Capa do livro: MATEMÁTICA, CULTURA E TECNOLOGIA:<br>perspectivas internacionais

MATEMÁTICA, CULTURA E TECNOLOGIA:
perspectivas internacionais

Autores: José Aires de Castro Filho - Marcilia Chagas Barreto - Paulo Meireles Barguil - Dennys Leite Maia - Joserlene Lima Pinheiro (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro é fruto de interações entre pesquisadores que participaram do 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), edição sediada em Fortaleza/CE no ano de 2012. Desde sua concepção, o SIPEMAT busca congregar educadores matemáticos do Brasil e do exterior. Assim, avança no sentido de consolidar intercâmbios, favorecendo a realização de pesquisas e publicações, e integra experiências que possam conduzir à elaboração de práticas fundamentadas para o ensino e a aprendizagem da disciplina.

Compusemos, para este livro, onze artigos produzidos por pesquisadores vinculados a diferentes universidades nacionais e estrangeiras. Destacamos, ainda, a contribuição dos grupos de pesquisa que atuam nessas universidades, nomeadamente na Universidade de Pernambuco (UPE), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na University of Oxford (Inglaterra), na Middlesex University (Inglaterra) e na Montclair State University (EUA).
Esperamos que esta publicação possa, efetivamente, contribuir com os projetos em execução que você, leitor, esteja a desenvolver, quer seja um estudante em formação inicial, ou um experiente pesquisador em nosso campo de atuação. Certamente contamos com a apreciação da obra oferecida e ressaltamos a abertura ao desenvolvimento de futuras interlocuções que possam atualizar as discussões por hora encerradas nesta obra. Finalmente, reafirmamos nosso interesse em favorecer a repercussão de práticas educativas inovadoras no campo da Educação Matemática, em suas variadas expressões Tecnológicas e Culturais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0713-4
DOI: 10.24824/978854440713.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MATEMÁTICA, CULTURA E TECNOLOGIA:<br>perspectivas internacionais

Autores

ALEX SANDRO GOMES
Doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes). É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuante no Centro de Informática. É bolsista pesquisador do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.

ALINA GALVÃO SPINILLO
Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, com pós-doutorado na University of Sussex. É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuante no Departamento de Psicologia e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva. É bolsista pesquisadora do CNPq e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM).

ANTÔNIO LUIZ DE OLIVEIRA BARRETO
Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuante no Centro de Educação (CED). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES).

APARECIDO DOS SANTOS
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), atuante no Departamento de Educação e da educação pública do Estado de São Paulo. É pesquisador na linha de pesquisa Formação de Professores.

CARLA ABIGAIL ARAÚJO
Mestra em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É coordenadora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e professora de Língua Portuguesa do Governo do Estado de Pernambuco.

CÉLIA REGINA FORTES DA SILVA (IN MEMMORIAM)
Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

CLÁUDIA ROBERTA ARAÚJO GOMES
Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuante no Departamento de Educação e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. É pesquisadora-fundadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (LAPPEM).

DENNYS LEITE MAIA
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e aluno do curso de Doutorado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuante no Instituto Metrópole Digital (IMD). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES).

ERIN ELIZABETH KRUPA
Ph.D. em Educação Matemática pela North Carolina State University. É professora-assistente do Departamento Ciências Matemáticas da Montclair State University.

JEFF EVANS
Ph.D. em Educação pela University of London. É professor da Middlesex University, atuante na School of Science and Technology. É professor emérito em aprendizagem matemática de adultos.

JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO
Ph.D. em Educação Matemática pela University of Texas at Austin. É professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuante no Instituto UFC Virtual, onde é vice-diretor, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação, Interação e Aprendizagem e coordenador do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

JOSÉ DE ARIMATHÉIA SANTANA
Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialista em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professor do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Olinda.

JOSERLENE LIMA PINHEIRO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e aluno do curso de Doutorado em Educação na mesma Universidade. É técnico em assuntos educacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES).

JULIANA FERREIRA GOMES DA SILVA
Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora substituta na mesma Universidade, atuante no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM).

JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e aluna do curso de Doutorado em Educação Brasileira na mesma Universidade. Membro do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

LARISSA ELFISIA DE LIMA SANTANA
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e aluna do curso de Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM).

LUMA DA ROCHA SEIXAS
Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É analista de sistemas na Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

MARCILIA CHAGAS BARRETO
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pós-doutorado em Educação Matemática na Université du Québec à Chicoutimi. É professora da Universidade Estadual do Ceará, onde é Pró-Reitora de Graduação, atuante no Centro de Educação (CED) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES).

PAULO MEIRELES BARGUIL
Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor da mesma Universidade, atuante na Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Laboratório de Educação Matemática (LEDUM).

RAQUEL SANTIAGO FREIRE
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da mesma Universidade, atuante no Instituto UFC Virtual. Membro do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

SANDRA MARIA PINTO MAGINA
Ph.D. em Educação Matemática pela University of London, com pós-doutorado na Universidade de Lisboa. É professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuante no Departamento de Ciências e vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Matemática, sendo neste último coordenadora. É bolsista pesquisadora do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão).

SINTRIA LABRES LAUTERT
Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora dessa mesma Universidade, atuante no Departamento de Psicologia e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva. Fundadora e líder do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM), coordenadora do grupo de trabalho Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e vice-coordenadora do grupo de trabalho Processos cognitivos e linguísticos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

TATYANE VERAS DE QUEIROZ FERREIRA DA CRUZ
Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da Universidade de Pernambuco (UPE), atuante no campus Salgueiro. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas e Comportamento Humano (DISCENS).

TEREZINHA NUNES
Ph.D. em Psicologia pela City University of New York, com pós-doutorado pela University of Oxford. É professora-titular do Departamento de Educação da University of Oxford.

VALDNEIDE PEREIRA SANTOS DE ALMEIDA
Mestra em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É tutora do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

VERA LÚCIA MERLINI
Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), atuante no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC).

REVISÃO ORTOGRÁFICA E GRAMATICAL

DANILO RIBEIRO BARAHUNA
Licenciado em Letras, com habilitação em Português-Espanhol-Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Revisão de Texto pela AVM Faculdade Integrada.