Capa do livro: EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA:<br> mediações possíveis em tempo de inclusão

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA:
mediações possíveis em tempo de inclusão

Autores: Juliana Eugênia Caixeta - Maria do Amparo Sousa - Paulo França Santos (Orgs.)

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Sinopse

Neste livro, unimos educação e psicologia por permitirem tecer mediações possíveis para promover a inclusão. Para isso, pensamos na inclusão como um fenômeno social, passível de construção pela educação, em contextos deliberadamente planejados e organizados para tal.  A inclusão compreende toda a pluralidade humana e tem como objetivo possibilitar a todas as pessoas a participação nos mais diversos contextos sociais. A inclusão não é para um ou outro, é para um e outro e considera a diversidade como condição para a vida e opção por vivê-la bem, não apenas tolerando diferenças, mas valorizando-as, como uma vasta gama de experiências que não devem ser desperdiçadas. A atuação escolar mediadora de inclusão aponta para novas constelações de sentidos no que tange à compreensão e à transformação do mundo e das subjetividades. O grande desafio é, justamente, a convivência dos seres humanos com os seres humanos, na qual não existam fracos negligenciados ou (ab)usados à mercê de mais fortes, mas que tal prática provoque estranheza e perturbe o senso de dignidade de cada ser humano, superando a indiferença e a fantasia da superioridade de uns em relação a outros. A partir desta compreensão, entendemos que os contextos são construídos e transformados pela ação social dos atores que também se transformam nas interações que aí se processam. Tomados pela certeza de que a universidade deve produzir conhecimento na interação com a sociedade, o livro “Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão” apresenta experiências de intervenção e resultados de pesquisa que evidenciam a parceria entre a Educação e a Psicologia para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0605-2
DOI: 10.24824/978854440605.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 304
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA:<br> mediações possíveis em tempo de inclusão

Autores

ALYNE RIBEIRO FERRO
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade entre 2010 e 2013, onde atuou na sala de recursos para deficientes visuais do Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina. Professora Temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Temas de interesse: sucesso escolar e inclusão.

ARIADNA DA SILVA AMADOR
Graduada em em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília (UnB). Atuou como estagiária de Graduação da Faculdade UnB Planaltina entre 2013 e 2014. Membro do Projeto Escola nas Estrelas entre 2011 e 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2013 e 2014.

ARIANE DA SILVA AMADOR
Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Estagiária do Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências entre 2012 e 2013. Estagiária de Graduação da Faculdade UnB Planaltina. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina, desde 2012.

ARYELE TATIANE PEREIRA DE SOUSA
Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade entre 2012 e 2013, onde atuou na sala de recursos para deficientes visuais do Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina. Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) entre 2012 e 2013.

BÁRBARA LOYS RODRIGUES ROCHA
Estudante do Centro Educacional 1 de Planaltina. Participou do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio na Faculdade UnB Planaltina no projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina em 2014. É estagiária de extensão do Laboratório de Pesquisa e Apoio em Ensino de Ciências da Faculdade UnB Planaltina.

BRUNA ALVES LOPES DOS SANTOS
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) desde 2012. Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP) entre 2012 e 2014. Temas de interesse: ensino de ciências, educação ambiental, medidas socioeducativas e inclusão.

BRUNO NASCIMENTO MORAES
Graduado em Letras pela Universidade de Brasília. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2012 e 2013. Estagiário de Graduação da Universidade de Brasília em 2013. Temas de interesse: produção textual.

CARLA RIBEIRO SANTOS
Estudante do Centro Educacional Pompílio Marques de Souza, de Planaltina-DF. Membro do projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina desde 2014. É estagiária de extensão do Laboratório de Pesquisa e Apoio em Ensino de Ciências da Faculdade UnB Planaltina. 

