Capa do livro: EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA:<br>construindo saberes em diferentes contextos

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA:
construindo saberes em diferentes contextos

Autores: Luiz Gonçalves Junior - Denise Aparecida Corrêa - Cae Rodrigues (Organizadores)

      Apresentar o livro Educação e Experiência: construindo saberes em diferentes contextos implica em dizer de um trabalho rigoroso que, de forma indissociável, coloca teoria e prática em diálogo dando vida e concretude a ideias, experiências vividas e ações educativas, pautando-se por uma visão de Ser e de mundo que considera a condição humana na sua facticidade e finitude.

 

      Solicita dizer da saga dos seus organizadores, os professores Luiz Gonçalves Junior, Denise Aparecida Corrêa e Cae Rodrigues, e de outros intelectuais educadores que, de forma comprometida e rigorosa, nos trazem seus trabalhos. São guerreiros, pela tenacidade com que se dedicam não apenas aos seus “que fazeres”, mas à Vida (Physis), vendo-se envolvidos num eterno aprender; aprender que solicita ver o humano sendo com os outros no mundo, habitando espaços e tempos por meio da mediação do corps propre para, numa dialética sempre inconclusa, educar e ser educado.

 

      Os autores, além de projetar temas e fundamentar seus trabalhos, propõem questões e com rigor desenvolvem trajetórias metodológicas de pesquisa; chegam a novas sínteses compreensivas e as expõem ao público cotejando-as aos estudos realizados a partir da análise das entrevistas e experiências relatadas. Ainda, como intelectuais transformadores - pois teorizadores e práticos do discurso educacional -, mostram-se como arquitetos de uma realidade que não desconsidera que a educação seja um processo social e histórico face ao mundo que nos envolve e nos projeta, mas que diz de construções como um habitar, formas de atribuir significados vendo-se o humano na sua integralidade, um ser na sua existência.

 

       Mais ainda, este livro expõe uma construção especial, que orquestra sinergias com diversas áreas de conhecimento, e que deixa ver a aprendizagem significativa dando-se pelo lúdico, no movimento e na corporeidade. Aprendizagem esta que se expressa em linguagem; construção na qual as pesquisas aqui relatadas tornam visíveis também conflitos, rupturas, ambiguidades e ambivalências.

 

       Esta é uma obra que nos sentimos honrados em apresentar à comunidade acadêmica.

 

 

 

Vitória Helena Cunha Espósito

 

Professora Titular da Faculdade de Educação da PUC/SP

 

Coordenadora da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (PUC/SP - FASM – UNIFESP - UFSCar)

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-054-8
DOI: 10.24824/978858042054.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA:<br>construindo saberes em diferentes contextos

CAE RODRIGUES

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Mestre em Educação (UFSCar – 2007 – pesquisa financiada pela CAPES), Doutorando em Educação (UFSCar), abordando as sinergias entre a Ciência da Motricidade Humana e a Educação Ambiental, pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vice Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; Pesquisador da Linha de Pesquisa Estudos Socioculturais do Lazer do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física; Sócio fundador da empresa Jacaré Ki Pira Eventos e Lazer.

 

DENISE APARECIDA CORRÊA

Graduada em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO-SP), Mestre e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Sócia-fundadora, Pesquisadora e atual Diretora Científica da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (NEFEF/UFSCar) e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEHSC/PUC-SP). É docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (DEF/UNESP-Bauru), atuando com temáticas relacionadas à Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Atividades Lúdicas e Lazer na Escola. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas aos temas: Motricidade Humana, Educação Física Escolar, Lazer e História da Educação Física.

 

DENISE DE FREITAS

Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa Portugal (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos e Assessora do Setor de Biologia do Centro de Divulgacão Científico e Cultural USP-SC. Graduou-se em Ciências Biológicas licenciatura e bacharelado - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1979). Fez Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atua como docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar orientando pesquisas no mestrado e doutorado. Em sua trajetória acadêmica tem atuado em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências e realizado estudos de investigação neste âmbito. As pesquisas desenvolvidas no campo da Educação centram-se nas subáreas: i) formação de professores de Ciências; ii) processos de ensino e aprendizagem; iii) ensino de Ciências e Biologia; iv) educação ambiental.

 

FABIANA RODRIGUES DE SOUSA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Mestre em Educação (2007), Doutoranda em Educação (PPGE/UFSCar – bolsista FAPESP), investiga processos educativos consolidados na prática da prostituição com base nas contribuições da Educação Popular e da Fenomenologia de Merleau-Ponty. Professora de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino de São Carlos, pesquisadora da linha Práticas Sociais e Processos Educativos (PPGE/UFSCar). Participa do Grupo de Estudos Trabalho Sexual, do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física. e da Sociedade de Pesquisa Qualitativa e Motricidade Humana.

