Capa do livro: A GESTÃO SOCIAL DA EJA E SUAS INTERFACES COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO POPULAR NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL – BAHIA

A GESTÃO SOCIAL DA EJA E SUAS INTERFACES COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO POPULAR NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL – BAHIA

Autores: Eduardo José Fernandes Nunes - Maria Raidalva Nery Barreto - Marcos César Guimarães dos Santos (Orgs.)

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Sinopse

Este livro apresenta artigos que propiciam debates/interpretações sobre os sentidos e significados da EJA nos tempos contemporâneos como direitos sociais, é resultado de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos sobre o papel da Educação como ação de política pública no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diversidade de Sujeitos e ambientes sociais da EJA, no Território de Identidade do Sisal, na Bahia, justificam a necessidade de reconfigurações das políticas públicas educacionais e ações de órgãos não governamentais para essa modalidade de ensino.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0702-8
DOI: 10.24824/978854440702.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

A GESTÃO SOCIAL DA EJA E SUAS INTERFACES COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO POPULAR NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL – BAHIA

Autores

ANDREZZA RAQUEL CIRNE BEZERRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2006). Especialista em Educação profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pela UFPB (2010). Mestre em Educação na linha de Educação Popular (PPGE/UFPB - 2013). Atualmente é professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Pedagoga na Prefeitura Municipal de Bayeux. Está atuando como professora tutora na Universidade Aberta do Brasil/Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPB no Curso de Graduação em Pedagogia.

ANTÔNIO DIAS NASCIMENTO
Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1985), Doutor em Sociologia com ênfase em Educação Popular pela - The Universityof Liverpool (1993), Inglaterra. Pós-doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas, atuante junto ao Curso de Comunicação Social e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação,do Campus I.

AVELAR LUIZ BASTOS MUTIM
Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrárias pela Universidade do Estado da Bahia (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade /PPGEduC (Mestrado e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação Stritu Sensu em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação /GESTEC (Mestrado Profissional).

EDINÍZIA SANTANA VARJÃO GREENHALGH
Graduanda em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA
Doutora e Professora Assistente do Departamento de Educação do Campus XIV – Conceição do Coité da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social Projeto Político Pedagógico, Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional – GEPALE/UNICAMP. Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia.

EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES
Sociólogo. Doutor em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico (TSPPP).

GIOVANNA DEL GOBBO
Professora e pesquisadora no âmbito da Pedagogia Geral e Social da Faculdade de Educação da Universidade de Florença, na Itália. Faz parte do grupo de pesquisa da Cátedra Transdisciplinar para o Desenvolvimento Humano e a Cultura de Paz, da UNESCO, dirigida pelo Prof. Paolo Orefice, sendo responsável pelas Ações de Monitoramento da Qualidade e coordenando a Rede de Pesquisa sobre Saberes Locais para o Desenvolvimento, além de ser representante para os contatos e as atividades de formação e pesquisa na América Latina.

LILIAN ALMEIDA DOS SANTOS
Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGedC/UNEB). Professora da Rede Municipal de Educação de Salvador – BA e do Curso de Pedagogia vinculado à Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico (TSPPP).

LUZINETE BARBOSA LYRIO
Licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS). Formadora do Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

MARCOS CESAR GUIMARÃES DOS SANTOS
Licenciado em História, Mestre e Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico (TSPPP/UNEB).

MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Licenciada em Pedagogia. Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA). Integrante do Grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico (TSPPP).

NADEJE MARTINS DA ROCHA MIALCHI
Possui graduação em Pedagogia (1992), especialização no Ensino Superior e extensão universitária em orientação e supervisão escolar, mestrado e doutorado em Educação, pelo Departamento de História e Filosofia da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atua como docente da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Educação: área Educação de Jovens e Adultos. Atuou como Pedagoga da Prefeitura Municipal de Paulinia/SP, como coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, pelo Departamento Pedagógico. Atuou com atividade docente no Ensino Superior no curso Gestão Educacional pela Unicamp/FE; como professora da graduação em Pedagogia e Normal Superior pela FACECAP e da pós-graduação no curso Gestão Educacional, também FACECAP.

SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

STELINA MOREIRA DE VASCONCELOS NETA
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.