Autores: Vânia Hörner de Almeida - Adelino Cândido Pimenta
Este livro tem por objetivo mostrar as contribuições do uso da WebQuest como recurso pedagógico para abordar as tendências em Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática. Os sujeitos da pesquisa compreendem um público de alunos egressos e licenciandos do curso de Matemática do Programa Parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) na região do Araguaia–MT e uma no Município de Matupá–MT entre o período de 2003 a 2013. Nesse recorte, os cursos ofertados nesse período abarcam três turmas de licenciatura em Matemática: duas dessas turmas foram ofertadas no município de Vila Rica–MT. Os resultados encontrados possibilitaram identificar que as Tendências Metodológicas em Educação Matemática estão presentes na formação de professores do Programa Parceladas e com a aplicação de um curso de extensão, além de contribuir com a formação dos licenciandos na construção do conhecimento das diferentes metodologias de ensino de Matemática, por meio do recurso pedagógico WebQuest, a qual foi aplicada nesse contexto profissional, em que alguns acadêmicos já exercem a docência e todos estão atuando nas escolas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid). Nessa conjunção, compreende-se que o curso de extensão, é uma proposta de formação que pode ser aplicado tanto na formação inicial - por acreditar na relevância e necessidade de proporcionar aos futuros professores a oportunidade de conhecer e experimentar diversas metodologias de ensino em sua formação - quanto para a formação continuada. Nesse processo as TIC ganharam um caráter de transversalidade e ainda ficou visível a sua relação com as demais tendências.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0634-2
DOI: 10.24824/978854440634.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADELINO CÂNDIDO PIMENTA
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Especialização em Matemática Superior pela PUC Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1981), e Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia/Jataí, atuando em orientação na linha de pesquisa: & quot; Fundamentos, metodologias e recursos didáticos para a Educação em Ciências e Matemática & quot; envolvendo tecnologias no ensino/aprendizagem e na formação de professores.
VÂNIA HÖRNER DE ALMEIDA
Mestra em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí (2015). Especialista em Educação: Ensino de Matemática e Ciências pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2010) e em Gestão Escolar e Coordenação pedagógica pela Faculdade Gama Filho (2010). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2007). Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática no Núcleo Pedagógico de Vila Rica - UNEMAT, no período de 2008 a 2011. Professora efetiva na rede municipal, atuando na Secretaria Municipal de Educação e também efetiva na rede estadual de Educação como professora de Matemática no Ensino Médio na Escola Estadual Vila Rica - Vila Rica- MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Formação de Professores.