Autores: Hilda Maria Martins Bandeira
A interpretação da experiência e vivência da prática docente dos professores por meio da escrita dos diários tem sido focalizada na pesquisa qualitativa em educação. Nesta obra, está sistematizado o resultado de pesquisa-ação desenvolvida durante o curso de mestrado, cujos interlocutores eram professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escola pública.
A reflexão aguçada diante do mundo faz parte da natureza existencial da vida humana. Por conseguinte, a pertinência e o sentido da pesquisa são explicados não apenas pelo pensamento e pela ação, mas porque o ser humano está em ação e para além desta. É fato que ações e necessidades superam escolhas apriorísticas, visto que são frutos das condições sócio-históricas que a pessoa se inclui e se transpõe porque a ação tem caráter social.
Considerando que a significação vai além da palavra dada pelo falante e interlocutor, pois é o efeito da interação da minha voz com a com voz do outro. Nesse caso, as interações com as discentes do curso de Pedagogia e as enunciações produzidas por via do curso de Doutorado (2014) foram fundamentais e determinantes para que me engajasse nessa publicação.
Ao longo deste livro, as narrativas da prática docentes revelam a dimensão reflexiva desencadeada na e a partir da prática pedagógica, informando o encontro com os diários, a relação ensinar-aprender e a influência da escrita dos diários na docência, explicitando limites e possibilidades do trabalho docente caracterizado pelas ações formativas da reflexão crítica. Sinta-se à vontade, leia, especule, indague..., sempre atento às necessidades de suas lentes.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0653-3
DOI: 10.24824/978854440653.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1