Capa do livro: CRIATIVIDADE E INTERCULTURALIDADE

CRIATIVIDADE E INTERCULTURALIDADE

Autores: Kátia Regina Xavier Pereira da Silva - Flávia Vieira da Silva do Amparo (Orgs.)

Criatividade e interculturalidade são conceitos marcados por construções teóricas complexas e encaminhamentos práticos desafiadores. Neste livro, define-se interculturalidade como a prática da abertura criativa à experiência, aliada ao exercício do olhar sensível ao outro, considerando-o em sua alteridade. Essa experiência sensível, no contexto educativo, traz de volta a humanidade perdida em meio à primazia da racionalidade. Neste sentido, defende-se que o exercício da criatividade pode favorecer o desenvolvimento de atitudes interculturais, na medida em que o processo criativo exige mudança de olhar em relação aos diferentes objetos. Os textos ora apresentados resultam de processos de formação continuada que atendem a um objetivo triplo: apresentar desafios, problematizar possibilidades e ilustrar práticas que congregam as temáticas criatividade e interculturalidade na Educação Básica. Nesse livro, produzido pelo Colégio Pedro II em parceria com outras instituições, o leitor encontrará contribuições que visam fazer circular o conhecimento produzido a partir de diálogos entre professores, alunos do Ensino Fundamental e Médio, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos. Uma obra imprescindível que busca desconstruir criticamente concepções que dicotomizam saberes e fazeres, teorias e práticas, Universidade e Escola Básica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0773-8
DOI: 10.24824/978854440773.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CRIATIVIDADE E INTERCULTURALIDADE
ALEXANDRE MARQUES ALVIM
Mestrando em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Músico profissional desde 1990, Licenciado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), professor de Artes na Rede Municipal do Município de Nova Iguaçu (RJ) desde 2009 e também de Educação Musical na Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2011.

ANA CAROLINA VIEIRA DE BRITO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2009) e Especialização em Administração e Planejamento da Educação (UERJ, 2012). Atualmente é Professora de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação (GEPLIED), liderado pela Profa. Dra. Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel e cuja missão é elaborar projetos e gerar ações que promovam o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

ANA PATRÍCIA DA SILVA
Doutora em Educação (UFRJ-2012), Mestre em Educação (UFRJ-2004) e possui Graduação em Educação Física (2000). Atualmente desenvolve atividade de Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Helena Faria Ornellas de Souza. Professora e pesquisadora da educação superior é vinculada ao Grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas, linha de pesquisa Educação em Saúde (UERJ) e ao Grupo Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em Educação, Educação Física escolar e Educação em Saúde.

ANA IVENICKI
PhD em Educação pela University of Glasgow. Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais bem como livros publicados/organizados, e vários trabalhos em anais de eventos. Tem sido Palestrante/Conferencista convidada em diversas instituições. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional. Foi agraciada com o prêmio CORA CORALINA, pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ ANPEd e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, conferido na 36a. Reunião Anual da ANPEd /2013, Goiânia, pela contribuição à Educação com Inclusão Social.

ANTÔNIO RODRIGO MEDEIROS RAMOS
Possui Graduação Plena em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2009), Pós-graduação em Nível de Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Mestrado em Actividade Física em Contexto Escolar pela Universidade de Coimbra (2013). Antropometrista Level 2 certificado pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry. Professor substituto do Colégio Pedro II e membro do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED).

BRUNO DOS SANTOS GOUVÊA
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, sob a orientação da Profa. Dra. Kátia Regina Xavier Pereira da Silva, e membro do Grupo Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.  Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle postural, envelhecimento e simulação mental de movimentos. Atualmente é professor de Educação Física na Rede Estadual do Rio de Janeiro e atua como professor Bilíngue (Inglês-Português) de Educação Física na Rede Municipal do Rio de Janeiro.

