Capa do livro: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE:<br>reflexões filosóficas, estéticas, políticas e étnico-raciais

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE:
reflexões filosóficas, estéticas, políticas e étnico-raciais

Autores: Adenaide Amorim Lima - Denise Aparecida Brito Barreto - Tamires Dias dos Santos (Orgs.)

Este livro sobre formação docente parte do pressuposto de que nenhuma área de conhecimento é suficiente em si mesma quando se trata de discutir esse fenômeno. Diante da multiplicidade e pluralidade de enfoques, trouxemos uma pequena amostra dessa complexa discussão. Apresentamos abordagens distintas, porém, analógicas entre si sobre essa temática.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0832-2
DOI: 10.24824/978854440832.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE:<br>reflexões filosóficas, estéticas, políticas e étnico-raciais
 ÍCARO SOUZA FARIAS
Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste - UESB (2014). Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor de filosofia do Estado do Rio de Janeiro.

TAMIRES DIAS DOS SANTOS
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012). Atualmente cursa Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É bolsista (pesquisadora) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior). Tem experiência no Ensino Fundamental I e II e na Educação Infantil. Concentra suas pesquisas nas seguintes temáticas: Educação, Estética e Teoria Crítica.

MARIANA DE MACÊDO SEIXAS
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação -UFF (2014); Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia (Universidade Gama Filho, 2009); Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Foi professora de filosofia pelo Estado do Rio de Janeiro de 2008-2014 no ensino médio . Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II. E tem Interesses em Estética, Teoria Crítica e Formação docente.

ADENAIDE AMORIM LIMA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UESB em Vitória da Conquista-BA. Bolsista de Mestrado da UESB. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação. Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Pedagógica em Espaços Educacionais - GEPPE/UESB e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Drogas e Álcool, do Museu Pedagógico - GEPAD/UESB.

ROSANA MARIA DE SOUZA ALVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2004), especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2012) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atuou como Assessora Técnica do Ministério da Educação em Programas de Formação de Professores em Exercício. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São Luís/Centro Histórico e professora no programa PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).

FRANCISCA JOELINA XAVIER
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e especialista em Atenção Integral à Saúde do Adolescente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-(UVA). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo: Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação (DDSE). É bolsista (pesquisadora) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) da UVA. Membro do Núcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos ? (NEDEJA) da UFF. Atuou como professora substituta na UVA, Assessora Pedagógica, Docente de Educação Infantil no âmbito público e privado. Podendo desenvolver trabalhos nas seguintes áreas do conhecimento referente a educação: Juventude, Gestão dos Processos Educativos, Didática, Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, Escola e Redes Sociais, Educação e Participação Social, Metodologia do Trabalho Científico, dentre outras na área da educação.

DENISE APARECIDA BRITO BARRETO
Possui graduação em Letras, Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - UC. É professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atua na graduação, na especialização e no programa de Mestrado do PPGED. É membro do comitê científico e tecnológico da Faculdade Independente do Nordeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas:ensino-aprendizagem, leitura, escrita, alfabetização.

ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA
Possui graduação em Letras Vernáculas pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1985), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996/2003). Pos doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília. Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, da Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-graduaçao em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, e do Programa de Pós-graduação em Educação. Atua na área de Educação e Linguagem, no âmbito de estudos bakhtinianos, dialogia e ensino, gêneros discursivos, educação linguística, letramento, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, currículo e formação docente. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/CNPQ/UESB. Coordenador do projeto PIBID Letras Vernáculas da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Possui experiência em coordenação acadêmica de Programas de Pós-graduação e em Comitês técnicos de assessoramento nas áreas de Ciências Humanas, Educação, Letras, Linguística.

LILIAM TERESA MARTINS FREITAS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2009) e especialista em Cultura Afrobrasileira pela Faculdade Internacional Signorelli (2013). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão, nos cursos de Licenciatura no Campus Codó. Na pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: educação, literatura infantil, negros. E atualmente cursando o Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense.

MAICELMA MAIA SOUZA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (2005), é Mestra em Educação - UESB (2014) e possui Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, em Amargosa-BA, concentra seus estudos na área de Educação e Relações Étnico-Raciais, Didática, Currículo e Prática Pedagógica.

LÚCIO ANDRÉ ANDRADE DA CONCEIÇÃO
Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Atualmente é professor titular do Instituto Federal da Bahia e doutorando pelo DMMDC - UFBA (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia, cultura, candomblé e formação docente.

LUIZ ALBERTO CHAVES JUNIOR
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2007), Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Relações Raciais pela Universidade Federal Fluminense ( 2010 ) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( 2013 /2015). Agrega experiência na área de Educação como Administrador Escolar, Coordenador Pedagógico, Professor do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente compõe o grupo de Conselheiros Municipais de Educação e do FUNDEB e o Núcleo de Apoio as Equipes Diretivas em Tanguá/RJ.