Capa do livro: DIDÁTICA(S) DA EDUCAÇÃO FÍSICA: <br> formação docente e cotidiano escolar <br> Volume 3

DIDÁTICA(S) DA EDUCAÇÃO FÍSICA:
formação docente e cotidiano escolar
Volume 3

Autores: Fabiano Bossle - Elisandro Schultz Wittizorecki (Orgs.)

livro impresso
de R$ 39,90 por
livro digital
de R$ 39,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Muito se tem produzido sobre a Educação Física escolar e seus desafios e implicações na e com a contemporaneidade. Não poderia ser diferente do contexto e da conjuntura mais ampla que a forma, pois a Educação brasileira, de um modo geral, passa por um período de tensões e reorganizações, rupturas e arranjos que se tecem na perspectiva macro, desde os marcos legais que a organizam, passando pela formação inicial para as docências e, claro, aquelas produzidas e ressignificadas na complexidade do “chão da escola”.  No campo da Educação Física escolar parece que há um desejo coletivo de produzir um movimento que supere o “mais do mesmo”. Uma característica marcante deste livro é que as interpretações e considerações que apresentam os autores e autoras são de quem está em contato com a diversidade cultural das comunidades escolares, comprometido com a formação de professores entendidos como intelectuais transformadores e com a didática crítica e multicultural da Educação Física que emergem no desafio proposto pelo jornalista, escritor e dramaturgo brasileiro Caio Fernando Abreu quando este escreve: “[...] Cansei de virar as páginas. Está na hora de mudar de livro [...]”. O projeto de Educação Física escolar que nos desafia a “mudar de livro” é potencialmente interpretativo e reflexivo. Entendemos que assim poderemos, frente aos desafios da conjuntura política, econômica e social vigentes, materializar “a inversão da lógica de pensar a educação como um projeto da sociedade para um projeto de sociedade que queremos construir a partir da educação”.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0724-0
DOI: 10.24824/978854440724.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIDÁTICA(S) DA EDUCAÇÃO FÍSICA: <br> formação docente e cotidiano escolar <br> Volume 3

Autores

ALEX BRANCO FRAGA
Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA); Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. É coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES), editor-chefe da revista Movimento e integrante da Câmara de Graduação da UFRGS. É assessor da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação para elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Tem experiência na área de Educação Física em interface com as áreas da Educação e da Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: políticas de formação, currículo, educação em saúde, práticas corporais/atividade física e sedentarismo. Entre outras produções, é autor do livro Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescência bem-comportada (Autêntica, 2000) e do livro Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa (Autores Associados, 2006). É um dos autores do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS, 2009) e do livro Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar (Edelbra, 2012).

CIBELE BIEHL BOSSLE
Licenciada em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA) em 1991. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH EsEFID/UFRGS), Doutora e Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH da EsEFID/UFRGS, Especialista em Psicologia do Exercício Físico e do Esporte pela PUCRS. Possui Habilitação Profissional Plena para o Magistério. Bolsista CAPES no doutorado. Pesquisadora no Grupo de Estudos Políticas de Formação em Educação Física e Saúde - POLIFES - na EsEFID/UFRGS, vinculada às linhas de pesquisa: Representações sociais do movimento humano e Formação de professores e prática pedagógica.

DENISE GROSSO DA FONSECA
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). É coordenadora do GEDAEF – Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física e participante dos grupos F3P-EFICE - Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e DIMEEF – Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino em Educação Física (ESEF/UFRGS).  Também atuou como professora no Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista - IPA e na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, exercendo a docência em todos os níveis da Educação Básica.

ÉDER JOSÉ MÜLLER
Estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEFID/UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/EsEFID/UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFRGS).

ELISANDRO SCHULTZ WITTIZORECKI
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. É editor adjunto da Revista Movimento e vice-líder do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da EsEFID-UFRGS. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, práticas pedagógicas, formação de professores e trabalho docente.

FABIANO BOSSLE
Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA) em 1991. Professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2011); Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008); Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2003); Especialização em Ciências do Esporte pela UFRGS (1995). Coordenador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino na Educação Física (DIMEEF/UFRGS). Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, didática e metodologia do ensino da Educação Física.

JÉSSICA SERAFIM FRASSON
Licenciada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em SC. Docente da Faculdade do Vale do Araranguá, SC – (FVA). Especialista em Educação Física Escolar com Ênfase em Psicomotricidade e Jogos Cooperativos pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/EsEFID/UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física (GPOM/UNESC).

LEANDRO OLIVEIRA ROCHA
Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIVATES (2007), no RS. Doutorando em Ciências do Movimento Humano (PPGCHM/EsEFID/UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2014). Especialista em Fisiologia do Exercício e do Desporto pela UNIVATES (2011). Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física (DIMEEF/UFRGS), coordenado pelo professor Fabiano Bossle.  Professor na UNIVATES (2015-2). Auxiliar administrativo do Complexo Esportivo UNIVATES (Lajeado-RS). Professor de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS). Professor de capoeira do Projeto Capoeira SMEL (Estrela-RS).

LISANDRA OLIVEIRA E SILVA
Licenciada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no RS. Mestra e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Docente Adjunta da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEFID/UFRGS) desde 2014. Pesquisadora do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/EsEFID/UFRGS) desde 2004. Exerceu a docência no Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande de Norte (UFRN) (2014) e na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Guaíba (de 1999 até 2014).

MARCOS GARCIA NEIRA
Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisiona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq.

ROSELI BELMONTE MACHADO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/Canoas/RS (2006). Professora do Curso de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde 2013. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC) do PPGEDU/UFRGS e do Grupo de Pesquisa em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF) da ESEF/UFRGS. Foi docente substituta na ESEF/UFRGS no ano de 2012 e professora na rede estadual e privada no município de Porto Alegre entre os anos 2000 e 2012. Mestre em Educação com ênfase nos Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA/Canoas (2010). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (PPGEDU/UFRGS).

VARLEI DE SOUZA NOVAES
Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA) (1986). Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS - 2006). Atualmente é professor Adjunto, Nível III, da Faculdade Cenecista de Osório, atuando nos cursos de Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado e Pedagogia. Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do Município de Porto Alegre. Professor M5E na Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal da Educação na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, atividade física, metodologia de ensino, corpo, cultura, ludicidade, tecnologia, atleta com deficiência, esporte paralímpico, motivação e tecnologias do corpo.

VICENTE MOLINA NETO
Licenciado em Educação Física pela UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona/Espanha. Professor Titular da Graduação e da Pós-Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEFID/UFRGS). Líder do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/EsEFID/UFRGS).

VICTOR JULIERME SANTOS DA CONCEIÇÃO
Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2007. Pesquisador do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/EsEFID/UFRGS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física (GPOM/UNESC).