CLAUDIA SIMAS
Graduada em Licenciatura em Educação Artística, pela Fundação Brasileira de Teatro/Faculdade de Artes (1985). Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (2004). Doutora em Artes pela Universidade de Brasília (2012). Foi professora da Rede Sarah de Reabilitação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística. Atuando principalmente nos seguintes temas:lesão medular, reabilitação, ateliê digital, corpo, emoção e arte. 

CRISTIAN NEY VIANA GUIMARÃES
Graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Brasília. Bolsista do projeto Responsabilidade Social na Universidade entre 2011 e 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina, entre 2011 e 2013.

DANIELLA FERNANDES LINHARES
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2012 a 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2012 e 2013. Professora Temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

DIEGO GONÇALVES BELINO
Graduando em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Estagiário de Graduação da Faculdade UnB Planaltina entre 2012 e 2014. Bolsista de extensão em 2014. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2012 e 2014.

EULER BRENNEQUER DOS SANTOS ALVES
Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais na Universidade de Brasília, campus Planaltina. Participa do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID. É membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. Temas de interesse: ensino de ciências, medidas socioeducativas.

FABIANA MIRANDA DE SOUZA MACÊDO
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Graduanda em Pedagogia pela FACIBRA. Bolsista do projeto Responsabilidade Social na Universidade entre 2010 e 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina, entre 2010 e 2014. Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), no ano de 2012 e 2013. Temas de interesse: inclusão e responsabilidade social.

FERNANDO BARBOZA GRANJEIRO
Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília. Foi bolsista do projeto Educação de Jovens e Adultos: caminhos para inclusão entre 2010 e 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina, entre 2010 e 2013. Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2010 e 2012 no contexto das medidas socioeducativas.

GABRIELA SOUSA DE MELO MIETO
Psicóloga, Mestre em Psicologia (IP/UnB), Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (IP/UnB), Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED/IP/UnB), ex-professora de Psicologia da SEEDF. Principais áreas de interesse: Desenvolvimento da Criança, com ênfase na primeira infância; Ensino Especial/Educação Inclusiva; Psicologia Escolar; Formação de Professores. 

GISLÂINE CARDOSO CLÁUDIO
Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade de Brasilia (2012). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências -PPGEC-UnB (2015). Possui especialização em Educação Popular (2009). Professora Temporária da Faculdade UnB Planaltina, na área de Educação. Foi bolsista do projeto Educação de Jovens e Adultos: caminhos para inclusão entre 2010 e 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina desde 2010. Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2010 e 2013, no contexto das medidas socioeducativas. Tem seu foco de pesquisa em Escolas que atendem Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de Internação, sendo que sua área maior de interesse é no processo de ensino-aprendizagem.

HAIANNE SANTOS SOUZA
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade entre 2011 e 2013. Professora da rede estadual de ensino de Planaltina de Goiás/GO. É membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. Temas de interesse: ensino de ciências, inclusão e superdotação.

HELENA BARROSO DA SILVA
Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) desde 2011.  Participa do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), desde 2011. Temas de interesse: ensino de ciências, conflitos nas relações interpessoais na escola e medidas socioeducativas.

HELMA SALLA
Graduada em Química pela Universidade Federal de Goiás (1997). Pós-graduada em Química, pela Universidade Federal de Lavras. Desde 1997, é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de ensino de química e educação inclusiva. É membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. É professora colaboradora do projeto CAPES NOVOS TALENTOS 2012. Temas de interesse: mediações no ensino, inclusão, formação de professores.

JULIANA EUGÊNIA CAIXETA
Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Membro do Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC). Professora orientadora de projetos do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Coordenadora do Projeto Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão da Faculdade UnB Planaltina. Subcoordenadora de Atividades do Projeto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Escola e na Formação Continuada de Professores, Novos Talentos 2012 da CAPES. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Membro do Grupo de Pesquisa em Pensamento de Cultura, da Universidade de Brasília. Temas de interesse: mediações para a inclusão, responsabilidade social e identidade.

LARISSA THUANNE DA COSTA SILVA
Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Estagiária da Faculdade UnB Planaltina. Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) desde janeiro de 2015.

