Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores: Vânia Galindo Massabni - Maria Angélica Penatti Pipitone (Orgs.)

O objetivo do livro é oferecer subsídios à formação de professores para a educação profissional. Resgata o contexto histórico da formação do trabalhador e os desafios da reorganização das Licenciaturas para discutir experiências de formação de professores nas áreas de agrárias, enfermagem e psicologia.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0824-7
DOI: 10.24824/978854440824.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
VÂNIA GALINDO MASSABNI
Graduou-se em Ciências Biológicas e finalizou Mestrado em Educação para a Ciência (2000) e Doutorado Educação Escolar (2005), ambos pela UNESP. Docente da Universidade de São Paulo desde 2006, atua e coordena as Licenciaturas em Ciências Agrárias e Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ). É credenciada no Programa de pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA). Pesquisa a formação de professores em suas diferentes interfaces, entre elas sua relação com a política educacional, metodologias de ensino em Ciências Biológicas e Agrárias, trabalho docente, educação ambiental e orientações piagetianas construtivistas.

MARIA ANGÉLICA PENATTI PIPITONE
Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade de São Paulo (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atua e já coordenou as Licenciaturas em Ciências Agrárias e Biológicas da ESALQ- USP e é credenciada no Programa de pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA). Trabalha como professora livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, educação à distância e formação de professores.

LINEU NORIO KOHATSU
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), especialização em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e desenvolve pesquisas sobre Licenciatura e Ensino de Psicologia no Ensino Médio, Educação Inclusiva e o uso da fotografia e vídeo em pesquisa de psicologia.

FERNANDA DIAS DA SILVA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2014). Cursa licenciatura e iniciará o Mestrado em 2016 na mesma universidade. Atualmente trabalha na área de Educação Inclusiva, como acompanhante terapêutica. É integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na ETEC Guaracy Silveira, desde 2012. Faz voluntariado ligado a duas organizações independentes de palhaços, (“Desordineiros” e “Trupe dos Estardalhaços”. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar.

FELIPE AUGUSTO DIAS SCAVASIN
Integra o Conselho e a Equipe de Coordenação do Projeto Bandeira Científica da USP. Estuda intervenções em prevenção e promoção de saúde associado ao Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2011) e especialização em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental - UNIFESP (2014).

OMAR CALAZANS NOGUEIRA PEREIRA
Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com aperfeiçoamento em orientação profissional e de carreira pelo Instituto de Psicologia da USP. Cursa licenciatura em Psicologia na USP. Pesquisador Associado ao Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional (LABOR) do Instituto de Psicologia da USP. Professor de Desenvolvimento Pessoal e Social em colégio particular.

ADRIANA KATIA CORRÊA
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000). É professora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional em saúde e enfermagem e formação de professores. Desde 2006, é docente do Curso de Licenciatura da EERP/USP do qual foi coordenadora de 2009 a abril de 2014. Na graduação atua especificamente nas disciplinas curriculares voltadas à formação do enfermeiro professor para a atuação profissional em escolas de educação profissional da área da saúde/enfermagem e, na pós-graduação, é responsável por disciplinas voltadas à formação docente.

MARIA CONCEIÇÃO BERNARDO DE MELLO E SOUZA
Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde Barão de Mauá (1983), Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora Livre Docente junto ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP/USP. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (1985) e Especialista em Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz-MS). Possui Formação em Coordenação de Grupos Operativos pelo Instituto Pichón Rivière. Tem experiência na área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, com ênfase em Educação em Enfermagem, atuando principalmente nos temas: educação superior, educação profissional em saúde e enfermagem e formação de professores. Professora do Curso de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP, nas disciplinas voltadas para formação do enfermeiro professor para atuar em escolas de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem.

MARIA JOSE CLAPIS
Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Sagrado Coração/Universidade do Sagrado Coração (1979) de Bauru (SP), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1997). É Professora Associada (A3) do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Comissão de Graduação da EERP/USP (1999-2003; 2008-2012). Atua no ensino de Enfermagem, com ênfase no ensino de graduação em Enfermagem na Atenção Básica e na formação de enfermeiros licenciados na área de educação profissional em enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde da Mulher e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem obstétrica, Atenção Primária Saúde, formação de professores em saúde, pedagogia universitária.