
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL:
interfaces pertinentes com comunicação e tecnologia
Autores: Maria Alves de Toledo Bruns - Sonia Maria Martins de Melo (Orgs.)
Sinopse
As ressonâncias do ethos contemporâneo vêm sendo plenamente observadas no estilo de vida das pessoas, ou seja, no comportamento afetivo e sexual dos sujeitos contemporâneos, expresso de modo nunca antes imaginado. Em seus capítulos, pesquisadoras/es comprometidas/os com uma perspectiva dialética nos mostram que os mosaicos contemporâneos da família e da escola, dentre outras instituições sociais na atualidade, clamam por mais reflexão e diálogo acerca das novas formas de comunicação possibilitadas por tecnologias que se materializam também em novas concepções de estratégias e de métodos de “formação de educadores”. Profissionais esses que, nesta era da cibercultura, devem estar dispostos a ouvir e a dialogar com os alunos e seus familiares, buscando o desvelamento e a superação de crenças e de tabus que tanto dificultam a prática dialógica sobre as diversas expressões da orientação afetivo-sexual na contemporaneidade, para assim instigarem sua reflexão e crítica acerca do lugar das mídias na escola e na família. A leitura dos escritos dessas/es ousadas/os pesquisadoras/es desafia o silêncio daquelas/es ainda simpatizantes do paradigma tradicional, bem como desafia todas as pessoas interessadas a participarem do diálogo inadiável sobre as interfaces da educação sexual com a comunicação e tecnologia.
Detalhes do produto
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0650-2
DOI: 10.24824/978854440650.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sumário

Autores
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI MAIA
Licenciada em Psicologia e em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Bauru. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Doutora em Educação pela UNESP, Marília. Pós-doutora junto ao Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX/UNESP, Araraquara. Atualmente é professora assistente-doutora da UNESP, Bauru. Docente junto dos Programas de Pós-Graduação: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru); Educação Escolar e Mestrado Profissional em Educação Sexual (Faculdade Ciências e Letras, UNESP, Araraquara). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura – GEPESEC e coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual – LASEX. Atua como professora especialista junto ao REDEFOR no Curso de Especialização em Deficiência Auditiva/Surdez na modalidade de Ensino a Distância.ANA MÁRCIA DE OLIVEIRA CARVALHO
ANDREZA MARQUES DE CASTRO LEÃO
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo – USP e Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista –FCLAR, Araraquara. Especialista em Psicopedagogia, Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2009) e Pós-doutorado em Sexologia e Educação Sexual, realizado no Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Atualmente é professora, orientadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação – mestrado profissional em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp em Araraquara.CAMILA DETONI SÁ DE FIGUEIREDO
Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Psicologia Clínica – Psicodrama e Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e membro do Grupo de Pesquisa em Formação de Educadores e Educação Sexual – EDUSEX CNPq/UDESC. Servidora Pública catarinense, atua como Consultora Educacional na Gerência de Educação da Grande Florianópolis.CARLA BESSA DA SILVA
Graduada em Serviço Social pela Universidade do Tocantins, Especialista em Gestão e Planejamento em Projetos Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicada – FACISA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/FCLAr. Membro do Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCLAr. Tem experiência na área de Proteção Social Básica da Assistência Social (CRAS).GABRIELA MARIA DUTRA DE CARVALHO
GABRIELLA ROSSETTI FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/FCLar. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unigran – Polo Ribeirão Preto. Mestranda do Programa de Pós-graduação Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP em Araraquara, na linha Desenvolvimento, Sexualidade e Diversidade na Formação de Professores. Desenvolve seu projeto na área Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de Professores e Profissionais em Educação Sexual, com apoio da FAPESP. Membro do grupo de estudo Núcleo de Estudo da Sexualidade – NUSEX e da Equipe do Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Sexual: Corpo, Gênero e Sexualidade no Processo de Autoconhecimento e na Construção de uma Cidadania Ativa. Foi bolsista BAAE III – Monitoria, PIBIC e PIBITI.GRAZIELA RAUPP PEREIRA
Licenciada em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pela UDESC. Especialista em Psicopedagogia Clínica pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, com Pós-doutorado em Educação pela mesma UA, em intercâmbio com a UDESC, UFRJ e Universidade de Lisboa. Membro do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, do Grupo de Pesquisa EDUSEX – Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC e do LabEduSex – Laboratório de Educação Sexual do CEAD/UDESC. Membro da Diretoria da Associação de Orientadores Educacionais de Santa Catarina – AOESC. Professora substituta no CEAD/UDESC. Orientadora de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Santa Catarina pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenadora Pedagógica EaD do Centro de Ensino da Academia da Polícia Militar de Santa Catarina/ PM-SC. Consultora do Instituto de Consultoria Empresarial, Educacional e Pós-Graduação de Santa Catarina. Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Educação, Direitos Humanos e Sexualidade – ICEP/SC.ENEMARÍ SALETE POLETTI
Graduada em Pedagogia-Orientação Educacional pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Orientação Educacional pela Universidade do Contestado – UnC Curso de Neurolinguística pela Âncora Consultoria e Cursos e pela Metaprocessos Avançados. Mestre em Educação – Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Atualmente é Orientadora Educacional da Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, Florianópolis, SC. Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq-UDESC.HERTZ WENDEL DE CAMARGO
Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente é professor do Mestrado em Comunicação (UFPR) e do Mestrado em Letras (Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro) e coordenador do grupo Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade – ECCOS/UFPR. Professor adjunto dos cursos de Comunicação Social – UFPR.
LUCIANA KORNATZKI
Graduada em Pedagogia – Habilitação em Séries Iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE/CNPq/FURG.MARIA ALVES DE TOLEDO BRUNS
Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Plínio Augusto de Amparo. Docente e pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação – mestrado e doutorado – do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – USP, campus de Ribeirão Preto e no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual – mestrado – da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq.PATRICIA JUSTO MOREIRA
PAULA REGINA CORREA
RAQUEL REGINA ZMORZENSKI VALDUGA SCHÖNINGER
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com Habilitação em Séries Iniciais. Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, com ênfase em Alfabetização e Letramento, pela Faculdade Portal. Mestre em Educação pela UDESC na linha de Educação, Comunicação e Tecnologia e Doutoranda na mesma linha e na mesma universidade. É professora de Tecnologia Educacional na EBM Osmar Cunha, Professora Formadora UAB/CEAD/UDESC e Professora de Pós-Graduação na Universidade Unyleya.RICARDO DESIDÉRIO DA SILVA
Pedagogo e Licenciado em Ciências e Matemática. Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEL. Doutor em Educação Escolar pela UNESP, Araraquara. Foi técnico pedagógico e coordenador dos trabalhos de Sexualidade e Educação Sexual nos Núcleos Regionais de Educação de Foz do Iguaçu, PR e Londrina, PR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura/ GEPESEC/UNESP, no Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade – CiPESS/UEL e no Grupo de Pesquisa SexualidadeVida/USP-CNPq. É consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento, presidente do XIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (Londrina/2011) e professor universitário da Faculdade Pitágoras-Campus Londrina. Atualmente, é Professor da Rede Pública Estadual do Paraná e Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.RUI MARQUES VIEIRA
Professor na Universidade de Aveiro, Portugal, desenvolvendo a sua docência particularmente nos Mestrados (2º Ciclos) e de Doutoramentos (3º Ciclo) na área da Educação. É membro da Direção do Departamento de Educação e tem participado em vários estudos e projetos de investigação em Educação em Ciências no Ensino Básico, com destaque para o Programa Nacional de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências do Ministério da Educação Português. Membro do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores [CIDTFF] da Universidade de Aveiro onde tem desenvolvido estudos de investigação na área da Formação de Professores; desenvolvimento curricular, com destaque para a dimensão das Capacidades de Pensamento Crítico; Educação em Ciências para os primeiros anos de escolaridade e Articulação de contextos de Educação, nomeadamente através das TIC.