LAURA FIRMINIO SAMPAIO
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade entre 2010 e 2013, onde atuou na sala de recursos para deficientes visuais do Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Temas de interesse: pessoas com deficiência, ensino de ciências e inclusão.

LETÍCIA FERNANDA RODRIGUES DOS ANJOS
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Bolsista do projeto Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino de ciências entre 2010 e 2012. Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) entre 2010 e 2012. Professora Temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

LEONARDO DOS SANTOS FREITAS
Graduado em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Bolsista do projeto Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino de ciências entre 2010 e 2012. Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) entre 2010 e 2012.

LORENA GODOY DOURADO
Estudante do Centro Educacional 1 de Planaltina. Participou do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio na Faculdade UnB Planaltina no projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina em 2014. É estagiária de extensão do Laboratório de Pesquisa e Apoio em Ensino de Ciências da Faculdade UnB Planaltina.

LORENA MÁXIMO DA SILVA
Finalizou o ensino médio Centro de Ensino Médio 2, de Planaltina. Atuou como estagiária do Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências entre 2013 e 2014. Criou a Oficina de Carteiras Artesanais.  Atualmente, é membro voluntária do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina.

LÚCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Psicodrama (Inst. Psicodrama Rib. Preto), especialização em Filosofia da Psicologia e da Psicanálise - Unicamp, Mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós- doutorado na Université Paris VIII e na UERJ/Proped.  Atualmente é professora adjunto III do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar e de Filosofia, com ênfase em Ética e Epistemologia. Compõe o quadro permanente de docentes e orientadores do PPGDH - Programa de Pós-Graduação em Direitos humanos e Cidadania, do Centro de Estudos Multidisciplinares - CEAM/UnB. Atua na Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Coordena o projeto de Extensão Espaço de reflexão, prática e divulgação em Filosofia, Artes e Humanidades: Espaço AION, relacionado a novas práticas filosóficas. Coordenou, na Universidade de Brasília, o projeto PROCAD 137/2007, Biopolíticas, escola e resistência: infâncias para a formação de professores. Integra o grupo de pesquisa: Educação, pensamento e filosofia: forças políticas do ensinar e do aprender, grupo de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da UERJ. Desenvolve o projeto de pesquisa: Psicologia e Filosofia: possíveis encontros. Coordena o Laboratório de Psicologia no espaço público e suas interdisciplinaridades (LABPEP) - Ágora Psyché.  Foi diretora e Presidente do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília (EDU/UnB), de 15 de outubro de 2010 a 08 de abril de 2013. É Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, do IP/UnB (2013-2014). Coordena o curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural (SECADI/MEC), oferecido no âmbito do Instituto de Psicologia - UnB.

LUCIANA MEDEIROS LEITE
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília (UnB).  Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2010 a 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2010 e 2013. Professora Temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Faz Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, na Universidade de Brasília, pelo Instituto de Psicologia. Temas de interesse: ensino de ciências, ensino religioso e inclusão.

LUCIANE ALVES RODRIGUES
Graduada em pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Pós-Graduada, em nível de Especialização, na área da Educação- Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís. Professora da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal, atuando como professora especialista em Sala de Recurso de Deficiência Visual. Cursos na área de deficiência visual: Transcrição para o Sistema Braille pela Universidade de Brasília, Curso de Orientação e Mobilidade pela AADV, sorobã e pré-sorobã: a construção do número e o processo operatório com aluno deficiente visual pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE, Capacitação Programa Braille fácil pela EAPE, Atendimento Educacional Especializado pela EAPE, Educação de alunos com baixa-visão pela Universidade de Brasília. Alfabetização no Sistema Braille pelo Instituto Benjamin Constant. Escolarização do estudante com deficiência visual pela EAPE.

LUCAS BENEVIDES LIMA RIBEIRO
Graduando em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de extensão do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) desde 2013. Temas de interesse: ensino de ciências, educação ambiental e educação a distância.

