Capa do livro: PROFISSIONAIS LIBERAIS PROFESSORES<br>Aspectos da Docência que se Tornam Referência na Educação Superior

PROFISSIONAIS LIBERAIS PROFESSORES
Aspectos da Docência que se Tornam Referência na Educação Superior

Autores: Gildo Volpato

Este livro apresenta resultados de pesquisa que envolveu três cursos de graduação que tradicionalmente formam profissionais liberais: Direito, Engenharia Civil e Medicina. Alguns profissionais, apesar de não terem formação específica para a docência, após alguns anos de experiência acadêmica, tornam-se referência para seus alunos.

A partir desse pressuposto, foi tomado como objetivo de pesquisa o compreender as representações e as práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais, docentes universitários. Foram identificados os possíveis interferentes e impactos que ocorrem nesse processo, decorrentes da história pessoal dos docentes, dos sistemas de avaliação institucional, dos valores próprios do campo profissional e do contexto mais amplo da sociedade.

Os resultados revelaram que os estudantes têm como referência na docência os professores que atuam, principalmente, em disciplinas de final do curso, com forte inserção na prática profissional. Valorizam aspectos da docência relacionados ao domínio de conhecimento, a metodologias e estratégias de ensino e às atitudes pessoais dos professores.

Os saberes e habilidades reveladas da profissão de origem definem o esteio das práticas de ensinar e aprender que vivem com seus alunos. Nesse caso, os docentes das profissões liberais formam um grupo com características próprias, se considerado o tradicional perfil acadêmico dos docentes universitários. Os alunos apreciam, ainda, aspectos que correspondem aos seus interesses e valores pessoais. Os professores baseiam-se nos exemplos culturais de ex-professores e nas suas próprias experiências do campo profissional para construir seus referenciais para a docência. Em alguns casos foi possível identificar sinais de inovação nas suas práticas, considerando-as na perspectiva da ruptura com práticas pedagógicas tradicionais.

Os professores percebem que as avaliações externas contribuem para o crescimento e melhoria da universidade, porém valorizam mais as que levam em conta o cotidiano da sala de aula. O campo profissional e os órgãos de classe também exercem alguma influência em suas formas de atuação na docência, especialmente pela posição desses órgãos diante das políticas de formação e expansão dos seus cursos.

Portanto, a leitura desta obra é imprescindível tanto para os profissionais responsáveis pela formação pedagógica dos professores universitários quanto para os profissionais liberais que desejam melhor compreender o trabalho que realizam como docentes e, fundamentalmente, melhorar a qualidade do ensino que realizam na universidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-71-3
DOI: 10.24824/978856248071.3
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PROFISSIONAIS LIBERAIS PROFESSORES<br>Aspectos da Docência que se Tornam Referência na Educação Superior

GILDO VOLPATO

Graduado em Educação Física FUCRI/UNESC (1984), com Especialização em Educação Psicomotora (1986) pela FUCRI/ UNESC e em Prática Desportiva Voleibol (1988) pela FUCRI/UNESC. É Mestre em Educação Física, área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica, pela UFSC (1999) e Doutor em Educação, na linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, pela UNISINOS (2007). Iniciou suas atividades no magistério em 1982, como professor de Educação Física, atuou nas Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino. Foi Orientador Pedagógico de Educação Física e Coordenador do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma. Na UNESC foi professor no curso de Pedagogia, Educação Física e Fisioterapia, Coordenador do Curso de Educação Física (1995-1996), Diretor de Extensão e Apoio Comunitário (2000-2001), Pró Reitor Acadêmico (2001-2003) Pró-Reitor de Ensino (2004-2005), Vice-Reitor de junho de 2001 a junho de 2009. Atualmente é professor permanente do PPGE- Mestrado em Educação da UNESC e Reitor eleito desta mesma instituição.