ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestre em Educação pela UFSC. Especialista em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professora efetiva FAED-UDESC, lotada no Departamento de Pedagogia, professora permanente do PPGE-UDESC, no Mestrado e Doutorado. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação e coordenadora do Laboratório de Mídias e Práticas Educativas – LAMPE/FAED/UDESC. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/UDESC e vice-líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC
ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI MAIA
Licenciada em Psicologia e em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Bauru. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Doutora em Educação pela UNESP, Marília. Pós-doutora junto ao Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX/UNESP, Araraquara. Atualmente é professora assistente-doutora da UNESP, Bauru. Docente junto dos Programas de Pós-Graduação: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru); Educação Escolar e Mestrado Profissional em Educação Sexual (Faculdade Ciências e Letras, UNESP, Araraquara). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura – GEPESEC e coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual – LASEX. Atua como professora especialista junto ao REDEFOR no Curso de Especialização em Deficiência Auditiva/Surdez na modalidade de Ensino a Distância.
ANA MÁRCIA DE OLIVEIRA CARVALHO
Graduada em Ciências Sociais UNESP, especialista na área de Sexualidade Humana pela UNICAMP, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Araraquara/São Paulo/Brasil. Participante do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida/USP – CNPq. Desenvolve projetos para o terceiro Setor na área da sexualidade e atua como tutora no Curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pela SEAD-UFSCar.
ANDREZA MARQUES DE CASTRO LEÃO
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo – USP e Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista –FCLAR, Araraquara. Especialista em Psicopedagogia, Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2009) e Pós-doutorado em Sexologia e Educação Sexual, realizado no Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Atualmente é professora, orientadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação – mestrado profissional em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp em Araraquara.
CAMILA DETONI SÁ DE FIGUEIREDO
Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Psicologia Clínica – Psicodrama e Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e membro do Grupo de Pesquisa em Formação de Educadores e Educação Sexual – EDUSEX CNPq/UDESC. Servidora Pública catarinense, atua como Consultora Educacional na Gerência de Educação da Grande Florianópolis.
CARLA BESSA DA SILVA
Graduada em Serviço Social pela Universidade do Tocantins, Especialista em Gestão e Planejamento em Projetos Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicada – FACISA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/FCLAr. Membro do Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCLAr. Tem experiência na área de Proteção Social Básica da Assistência Social (CRAS).
GABRIELA MARIA DUTRA DE CARVALHO
Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Pará, especialista em Análise Semântica pela PUC São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, na linha Educação, Comunicação e Tecnologia. Professora efetiva no CEAD/UDESC, onde também é Chefe do Departamento de Pedagogia a Distância e Coordenadora do Curso. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação de Educadores e Educação Sexual – EDUSEX/CNPq/UDESC, do Laboratório de Educação Sexual LabEdusex/CEAD/UDESC e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício CNPq/UDESC/CEFID (voluntária).
GABRIELLA ROSSETTI FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/FCLar. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unigran – Polo Ribeirão Preto. Mestranda do Programa de Pós-graduação Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP em Araraquara, na linha Desenvolvimento, Sexualidade e Diversidade na Formação de Professores. Desenvolve seu projeto na área Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de Professores e Profissionais em Educação Sexual, com apoio da FAPESP. Membro do grupo de estudo Núcleo de Estudo da Sexualidade – NUSEX e da Equipe do Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Sexual: Corpo, Gênero e Sexualidade no Processo de Autoconhecimento e na Construção de uma Cidadania Ativa. Foi bolsista BAAE III – Monitoria, PIBIC e PIBITI.
GRAZIELA RAUPP PEREIRA
Licenciada em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pela UDESC. Especialista em Psicopedagogia Clínica pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, com Pós-doutorado em Educação pela mesma UA, em intercâmbio com a UDESC, UFRJ e Universidade de Lisboa. Membro do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, do Grupo de Pesquisa EDUSEX – Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC e do LabEduSex – Laboratório de Educação Sexual do CEAD/UDESC. Membro da Diretoria da Associação de Orientadores Educacionais de Santa Catarina – AOESC. Professora substituta no CEAD/UDESC. Orientadora de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Santa Catarina pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenadora Pedagógica EaD do Centro de Ensino da Academia da Polícia Militar de Santa Catarina/ PM-SC. Consultora do Instituto de Consultoria Empresarial, Educacional e Pós-Graduação de Santa Catarina. Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Educação, Direitos Humanos e Sexualidade – ICEP/SC.
ENEMARÍ SALETE POLETTI
Graduada em Pedagogia-Orientação Educacional pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Orientação Educacional pela Universidade do Contestado – UnC Curso de Neurolinguística pela Âncora Consultoria e Cursos e pela Metaprocessos Avançados. Mestre em Educação – Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Atualmente é Orientadora Educacional da Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, Florianópolis, SC. Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq-UDESC.
HERTZ WENDEL DE CAMARGO
Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente é professor do Mestrado em Comunicação (UFPR) e do Mestrado em Letras (Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro) e coordenador do grupo Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade – ECCOS/UFPR. Professor adjunto dos cursos de Comunicação Social – UFPR.
LUCIANA KORNATZKI
Graduada em Pedagogia – Habilitação em Séries Iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE/CNPq/FURG.