LUDMILA XAVIER DA GUIRRA
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília (UnB), e em Pedagogia, pelo IBE.  Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2011 a 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2011 e 2013. Professora Temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

MARCELO XIMENES AGUIAR BIZERRIL
Formado em Ciências Biológicas, é Mestre e Doutor em Ecologia. Trabalha com formação de educadores no ensino superior desde 1996 e é professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB) desde 2006, onde atua em ensino e pesquisa nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Comunicação Comunitária. É orientador permanente nos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), em Educação em Ciências (PPGEDUC) e em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPGMADER), todos da UnB. Sua produção acadêmica em educação e ecologia distribui-se em artigos em periódicos nacionais e internacionais.

MARIA EDUARDA LIMA ESPÍRITO SANTO
Estudante do Centro Educacional Pompílio Marques de Souza, de Planaltina-DF. Membro do projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina desde 2014. É estagiária de extensão do Laboratório de Pesquisa e Apoio em Ensino de Ciências da Faculdade UnB Planaltina.

MAYARA CRISTINA MEDEIROS LEITE
Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) entre 2012 e 2013.

MARIA DO AMPARO DE SOUSA
Graduada em Letras. Mestre em Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio Cultural pela Universidade de Brasília.  Doutora em Psicologia, pela linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Substituta da Universidade de Brasília. Bolsista CAPES-DGU no ano de 2009, quando desenvolveu o projeto, doutorado sanduíche, Memória, identidade e cultura cidadã, no Departamento de Psicologia Básica da Universidad Autónoma de Madrid, Espanha. Membro do Grupo de Pesquisa em Pensamento de Cultura, da Universidade de Brasília. Membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. Experiência na área de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e desenvolvimento humano; dimensão ética do desenvolvimento, produção de significado e desenvolvimento do self, cultura e desenvolvimento humano, interculturalismo, memória e identidade; educação inclusiva; voluntariado, responsabilidade e extensão universitária; sustentabilidade.

MAYKE DA SILVA RIBEIRO
Graduado em Sistemas de Informação pela (UPIS) União Pioneira de Integração Social. Membro do Projeto Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão entre 2013 e 2015. Atuou no Projeto Inclusão em Quadrinhos, assessorando nas atividades ligadas a design gráfico.

MILENA FERNANDES SALES DE OLIVEIRA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB).  Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), no ano de 2012 e 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2012 e 2013. Estagiária da Escola Cantinho Mágico no Lago Sul, entre 2014 e 2015. Estagiária da Pós-Graduação em Direito da UnB no ano de 2014 e 2015.

NATTACHA LIDIANY FERNANDES LINHARES
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília (UnB.  Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2010 a 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2010 e 2013. Professora Temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

PÂMELLA NUNES DE OTANÁSIO
Graduada em Artes Plásticas, Licenciatura, pela Universidade de Brasília - UnB. Pesquisa a produção de materiais alternativos no Laboratório de Materiais Expressivos - LEME Maquete UnB. Trabalha na área de mediação cultural em espaços museais. Faz especialização em Arte/ Educação Intermidiática pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

PATRÍCIA RODRIGUES DA SILVA
Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) desde 2012.  Participa do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), desde 2012.

PAULO DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Graduado em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade, entre 2010 e 2013. Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2010 a 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2010 e 2013. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

PAULO FRANÇA SANTOS
Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador-BA (1991). Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). Pós-doutor pela Universidade Autônoma de Madrid (2009). Possui especializações em Orientação Educacional e Supervisão Escolar e formação em Psicopedagogia pelo SEDES/CETIS. Professor Hospitalar da Associação das Pioneiras Sociais (Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação). Pesquisador vinculado ao Laboratório Ágora Psyché/UNB e do Grupo de Pesquisa sobre Identidade da Universidade Autônoma de Madrid/Espanha. Pesquisador da Universidade Aberta do Brasil, tendo colaborado na produção de material pedagógico para orientação dos alunos. Colaborador de projetos do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Colaborador do Projeto Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão da Faculdade UnB Planaltina. Tem experiência nas áreas de Educação e Saúde com ênfase em Reabilitação atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, paralisia cerebral, psicologia cultural, educação, inclusão, tecnologia assistiva, histórias de vida e construção de significados.

