Autores: Carlos Alberto Pedroso - José Ricardo e Souza Mafra
A necessidade de se tratar os conceitos fundamentais para melhorar o entendimento de determinado assunto é uma preocupação permanente para quem desenvolve pesquisas e estudos educacionais. Há uma preocupação latente em se relacionar o aprendizado na sala de aula ao contexto dos estudantes, tendo em vista melhorias e um desempenho satisfatório em disciplinas consideradas difíceis, como a matemática. Este livro tem o propósito de suscitar possíveis articulações entre processos de ensino e mediações tecnológicas no contexto de sala de aula. Seu propósito está, dentre outros aspectos, em propiciar uma percepção metodológica alternativa, visando à formação docente permanente e a possibilidade de produção e implementação de materiais, doravante denominados de artefatos mediadores, com recursos da robótica educacional. A obra fornece subsídios teóricos pautados na Teoria da Atividade e traz importantes ações de investigação e pesquisa educacional, decorrentes dos estudos realizados pelos autores, no âmbito das tecnologias educacionais – mais especificamente da robótica educacional – propondo assim cenários alternativos para se pensar e refletir possibilidades exploratórias em ambientes de aprendizagens, baseados na utilização de recursos computacionais.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0669-4
DOI: 10.24824/978854440669.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
CARLOS ALBERTO PEDROSO ARAÚJO
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980), especialização em Informática para Aplicações Empresariais pela ULBRA (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2015) e Certificado de Programador Sun para a Plataforma J2SE 5.0 pela Sun Microsystems (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Linguagens de Programação e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, UML, banco de dados, processo de software, análise e projeto, algoritmos e estruturas de dados.
JOSÉ RICARDO E SOUZA MAFRA
Graduação em Matemática (Licenciatura), pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará. Atualmente, desenvolve estudos e pesquisas na área de Matemática e Educação, com ênfase nas Práticas socioculturais e nas Tecnologias Educacionais.