 

FABIO J. VALENTIM

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2004).

 

FÁBIO RICARDO MIZUNO LEMOS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (CEF/UFSCar – 2002); Mestre em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar – 2007); Doutorando em Educação (Processos de Ensino e de Aprendizagem) pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar – início: 2009). Professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), do Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR) e do Curso de Especialização em Educação Física Escolar (Lato-sensu) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH/UFSCar). Sócio-fundador, pesquisador e atual diretor financeiro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); membro do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF/UFSCar), pesquisador das linhas de pesquisas Práticas Sociais e Processos Educativos e Processos de Ensino e de Aprendizagem.

 

GLAUCO NUNES SOUTO RAMOS

Licenciado em Educação Física (1991) e Pedagogia (1993) pela UNESP/Rio Claro, Mestre em Educação (Currículo) pela PUC/SP (1995), Doutor em Educação Física pela FEF/UNICAMP (2002). Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vice-Presidente da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH/DEFMH/UFSCar). Pesquisador das linhas de pesquisa “Currículos e Formação Profissional em Educação Física” e “Processos de Ensino e Aprendizagem em Diferentes Contextos” do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF/DEFMH/UFSCar). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC/UNESP Bauru).

 

LÍLIAN APARECIDA FERREIRA

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1995), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando como docente no curso de licenciatura em Educação Física de Bauru/SP, tendo sido coordenadora do curso no período de 2006-2008 e sub-coordenadora de 2008-2010. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física nos Ensinos Fundamental (6o. ao 9o. anos) e Médio; Formação de Professores e Metodologia de Ensino dos Esportes Coletivos. Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos” (NEPATEC), criado e certificado pela UNESP em 2009.

 

LUIZ GONÇALVES JUNIOR

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-RC) em 1989; Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) em 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUCSP em 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - Portugal (ICS/UL) em 2003. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) da cidade de São Carlos. Atua como Professor Associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar), já tendo sido Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Educação Física. É Coordenador do Curso de Especialização em Educação Física Escolar (lato-sensu) da UFSCar; Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) desde 1996; Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Presidente da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Coordenador Adjunto da Cátedra Joel Martins. É também professor e orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Desenvolve pesquisa nas linhas “Práticas Sociais e Processos Educativos” e “Estudos Socioculturais do Lazer”, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos e/ou em eventos científicos no Brasil, na Argentina, em Cuba, na Espanha, em Moçambique, no Paraguai e em Portugal. Desenvolve projeto de extensão comunitária "Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer" em comunidades de baixa renda da cidade de São Carlos desde 1999, projeto esse contemplado com o Prêmio Nike-UniSol Esporte pela Mudança Social em 2009. Em 2008 publicou como organizador o livro “Interfaces do lazer: educação, trabalho e urbanização” pela Editora Casa do Novo Autor.

 

MARIA WALDENEZ DE OLIVEIRA

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos (1980), com mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e pós-doutorado em Educação Popular e Saúde junto à FIOCRUZ com os professores Eduardo Stoz e Victor Valla. Desde 1986 atua como docente concursada na Universidade Federal de São Carlos, sendo, desde 1998, docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, atualmente na Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Co-lider do Grupo de Pesquisa “Práticas Sociais e Processos Educativos”. Atua principalmente nos temas de processos educativos e de educação popular e saúde. Atualmente coordena a Rede Nacional de Educação Popular e Saúde e é membro do Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT de Educação Popular e da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) - GT de Educação Popular e Saúde.

 

MATHEUS OLIVEIRA SANTOS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Especialista em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008 – pesquisa financiada pelo CNPQ); Orientador de Esportes e Lazer do SESI/São Carlos; Professor do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Vice-Diretor de Eventos da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; Membro da Linha de Pesquisa Estudos Socioculturais do Lazer do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física; Sócio fundador da empresa Jacaré Ki Pira Eventos e Lazer.

 

PAULO HENRIQUE LEAL

Lcenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (2007), Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa financiada pela CAPES na área de Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, professor (bolsa didática) do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), integrante do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC).

 

YVONE DIAS AVELINO

Graduada em História pela USP; Mestre e Doutora em História pela USP. Titular do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, onde atua como docente e Chefe do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais na Gestão 2009-2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, Cultura, História, Memória, Literatura e Imigração Portuguesa. Coordena o Núcleo de Estudos de História Social da Cidade – NEHSC – da PUC-SP, existente há mais de 15 anos (nehsc_cordis@pucsp.br). É autora de várias publicações, entre artigos, livros, traduções, entrevistas etc. É Editora Científica da Revista Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade (www.pucsp.br/revistacordis - revistacordis@pucsp.br).