BRUNO RAFAEL SOARES
Possui Licenciatura Plena em Educação Física (UFRRJ-2008) e aperfeiçoamento Didático Pedagógico em Educação Física Escolar (Instituto Analice/PBN-RJ, 2010). Atualmente cursa Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar (UFF) e Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil (UFRRJ). É Professor I da Rede Municipal de Educação em Belford Roxo. Foi professor substituto do Colégio Pedro II. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.

CAMILA FRANÇA BARROS
Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Possui Certificado de Inglês Avançado - CAE pela Universidade de Cambridge (Inglaterra, 2008) e Certificado de Proficiência em inglês - CPE também pela Universidade de Cambridge (Inglaterra, 2009). Atualmente é professora efetiva de inglês do Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé e mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II.

CARLA CHAGAS RAMALHO
Possui formação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), Especialização em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais. Membro do grupo de estudo Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LAPEADE), sob a orientação do Professor Doutor José Jairo Vieira. Realiza pesquisa nas áreas de Educação, com ênfase nos temas: Gênero, Diversidade, Sexualidade.

CARLA DE OLIVEIRA ROMÃO
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PROPED – UERJ) (2014) na linha Infância, Juventude e Educação. Professora de Educação Infantil vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ. Compõe a Coletiva Feminista Luíza Mahin e o Coletivo Mangueiras – Jovens Feministas por Direitos Sexuais e Reprodutivos. Estuda temáticas relacionadas a mulheres, feminismos, gênero, identidade, espaço escolar e diferença.

CRISTIANO SANT'ANNA DE MEDEIROS
Doutorando e Mestre em Educação pelo Proped UERJ (Conceito CAPES 7) na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. É Professor Docente I do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Graduação em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Licenciatura em Administração pela mesma Universidade e diversos cursos na temática ligada às diferenças.

ELAINE LOPES NOVAIS
Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é regime jurídico único - Colégio Pedro II. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autoridade, limites, leitura em duplas, disciplina e indisciplina, vozes (Bakhtin).

ELISABETH AMANDA GOMES SOARES
Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e acadêmica bolsista do Estágio Integrado em Saúde Mental – SaudeRio. É Presidente da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASMU) da Gestão 2015.

ERIKA SOUZA LEME
Doutoranda em Educação (UFF, 2013). Pesquisadora na área de Formação de professores, Escola Democrática, Inclusão em Educação e Direitos Humanos. Graduação em Letras (UNORP,1997); Especialização em Linguística (UNESP, 2000); Mestrado em Educação (UFRJ, 2011), Pedagogia (UFRJ, 2012). Atua há 16 anos na área da educação, com experiência na Educação Fundamental e Superior.

FERNANDA SANTOS VALLIM DA SILVA
Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Especialista em Letramento(s) e Práticas Educacionais pelo CEFET/RJ (2014). Especialista em Docência do Ensino Básico em Língua Portuguesa pelo Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II (2013). Graduada em Letras Português/ Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012).

FLÁVIA VIEIRA DA SILVA DO AMPARO
Professora Adjunta de Literatura Brasileira da UFF e do Colégio Pedro II, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura (UFF) e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (CPII). Doutorou-se na UFRJ, com a tese Sob o véu dos versos: o lugar da poesia na obra de Machado de Assis. Organizou as Melhores crônicas de Josué Montello, pela Editora Global, e o livro Itinerário da palavra: o Colégio Pedro II nas letras brasileiras, pela Editora Raquel. Publicou as obras Mário de Alencar e Luis Murat, da Série Essencial, ambas pela Academia Brasileira de Letras.

GISELLI PINTO
Psicóloga clínica, licenciada pela Universidade Santa Úrsula, especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes. Possui experiência com atendimento clínico de jovens e adolescentes. Coordenou programas de aprendizagem das empresas Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola) e TV Globo, inclusive atuando na inclusão de aprendizes com deficiência, preparando os gestores para recebê-los e colaborando no processo adaptativo do aprendiz ao ambiente de trabalho. Atualmente, desenvolve um trabalho no SENAI, formando jovens surdos para o mercado de trabalho.

JANAINA SILVA ALVES CARNEIRO
Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal Fluminense (1999). Professora de Geografia da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no planejamento e coordenação de projetos interdisciplinares. Atualmente, é aluna do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, sob a orientação da Profa. Dra. Kátia Regina Xavier Pereira da Silva, e é membro do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.

JULIANA FRANÇA DA COSTA
Graduanda em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ex-aluna do Colégio Pedro II. É bolsista de iniciação à Docência do Grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas, linha de pesquisa Educação em Saúde (UERJ) e membro do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED) do Colégio Pedro II. Atua como colaboradora no Clube Novo Ser de Power Soccer.

KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA
Doutora em Educação (UFRJ-2008), Mestre em Educação (UERJ-2004), Pedagoga, com ênfase no Magistério das disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio (UFRJ-2002), Orientadora Educacional (UCAM-2000), Licenciada em Educação Física (UFRJ-1996). É docente efetiva do Colégio Pedro II (CPII), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Práticas de Educação Básica, no Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica (MPPEB) e no Campus Engenho Novo II, no segundo segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Pesquisadora da linha de pesquisa Prática docente e formação continuada do MPPEB, membro do Núcleo de Estudos de Residência Docente e Práticas de Educação Básica - CPII, fundadora e líder do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GPEAIINEDU), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Coordenadora do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED) no Campus Engenho Novo II do CPII. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas, linha de pesquisa Educação em Saúde (UERJ). Pós-Doutorado em andamento pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Helena Faria Ornellas de Souza. Possui experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento da Criatividade, Formação de Professores, Inclusão em Educação, Educação Física Escolar e Educação em Saúde.

LARA DE CASTRO RAMOS
Graduanda em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.   É membro do Grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas, linha de pesquisa Educação em Saúde (UERJ). Atua como colaboradora no Colégio Franco-Brasileiro.

LEANDRO TEOFILO DE BRITO
Possui formação em Licenciatura em Educação Física (2006) e Mestrado em Educação (2013), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Colégio Pedro II, atuando no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Campus Engenho Novo II, e no curso de Especialização em Educação Psicomotora, ministrando a disciplina Didática. É integrante também, nesta instituição, do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU), do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB - CPII). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd - UERJ), linha de pesquisas Infância, Juventude e Educação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Desigualdade e Educação Escolar da Juventude (DDEEJ), sob orientação da Profa. Dra. Miriam Soares Leite. Realiza pesquisas nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Relações de Gênero, Sexualidades e Teoria Queer; Juventudes e Culturas Juvenis; Educação Intercultural; Inclusão em Educação.

LEDA MARIA DA COSTA
Doutora em Literatura Comparada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, defendendo a tese "A trajetória da queda. As narrativas da derrota e os principais vilões da seleção em Copas do Mundo". É pesquisadora vinculada ao NEPESS (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Esporte) da Universidade Federal Fluminense e Editora-chefe da Revista Esporte e Sociedade (www.esportesociedade.com). É integrante do grupo de pesquisas Esporte e Cultura (Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ). Organizou o livro" Enquanto a Copa não vem. Memórias e narrativas sobre futebol", publicado pela EdUFF, em 2013, que reúne a produção de importantes pesquisadores, visando lançar sobre o fenômeno futebol uma perspectiva interdisciplinar.

LETICIA REOLON PEREIRA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e é ex-aluna do Colégio Pedro II. Atua como professora substituta da disciplina Educação Física no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação Física. É integrante também, nesta instituição, do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED).

LUDIMYLLE AMORIM MOREIRA
Pós-graduada em Psicopedagogia clínico-institucional pela UGF - RJ (2013). Possui graduação em Pedagogia com ênfase em necessidades educacionais especiais pela PUC -MG (2010). Cursa o Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica no Colégio Pedro II. Atua como professora de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro.

MARCELE DA SILVA SANTOS
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela UFF (2012). Cursa o Mestrado Profissional em Práticas de Educação básica no Colégio Pedro II. Atua como professora na Rede Municipal de Macaé.

MARCELLE RESENDE MOREIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2007) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM- 2009). Professora efetiva do Colégio Pedro II, com atuação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica em andamento no Colégio Pedro II, sob orientação da Profa. Dra. Kátia Regina Xavier Pereira da Silva. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.

MARIA VITÓRIA CAMPOS MAMEDE MAIA
Professora Adjunta da UFRJ em Psicologia da Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Coordenadora e fundadora do Espaço de Atendimento Psicopedagógico ao aluno da Faculdade de Educação - UFRJ - EAP. Coordenadora do grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem - LUPEA.

MARCIA MARIA BAPTISTA MARETTI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), especialização em Docência Superior pela Faculdade Bethencourt da Silva (1996), especialização em Constructivismo Y Educación pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Argentina (2007), especialização em Educação com Aplicação da Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), aperfeiçoamento em Produção, Recepção e Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), aperfeiçoamento em Que livros devo ler- leitura básica para professor pela Casa da Leitura (1999), aperfeiçoamento em Formação Continuada de Professores em Tecnologias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e aperfeiçoamento em Formação de Professores para AEE pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é docente do Colégio Pedro II. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.

MÁRCIA MARIN
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação (UERJ). Graduada em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial (UERJ). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II, instituição Federal de ensino. Experiência em educação especial e inclusão escolar. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.

MÁRCIA VALPASSOS PEDRO
Possui graduação em Bacharel em Matemática modalidade Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor de Informática Educativa do Ensino Fundamental e Médio - Colégio Pedro II. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.

MARCIO NOGUEIRA DE SÁ
Possui Mestrado em Educação - Universidad Americana (2013), Especialização em Educação Física Escolar (UFF, 2006) e Graduação em Educação Física (UGF, 1981). Atua como Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. É membro do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GPEAIINEDU), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ e do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED) no Campus Engenho Novo II do CPII. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Gestão Educacional.

MARIA DA GLÓRIA MOREIRA D'ESCOFFIER
Pedagoga, com habilitação em Orientação Educacional (UERJ, 1993) e Especialista em Educação com Aplicação da Informática (UERJ, 2004). Professora de Informática Educativa do Ensino Básico do Colégio Pedro II desde 2008. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.

MARIA ELIZABETH BATISTA MOURA DINIZ CAMPOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Pós-graduação Lato-sensu em Educação e Inclusão pela PUC-RJ. É integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

MARIA HELENA FARIA ORNELLAS DE SOUZA
Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, chefe do Departamento de Patologia e Laboratórios (2015-2017), líder de grupo de pesquisa do CNPQ- "Doenças crônico-degenerativas", coordenadora do projeto "Estudo de marcadores estratégicos em Doenças Hematológicas Malignas no Estado do Rio de Janeiro e correlações com respostas à quimioterapia" no Programa de Oncobiologia da UFRJ, coordenadora do laboratório de Ácidos Nucleicos. É membro do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II.  Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Onco-hematologia e Educação Médica.

MARIANA GARCIA ASTUTO
Acadêmica do quarto ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista de iniciação à Docência do Grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas, linha de pesquisa Educação em Saúde (UERJ).

MARTA CARDOSO GUEDES
Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Psicomotricidade (UNIIBMR), Licenciada em Educação Física (UGF), Atriz (DRT 20.318) e Diretora Teatral. Professora Responsável pela implantação do projeto CINEAD/LECAV/UFRJ na Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão na Comunidade do Vidigal (2012). Consultora Teatral para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Docência no Ensino Fundamental e Médio nas Redes Estadual e Municipal do Rio de Janeiro. Docência no Ensino Superior na Pós-graduação em Educação e Clínica Psicomotora no UNIIBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação) e na Pós-graduação em Orientação e Supervisão Educacional e Gestão Escolar e Pedagógica no Centro Universitário UNIABEU. Docência no Ensino Superior nas Graduações em Educação Física e Pedagogia no Centro Universitário UNIABEU 2012/2014.

MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA
Professora adjunta da Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Doutora em Educação (PPGE/UFRJ - 2014), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ - 2009), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ - 2004). Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão da Diversidade na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em Educação.

NATÁLIA DE ARRUDA SILVA
Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Primeira Secretária da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASMU) da Gestão 2015.

ROGERIO MENDES DE LIMA
Doutor em Ciências Humanas com concentração em Sociologia pelo PPGSA/ IFCS/ UFRJ (2002), Mestre em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (1998), Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (1998), Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (1995). É Professor do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, membro do Corpo Docente do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sociologia do Colégio Pedro II (NUPES), Supervisor da área de Sociologia do Programa de Residência Docente ( especialização homologada pela CAPES) do Colégio Pedro II e Coordenador da Disciplina de Sociologia da Educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SIMONE EMILIANO DE JESUS
Possui Bacharelado (2009) e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol e respectivas literaturas) (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialização em Literaturas Hispano-Americanas pela mesma universidade (2011). Possui Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, sob a orientação da profa. Dra. Kátia Regina Xavier Pereira da Silva e membro do Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU) do Colégio Pedro II. Sua experiência é na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, através de projetos de monitoria do Departamento de Neolatinas da Faculdade de Letras (UFRJ). Atuou como professora de Espanhol na rede particular de ensino, em curso de idiomas e em projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na rede pública de Educação Básica, atuou como professora substituta de Espanhol no Colégio Pedro II e nas prefeituras de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Atua como professora de Espanhol no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

THAÍS PORTO AMADEU
Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado na Pós-Graduação em Morfologia (atual BHEx) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Pós-Graduação em Morfologia (atual BHEx) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). De 2007 a 2009 atuou como Pesquisadora Visitante Junior no Laboratório de Hanseníase no Instituto Oswaldo Cruz na Fiocruz/RJ, onde também realizou seu Pós-Doutorado de 2009 a 2013 na área de Hanseníase (bolsa FAPERJ/CAPES). Atualmente é Professora Adjunta da disciplina de Patologia Geral (40h dedicação exclusiva) do Departamento de Patologia e Laboratórios na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (desde novembro de 2013), onde desenvolve no Laboratório de Imunopatologia projetos na área de Ciências Médicas e Biológicas, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, Morfologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo tecidual, fibrose, hanseníase e tuberculose. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas, linha de pesquisa Educação em Saúde (UERJ). Além disso, coordena e participa de Projetos de Extensão na área de Educação em Saúde com o desenvolvimento de eventos em escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, localizadas no Rio de Janeiro.

VERÔNICA PASSOS ALVES
Cursa o Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, sob orientação da profa. Dra. Kátia Regina Xavier Pereira da Silva. Possui Bacharelado em Letras português-francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Licenciatura em Letras português-francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atuou como professora de francês na Aliança Francesa do Rio de Janeiro de 2009 a 2014.  É docente efetiva de Francês do Colégio Pedro II, com atuação no Campus Engenho Novo II e integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU).

WAGNER TORRES DE ARAUJO
Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). É docente efetivo do Colégio Pedro II e integrante do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GPEAIINEDU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

YURI HENRIQUE DE ALBUQUERQUE ROCHA
Graduando em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ex-aluno do Colégio Pedro II. É bolsista de iniciação à Docência do Grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas, linha de pesquisa Educação em Saúde (UERJ) e membro do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED) do Colégio Pedro II. Atua como Colaborador da Clube Novo Ser e estagiário da Physical Club.