILVA
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Teoria e Prática Pedagógica, e doutorada em Educação na Universidade de São Paulo, na área de Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares. Tem experiência na área de Educação Física escolar e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: didática; metodologia de ensino; prática pedagógica e estágio supervisionado em Educação Física escolar; linguagem, comunicação, expressão corporal e atividades rítmicas. Atua nos cursos de Educação Física e Pedagogia nas Faculdades Orígenes Lessa em Lençóis Paulista-SP.

ELISABETE FREIRE
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Teoria e Prática Pedagógica, e doutorada em Educação na Universidade de São Paulo, na área de Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares. Tem experiência na área de Educação Física escolar e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: didática; metodologia de ensino; prática pedagógica e estágio supervisionado em Educação Física escolar; linguagem, comunicação, expressão corporal e atividades rítmicas. Atua nos cursos de Educação Física e Pedagogia nas Faculdades Orígenes Lessa em Lençóis Paulista-SP.

JOSE LOMÔNACO
Professor Associado (Livre-docente) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Foi Professor-Colaborador por ocasião da instalação do Curso de Pós-Graduação em Educação Física da USP, tendo orientado algumas dissertações de mestrado no referido curso. É professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no IPUSP, onde orienta trabalhos de dissertação de mestrado e tese de doutorado, vários deles de graduandos em Educação Física e/ou com temas referentes à atividade física. É autor de livros na área de Psicologia da Aprendizagem e tem vários artigos publicados em revistas científicas. Interesses teóricos predominantes: Aprendizagem Motora, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Cognitiva, com especial interesse pelo processo de formação de conceitos.

LEANDRO OLIVEIRA
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Guarulhos (2004-2006); Especialização em Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2007-2008); Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (2008-2010); Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2010-2012). Atualmente é Professor de Educação Física na Prefeitura e Estado de SP, ambos em cargo efetivo; Professor dos cursos preparatórios para concursos públicos no "Cursão Santa Rita"; Professor em cursos de Formação para Professores da Rede Municipal de São Paulo; Integrante do grupo de estudos "Professores-Pesquisadores". Tem trabalhos publicados com ênfase no ensino de Lutas na escola; Sistematização de conteúdos; Formação inicial e ingresso de professores de Educação Física na carreira.

LENICE VIEIRA
Possui graduação em licenciatura plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1984). Pós-graduada em Treinamento Personalizado pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas (2003); Gestão Educacional pela Faculdade Mozarteun de São Paulo (2009); pós-graduada pela UNICAMP em Educação Física Escolar (2012). Professora das redes estadual e municipal de São Paulo.

LUCIANA VENÂNCIO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente; Bolsista Doutorado FAPESP (2010-2014). Experiência docente no Ensino Superior e na Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação Física. Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo. Pesquisa e leciona temas referente à Educação Física escolar, princípios curriculares, formação inicial e permanente, projeto político pedagógico, cotidiano escolar, prática pedagógica, sistematização de conteúdos, pesquisa-ação, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes, elaboração e avaliação de propostas curriculares de Educação Física. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot.

LUCIANO CORSINO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIMESP-FIG, especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e cursa doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É autor do livro "O Professor diante das relações de gênero na Educação Física Escolar" (Cortez, 2012). É membro associado ao International Study Association on Teachers and Teaching – ISATT e à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN. Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física Escolar Professores Pesquisadores, do Grupo de Estudos Flores Raras: Comunicação e Feminismos - UFJF e do Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude - VIOLAR/UNICAMP.

LUIZ SANCHES NETO
Cursou Bacharelado em Educação Física (1994-98) e Licenciatura em Educação Física (1997-99), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Educação Física Escolar (2000-3) e Doutorado em Formação Profissional no Campo de Trabalho da Educação Física (2011-14), ambos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto de Doutorado financiado pela FAPESP. Atualmente é professor orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (USJT). É professor no curso de Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional no Centro Universitário Senac e leciona também nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física na Universidade Guarulhos (UnG) e Faculdade das Américas (Fam). Tem experiência como professor titular da Rede Municipal de Educação Básica de São Paulo (2002-7) e coautor da Proposta Curricular de Educação Física da Rede Estadual Paulista (2007-8). Pesquisa e leciona temas relacionados à: sistematização de princípios curriculares, narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e o processo de formação permanente de professores de Educação Física. Participa de núcleos de pesquisa sobre currículo (GEPEFEC) na USJT, formação profissional (NEPEF-FPCT, campus Rio Claro-IB) e escolarização (Gefesc, campus Bauru-FC) na Unesp, da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network on Complexity, e do grupo autônomo de Professores-Pesquisadores de Educação Física desde 2005: http://br.groups.yahoo.com/group/professorespesquisadores. Também é membro da AERA - American Educational Research Association - e do ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching - desde 2011.

MAURO BETTI
Professor Adjunto Departamento de Educação Física da UNESP-Bauru e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Presidente Prudente. Livre-Docente em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação Física, Doutor em Filosofia da Educação, Mestre e Licenciado em Educação Física.

ROBERTO IAOCHITE
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (1994), Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (1999) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Realizou Estágio de Pesquisa na área de Educação Física, Currículo e Saúde no Pedagogy Laboratory - Departament of Kinesiology of the University of North Carolina at Greensboro, EUA (2014), no Department of Kinesiology - University of Maryland, EUA (2012) e na área de Formação de Professores no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2011). É Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. Atualmente participa como Pesquisador do NEPEF/Unesp e NEAPSI/Unicamp investigando o construto da autoeficácia/teoria social cognitiva ao longo da formação inicial e desenvolvimento da carreira docente em Educação Física.

SAMUEL DE SOUZA NETO
É Professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências – Depto de Educação - campus Rio Claro. Possui Licenciatura em Educação Física e Pedagogia no PIME e Letras na UNESP/Assis; Mestrado em Educação – UFSCar/São Carlos; Doutorado em Educação – USP/São Paulo; Livre-Docência em Educação Física – UNESP/Rio Claro. Desenvolve investigação nas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Trabalho Docente e Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física. Atualmente é Coordenador do Programa Pós-graduação em Ciências da Motricidade; Pesquisador CNPq, NEPEF-FPCT e DOFPPEN e Pesquisador Associado Internacional do CRIFPE/Canadá.

TIEMI OKIMURA KERR
Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física (1998 e 1999) e mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (2005) pela Universidade de São Paulo. É professora do ensino médio na Escola Estadual Dona Ana Rosa e do ensino superior no Centro Universitário Unisant'anna. Foi educadora on line do curso EAD de especialização em Educação Física pela Redefor-Unicamp e tutora no curso semipresencial de Pedadogia pela Unesp. Tem experiência nos diferentes ciclos da educação básica, avaliação física em academia e educação física para idosos. Atualmente pesquisa a educação física escolar e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

WILLIAN CONCEIÇÃO
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, é Mestre em Educação e especialista em Educação Física escolar, ambos pela Universidade Federal de São Carlos, é licenciado em Educação Física. Foi professor efetivo na educação básica na rede estadual e municipal de São Paulo, Coordenador Pedagógico na Fundação CASA, professor efetivo na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Atualmente é coordenador geral dos cursos de graduação EaD do Centro Universitário Senac-SP. Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física escolar - Professores Pesquisadores, do grupo de pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar), do Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude - Violar (Unicamp). Associado ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), à Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e a International Oral History Association (IOHA).

WALTER ROBERTO CORREIA
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1987) e Pedagogia pela Universidade São Marcos (1992). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994). Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Formação em Psicanálise pelo CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos (2010). Mestre Qualificado em Ving Tsun/Kung Fu (Arte Marcial Chinesa) pela International Moy Yat Ving Tsun Federation (2010). Tem experiência na área de Educação Física com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação Física Escolar; Educação Física no Ensino Médio; Dimensões Socioculturais do Movimento Humano. Atualmente é Professor Doutor da EEFE-USP.