Autores: Marcelo Moreira Antunes - José Júlio Gavião de Almeida (Orgs.)
Os debates sobre as artes marciais, lutas e esportes de combate ganham importância no cenário da educação física contemporânea, seja em ambientes formais de ensino, seja nos não formais. Elas são um fenômeno social e cultural de grande intensidade e complexidade. Essa importância pode ser verificada no aumento de praticantes, de eventos competitivos, de programas ligados à promoção da saúde, de novos métodos de treinamento, da exposição na mídia, do número de publicações científicas e da criação de grupos de estudo e pesquisas pelo Brasil e em muitos países e que discutem o tema. A presente obra reflete alguns aspectos desse movimento de reflexão sobre esse fenômeno que se dá na atualidade, além de apontar alguns caminhos que podem ser percorridos para a qualificação do trabalho nesse campo. Fruto das palestras proferidas no I Colóquio de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da FEF-UNICAMP realizado em 2014, por diferentes pesquisadores brasileiros, a obra apresenta seis textos que versam sobre diferentes aspectos do ensino das artes marciais em sua relação direta com a educação física. Contemplando assim as dimensões da educação, do lazer, do esporte, da saúde e da pesquisa. Cada texto reflete de forma ampla interfaces das artes marciais com distintas possibilidades da educação física, de modo que o leitor possa aprofundar seus entendimentos e suas reflexões sobre esse fenômeno que emerge de forma importante na contemporaneidade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0786-8
DOI: 10.24824/978854440786.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
JOSÉ JÚLIO GAVIÃO DE ALMEIDA
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC (1982). Especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo - USP (1995). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1992). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP, bem como, membro da Congregação da referida instituição. Assessor Técnico da Federação Paulista de Desporto para Cegos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: Deficiência Visual, Lutas/Esportes de Combate, Aprendizagem esportiva, Esportes Paralímpicos.
ENRIQUE MILUZZI ORTEGA
Bacharel em Treinamento Esportivo (1997) e Licenciatura (1998) pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Professor da Academia Central Kung Fu – Wushu. Campeão Mundial combate Kuoshu 70 Kg (Taiwan 1996). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas (2011). Mestrando na FEF UNICAMP, Departamento de Atividade Física Adaptada (2014). Tem como tema de pesquisa a influência das artes marciais em crianças com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
GABRIELA SIMONE HARNISCH
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Mestra em Educação Física na área de atividade física adaptada pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.
LARISSA RAFAELA GALATTI
É docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Integradas Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP), onde é pesquisadora do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte). É pesquisadora do GEPESP/FEF/UNICAMP, doNUPPE/CDS/UFSC e do Grupo de Investigación y Análisis en los Deportes de Equipo (IADE) da Universidade da Coruña. É Doutora (2010) e Mestre (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).
RILLER SILVA REVERDITO
Doutorando em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (GEPESP/FEF/UNICAMP) e do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (LEAPE/UNEMAT). Atua na área de Educação Física e Pedagogia do Esporte, com ênfase na dinâmica do esporte na ecologia do desenvolvimento humano e dos processos metodológicos e didáticos da iniciação, especialização e treinamento esportivo.
ROBERTO RODRIGUES PAES
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (GEPESP/FEF/UNICAMP). Atualmente é membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro (a partir de 2013). Atua principalmente nos seguintes temas: Pedagogia do Esporte, Esporte, Basquetebol, Educação Física e Jogos Coletivos.
SAMUEL MENDONÇA
Concluiu o doutorado em Educação (Filosofia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas, em 2009. Bacharel e Licenciado em Filosofia (PUC Campinas). Atualmente é Professor Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas, docente das Faculdades de Educação e Filosofia da PUC Campinas; Vice-Coordenador do Forpred nacional (2014/2015); Consultor do Comitê Assessor Especial da Coordenação Geral de Cooperação Internacional da CAPES; Assessor Científico da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Presidente da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE); Membro do GT 17 - Filosofia da Educação da ANPEd; do INPE - International Network of Philosophers of Education, do PES - Philosophy of Education Society e da SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Lecionou Filosofia na rede pública estadual do Estado de São Paulo (Ensino Médio) e na rede particular de ensino (ensino fundamental II). É orientador de Mestrado e de Iniciação Científica nos seguintes temas: política educacional, ensino de filosofia, fundamentos da educação e filosofia da educação. É praticante de artes marciais chinesas há 30 anos.
WALTER ROBERTO CORREIA
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1987) e Pedagogia pela Universidade São Marcos (1992). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994). Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Formação em Psicanálise pelo CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos (2010). Mestre Qualificado em Ving Tsun/Kung Fu (Arte Marcial Chinesa) pela International Moy Yat Ving Tsun Federation (2010). Tem experiência na área de Educação Física com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação Física Escolar; Educação Física no Ensino Médio; Dimensões Socioculturais do Movimento Humano. Atualmente é Professor Doutor da EEFE-USP.