MARIA ALVES DE TOLEDO BRUNS
Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Plínio Augusto de Amparo. Docente e pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação – mestrado e doutorado – do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – USP, campus de Ribeirão Preto e no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual – mestrado – da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq.
PATRICIA JUSTO MOREIRA
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, hoje Doutoranda em Educação na linha Educação, Comunicação e Tecnologia na mesma universidade, com bolsa CAPES. Participou de pesquisa em Cooperação Internacional entre Colômbia e Brasil, durante a qual realizou estágio doutoral na Universidad del Norte de Barranquilla-Co. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação, e Tecnologia (EducomFloripa), da Associação Brasileira de Educomunicação e do Laboratório de Mídias e Pesquisas Educativas – LAMPE.
PAULA REGINA CORREA
Pedagoga pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC, Especialista em Gestão Educacional: metodologia do ensino interdisciplinar pela UNIESC/Faculdades Dom Bosco (PR). Foi bolsista de Iniciação Científica nas áreas de Educação Sexual, Formação de Educadores e Educação a Distância. Atuou na área de Projetos Sociais em Programa de Aprendizagem Profissional como tutora, educadora e auxiliar pedagógica. Foi Orientadora Educacional no Centro de Ensino Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Atualmente, é supervisora escolar no Centro de Ensino Bombeiro Militar dos Cursos de Formação Inicial e Continuada oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Pesquisadora participante no Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira – GEHDEB/UFFS.
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
Graduado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP e em Pedagogia pela da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação – UNICAMP; especialista em Psiquiatria e Psicologia Clínica da Infância, com Doutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual pela UNESP, onde foi vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Atualmente, é Professor Adjunto no Departamento de Psicologia da Educação. Especialista do Conselho Estadual de Educação. Professor e orientador nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UNESP, Araraquara: Mestrado Profissional em Educação Sexual, do qual é o coordenador e do Programa e Mestrado e Doutorado em Educação Escolar, onde coordena a Linha Sexualidade, Cultura e Educação Sexual. Foi um dos fundadores e vice-coordenador do GT-23 Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPED.
RAQUEL REGINA ZMORZENSKI VALDUGA SCHÖNINGER
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com Habilitação em Séries Iniciais. Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, com ênfase em Alfabetização e Letramento, pela Faculdade Portal. Mestre em Educação pela UDESC na linha de Educação, Comunicação e Tecnologia e Doutoranda na mesma linha e na mesma universidade. É professora de Tecnologia Educacional na EBM Osmar Cunha, Professora Formadora UAB/CEAD/UDESC e Professora de Pós-Graduação na Universidade Unyleya.
RICARDO DESIDÉRIO DA SILVA
Pedagogo e Licenciado em Ciências e Matemática. Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEL. Doutor em Educação Escolar pela UNESP, Araraquara. Foi técnico pedagógico e coordenador dos trabalhos de Sexualidade e Educação Sexual nos Núcleos Regionais de Educação de Foz do Iguaçu, PR e Londrina, PR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura/ GEPESEC/UNESP, no Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade – CiPESS/UEL e no Grupo de Pesquisa SexualidadeVida/USP-CNPq. É consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento, presidente do XIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (Londrina/2011) e professor universitário da Faculdade Pitágoras-Campus Londrina. Atualmente, é Professor da Rede Pública Estadual do Paraná e Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.
RUI MARQUES VIEIRA
Professor na Universidade de Aveiro, Portugal, desenvolvendo a sua docência particularmente nos Mestrados (2º Ciclos) e de Doutoramentos (3º Ciclo) na área da Educação. É membro da Direção do Departamento de Educação e tem participado em vários estudos e projetos de investigação em Educação em Ciências no Ensino Básico, com destaque para o Programa Nacional de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências do Ministério da Educação Português. Membro do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores [CIDTFF] da Universidade de Aveiro onde tem desenvolvido estudos de investigação na área da Formação de Professores; desenvolvimento curricular, com destaque para a dimensão das Capacidades de Pensamento Crítico; Educação em Ciências para os primeiros anos de escolaridade e Articulação de contextos de Educação, nomeadamente através das TIC.
SONIA MARIA MARTINS DE MELO
Graduada em Pedagogia, Habilitação Orientação Educacional, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Orientação Educacional pela UNIVALI. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora efetiva Associada 8 da Universidade do Estado de Santa Catarina, lotada no Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, atuando na Graduação e na Pós-Graduação (professora permanente e pesquisadora credenciada no PPGE-Mestrado e Doutorado-FAED-UDESC). Foi Diretora de Pesquisa e Pós-graduação do Centro de Educação a Distância da UDESC, onde também atuou como docente no Curso de Pedagogia nas disciplinas afeitas à Educação Sexual. Idealizadora e coordenadora do programa da Rádio UDESC FM Florianópolis denominado Educação Sexual em Debate, com mais de 200 programas já realizados ao vivo semanalmente. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual – EDUSEX/UDESC/CNPq. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia UDESC/CNPq, além de pesquisadora junto ao Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade – CiPESS/CNPq/UEL, Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX/CNPq/UNESP, Araraquara e Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq.