Capa do livro: ÉTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:<br>pensando alternativas para os desafios da educação na atualidade

ÉTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:
pensando alternativas para os desafios da educação na atualidade

Autores: Cristina Maria Pescador - Eliana Maria do Sacramento Soares - Paulo César Nodari

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Sinopse

         As questões e desafios emergentes na sociedade contemporânea, especialmente, os relacionados às relações humanas em seus diferentes contextos, convocam-nos a “redimensionar” nossa concepção de conhecimento, de educação e dos respectivos processos educativos. Para isso é especialmente relevante buscar conexões entre Filosofia e Educação, a fim de que as práticas educativas possam impulsionar transformações no sentido de promover a formação de indivíduos criativos e empreendedores capazes de despertar o mundo para uma consciência global e sistêmica.

          Com esse foco, o Programa de Pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul, PPGEd-UCS, organizou-se em torno de duas linhas de pesquisa, “História e Filosofia da educação” e “Educação, linguagens e tecnologia”, e vem desenvolvendo estudos através de temas direcionados à epistemologia, à ética, à linguagem, à tecnologia dentre outros, na busca de produzir conhecimento que possa auxiliar em inovações nas práticas educativas.

         Assim, no intuito de compartilhar alguns resultados dessas pesquisas com a comunidade científica e interagir com estudiosos da área, em 2010, o programa organizou o V CINFE, Congresso Internacional de Filosofia e Educação, tendo como tema “Conhecimento, linguagem, educação e cidadania: pensando alternativas para os desafios da ação na atualidade”. Durante três dias, pesquisadores das áreas da filosofia e da educação, se reuniram para discutir e repensar a concepção de conhecimento, de aprendizagem e dos processos educativos, tendo como fio condutor os problemas atuais e a inclusão das tecnologias digitais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-021-0
DOI: 10.24824/978858042021.0
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ÉTICA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:<br>pensando alternativas para os desafios da educação na atualidade

Autores

Angelo Vitório Cenci

 

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Recebeu, pela sua tese, o Prêmio Capes de Teses na área de Filosofia, edição 2007. É professor da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em ética, atuando principalmente nos seguintes campos: ética, teorias morais, educação moral, antropologia filosófica, éticas aplicadas e filosofia da educação.

 

Carla Beatris Valentini

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu a pesquisa de tese "Tecendo e aprendendo: redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem" tendo como fundamentação teórica a Epistemologia Genética de Piaget e a Biologia do Conhecimento de Maturana. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a dissertação "Apropriação da Leitura e Escrita e os Mecanismos Cognitivos de Sujeitos Surdos na Interação em Rede Telemática". Sua área de atuação e pesquisa concentra-se na área da cognição, ambientes informatizados de aprendizagem e surdez. Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Coordena o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento - "Ambientes de Aprendizagem na Educação Superior: Docência, Tecnologia e Educação a Distância". Coordena o projeto de pesquisa "Narrativas de Adolescentes Surdos: Construção de Sentido". Tem experiência na área de Psicologia da Aprendizagem, na Educação e na Informática da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, formação de professores, educação a distância e ambientes de aprendizagem, surdez e portadores de necessidades educativas especiais

 

 

 

Cristina M. Pescador (org.)

 

Possui formação acadêmica como Bacharel em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1983), pós-graduação como Especialista em Educação a Distância - UCS (2005) e Mestrado em Educação - UCS (2010). Suas atividades profissionais concentram-se no ensino de língua inglesa como professora titular junto ao Programa de Línguas Estrangeiras na Universidade de Caxias do Sul e como tutora presencial no curso de pró-licenciatura da REGESD (Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância). Também é membro integrante do quadro de docentes do Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem em Língua Estrangeira - Inglês, tendo sob sua responsabilidade a disciplina "Recursos Midiáticos no Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa". Desenvolve pesquisa sobre a aprendizagem dos nativos digitais em sua interação com recursos hipermidiáticos.

 

 

 

Eliana Maria do Sacramento Soares (org.)

 

Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1977), licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul. Ministra disciplinas de matemática para os cursos de Engenharia e de Licenciatura em Matemática. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação, mestrado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul.Participa do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática. Participa de projetos de pesquisa, como coordenadora e como colaboradora, em temas relacionados a: ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem em matemática, uso de tecnologia de comunicação e de informação nos processos educativos, tecnologia e cognição e educação matemática

 

 

Elias Grossmann

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado em LL.M (Magister Legum) Direito pela Johannes Gutenberg - Universität Mainz (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) . Atualmente é Professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Atuando principalmente nos seguintes temas: Paz Mundial, República Mundial, Immanuel Kant, Otfried Höffe.

 


Jean-Christophe Merle

 

Possui doutorado em filosofia. Professor na Universidade de Saarbrücken (Alemanha). Ministra Seminários na Universidade de Tübingen (Alemanha). Atua principalmente nas áreas de filosofia do direito, filosofia política, Kant e idealismo alemão.


José Pedro Boufleuer

Possui graduação em Estudos Sociais pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1983), graduação em Filosofia pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1984) , especialização em Especialização Em Educação pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, filosofia da educação, Habermas, ação comunicativa, paradigma da comunicação e agir comunicativo.


Léa da Cruz Fagundes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Ciências- Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente permanente, convidada no Mestrado em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, docente no Programa de Pós Graduação Informática na Educação/UFRGS, coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS) e assessora do Ministério de Educação. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: informática educativa, educação a distância e psicologia cognitiva.



Manfredo Araújo de Oliveira

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1962), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1966) e doutorado em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian (1971). Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal do Ceará. Conferencista renomado. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Transcendental, Reflexão, Subjetividade.


Neires Maria Soldatelli Paviani

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1969), especialização em Especialização Em Letras Língua e Literatura pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em Letras Em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Educação Area de Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Professor de Português, Situações de Bilinguismo, Formação do Professor.

Neiva Senaide Petry Panozzo

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, orientadora do Programa de Formação de Professores da UCS; atua no Programa da Universidade da Terceira Idade; no ensino de pós-graduação com a disciplina Metodologia do Ensino Superior; pesquisadora da linha de pesquisa do PPGEDU da UCS "Educação, leitura e práticas leitoras", colaboradora da pesquisa "LerAprender: leitura do espaço da sala de aula"; integra o GEARTE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Centro de Pesquisa Sociosemiótica da PUCSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologia do ensino superior, leitura, literatura infantil, leitura estético-visual, semiótica discursiva e sincretismo de linguagens.

 

 

Paulo César Nodari (org.)

 

Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1991), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), com sanduíche na Universidade de Tübingen, na Alemanha (2002-2003). Desde 2004, é professor na Universidade de Caxias do Sul. Trabalha no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: filosofia, razão, ética, política, educação, direitos humanos.

 

 

 

Pedro Manuel S. Alves

Possui doutorado em filofsofia contemporânea pela Universidade de Lisboa. Atua especialmente na filosofia do conhecimento e fenomenologia. É professor na Universidade de Lisboa. É vice-presidente da Associação de Filosofia Fenomenológica. É diretor da Revista Phainomenon.

 


 

Sílvio Gallo

 

Professor Associado do Departamento de Filosofia e História da Educação, Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Coordenador do DiS – Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação e pesquisador do PAIDEIA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação. Pesquisador do CNPq.


 

Terciane Ângela Luchese

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). É professora da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação, História Regional do Brasil, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: processo escolar, história oral, educação e escolarização entre imigrantes italianos. Trabalhou em programas sociais de atendimento a crianças e adolescentes, inclusive em projeto financiado pelo CNPQ. Foi professora da rede pública municipal e particular. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade de Caxias do Sul.


Valdemir Guzzo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e Doutorado em Educação pela UNISINOS (2009). Exerceu cargo administrativo - Banco do Brasil - por trinta anos (1975-2005). Atualmente é professor Assistente I da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, Didática, Teoria da Ciência, Iniciação à Pesquisa e Estágios em Filosofia. Atua no Departamento de Educação da Universidade de Caxias do Sul.