PRISCILA LEITE DE OLIVEIRA
Graduada em Letras pela Universidade de Brasília. Estagiária de Graduação da Universidade de Brasília. Estagiária de Graduação da Universidade de Brasília entre 2011 e 2012. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. Temas de interesse: produção textual, RAP, medidas socioeducativas.

RENATA CARDOSO DE SÁ RIBEIRO RAZUCK
Licenciada em Química, mestre em Ensino de Ciências – Química e doutora em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunto do Instituto de Química da UnB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade de Brasília. Atua na área de ensino de ciências, formação de professores e inclusão.

RENATO LOPES BARBOSA
Graduado em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília (UnB).  Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2012 a 2014. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2012 e 2014. Professor Temporário da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

RAIMUNDA LEILA JOSÉ DA SILVA
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Mídias na Educação e em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Professora da rede municipal de ensino de Planaltina de Goiás/GO e Formosa/GO. Temas de interesse: ensino aprendizagem de Ciências, educação inclusiva e TICs no ensino de ciências.

RAVENA DO CARMOS SILVA RAMOS
Graduanda em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) desde 2013.  Participa do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), desde 2013. Temas de interesse: ensino de ciências, medidas socioeducativas.

ROSIMARY OLIVEIRA DA SILVA
Graduada em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília (UnB).  Participou do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), nos anos de 2010 a 2013. Membro do projeto de pesquisa e extensão Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina entre 2011 e 2013.

SARA BISPO DA CRUZ
Estudante do Colégio Estadual Complexo 10, Planaltina, Goiás. Participou do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio na Faculdade UnB Planaltina no projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em tempo de Inclusão, da Faculdade UnB Planaltina em 2014. É estagiária de extensão do Laboratório de Pesquisa e Apoio em Ensino de Ciências da Faculdade UnB Planaltina.

SAULO MACIEL OLIVEIRA
Graduando em Psicologia na Universidade de Brasília (UnB). Tem interesses de pesquisa nas áreas de cognição social, processos cognitivos, psicologia evolucionista e desenvolvimento influenciado pelo uso de tecnologia.

SILVANA GOULART PERES
Graduada em Pedagogia. Mestranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PED/IP/UnB), especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar (PED/IP/UnB) e em Educação Infantil (FE/UnB). Professora da SEEDF com atuação nas áreas: Gestão Escolar, Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Especial/Educação Inclusiva, Equipe de Apoio à Aprendizagem.

SILVIANE BARBATO
Graduada em Letras. Mestre em Linguística Aplicada, pela Durham University, na Inglaterra. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e desenvolve projetos nas linhas de pesquisa Cultura, História e Desenvolvimento; Processos educacionais, interações pedagógicas (formais e não formais) e desenvolvimento humano; Artes temporais em processos do desenvolvimento do self; Processos Educativos e construção da identidade mediados por novas tecnologias. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CAPS - Psicologia e Serviço Social.

THIAGO RODRIGUES SILVA
Graduado em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do projeto Inclusão e Diversidade, entre 2010 e 2013, atuando no projeto Inclusão em Quadrinhos e no programa de estimulação de estudantes com altas habilidades em artes. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Temas de interesse: ensino de ciências, artes, inclusão, superdotação e desenho.

VICTOR HUGO DOS SANTOS RODRIGUES
Graduando em Licenciatura Ciências Naturais pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).  Bolsista de extensão do Projeto Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em Tempo de Inclusão da Faculdade UnB Planaltina (FUP) desde 2014. Participa do PRODOCÊNCIA da CAPES - Programa de Consolidação das Licenciaturas, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), desde 2014. Temas de interesse: ensino de ciências, medidas socioeducativas.