Capa do livro: INTERDISCIPLINARIDADE, COMPLEXIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

INTERDISCIPLINARIDADE, COMPLEXIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores: Walmir de Albuquerque Barbosa - Marilene Corrêa da Silva Freitas - Artemis de Araujo Soares (Orgs.)

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Sinopse

A presente coletânea é exercício da interdisciplinaridade na Amazônia ultrapassa o ambiente intelectual do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA. Está no cerne da ampliação da pós-graduação brasileira, na luta pelo direito de autocompreensão e de manifestação de grupos de pesquisa na Amazônia.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0840-7
DOI: 10.24824/978854440840.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 173
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

INTERDISCIPLINARIDADE, COMPLEXIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

ORGANIZADORES

WALMIR DE ALBUQUERQUE BARBOSA
Professor do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas(UFAM). Graduado em Comunicação; Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi Reitor da Universidade Federal do Amazonas (1997/2001). Experiência acadêmica nas áreas de Comunicação Social, Gestão da Educação e Políticas Públicas em Educação. Prêmio INTERCOM de Orientação de Trabalhos de Pesquisa em Ciência da Comunicação; e Prêmio "José Marques de Melo" - Liderança Regional na Pesquisa em Comunicação-2013(INTERCOM).

MARILENE CORRÊA DA SILVA FREITAS
Graduada em Serviço Social (UFAM), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professora, pesquisadora e orientadora dos Programas de Pós Graduação Doutorados e Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia, Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas e Agricultura no Trópico Úmido do INPA. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, políticas públicas, política científica, teoria sociológica, desenvolvimento socioeconômico. Foi Reitora da Universidade do Estado do Amazonas (maio de 2007- março de 2010). Coordenadora do Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-UFAM)

ARTEMIS DE ARAUJO SOARES
Graduada em Educação Física (UFAM); Doutorado em CIÊNCIAS DO DESPORTO pela Universidade do Porto. É Professor Associado IV da Universidade Federal do Amazonas, atuando na administração como Diretora da Faculdade por 3 gestões. Ministra as disciplinas Cultura Corporal de Povos Tradicionais e Seminário de Pesquisa II no PPGSCA- Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia do ICHL; Dimensões Socioantropológicas do Esporte, Antropologia Cultural e Metodologia do ensino da GR na FEFF-Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UFAM. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em ESPORTE E CULTURA, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de comunidade-tradições desportivo-culturais, jogos tradicionais, corpo, corporeidade, rituais, estudos socioculturais-desportivos e atividade física escolar.

AUTORES

ADELINO RIBEIRO
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, Ensino de Física e Epistemologia da Ciência.

ALEX SANDER PEREIRA REGIS
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Sociologia (2013) na mesma instituição com a Dissertação intitulada "Narrativas sobre a crise econômica mundial e crise de representações: o que a crise evidencia?". Doutorando no Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia - PPGSCA. Interesses: Sociologia Rural, Sociologia da Globalização, Sociologia do Desenvolvimento, "Nova" Classe Media. 

ÂNGELA MARIA RODRIGUES DE FIGUEIREDO
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA/UFAM (2014). Possui mestrado em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2012), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2004) e. Atualmente é professora na Universidade do Estado do Amazonas UEA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cultura Infantil.

RAQUEL WIGGERS
Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta 3 do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, ambos da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Antropologia, atuando em projetos com os seguintes temas: violência, conflitos domésticos, relações de gênero, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, parentesco, transformações no mundo rural, assentamentos rurais, conhecimentos tradicionais, comunidades e fronteiras identitárias e meio ambiente na Amazônia. 

EVELINE MARIA DAMASCENO DO NASCIMENTO
Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008). Atualmente é doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/UFAM (2013) e professora estatutária da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC) e pesquisadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder vinculado ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, Meio Ambiente e Memória.

IRAILDES CALDAS TORRES
Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia, Teologia, Pastoral e Ciências Humanas da CNBB; Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Filosofia Teologia Pastoral e Ciências Humanas da CNBB; Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas; Doutorado em Ciências Sociais/ Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Possui experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Serviço Social atuando principalmente nos temas de gênero e manifestações simbólicas; trabalho, movimentos e práticas sociais na Amazônia. 

GERALDO MAGELA DANIEL JÚNIOR
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí, Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno (2000) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; ideologia e educação; educação e subjetividade.

HELOÍSA HELENA CORRÊA DA SILVA
Pós Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA. 

IZA REIS GOMES ORTIZ
Doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas; Mestre em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC.Graduada em Letras/ Português pela Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência como Avaliadora de projetos e na área de Língua Portuguesa e Literaturas com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Portuguesa, Análise Literária e do Discurso; e Avaliadora de projetos atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Africana e Afro-brasileira - Análise do discurso - Manifestações socioculturais - e avaliação de projetos.

GABRIEL ARCANJO SANTOS DE ALBUQUERQUE
É professor Associado da Universidade Federal do Amazonas no Departamento de Língua e Literatura Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos de poesia brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira, metodologia da leitura, a Amazônia e a cultura brasileira. Está coordenador da Universidade Aberta do Brasil e Diretor Executivo do Centro de Educação a Distância da UFAM. Vem desenvolvendo trabalhos voltados para as relações entre literatura e suportes digitais como também sobre a produção literária em condição insular. 

JOSUÉ GOMES VIEIRA
Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-UFAM), Possui experiência de Pesquisa em Sociedade; Cultura; Antropologia das Emoções e Jurídica; Sociologia Criminal; Processos Socioculturais na Amazônia. E, experiências técnicas na área de gestão de projetos, administração e processos gerenciais da governança pública. Atualmente realiza pesquisa sobre Medo do Crime, Percepção do Risco Criminal, Segurança Pública, Populações Vulneráveis, Impactos sociais e ambientais de Exposição Populacional à Violência Criminal na Amazônia Ocidental.

VICTOR LEANDRO DA SILVA
Graduação em licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas; Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. É Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas e doutorando do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia. 

WELEN BATALHA PEREIRA VASCONCELOS
Doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014). Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduada em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Federal do Amazonas. Professora de Ensino Superior do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

SIMONE ENEIDA BAÇAL DE OLIVEIRA
Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba; Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Prática Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: prática profissional, serviço social, educação superior, políticas de saúde e educação. É professora permanente do Curso de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e do Curso de Mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia. Atualmente é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras/ICHL.