Capa do livro: EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:<BR>dificuldades e desafios no processo de identificação e de inclusão

EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:
dificuldades e desafios no processo de identificação e de inclusão

Autores: Andréia Vieira Maia - Lurdes Caron

O livro “Educandos com Altas Habilidades/Superdotação: Dificuldades e Desafios no Processo de Identificação e de Inclusão” vem de encontro à necessidade de subsidiar a reflexão referente ao tema. No Brasil, pesquisas com a temática em foco vêm se expandindo a partir da década de 90, estimuladas pelas políticas públicas que envolvem educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
A leitura desta obra, indicada, de modo especial, aos professores, bem como aos pais e a sociedade em geral, oportuniza conhecer como se dá o processo de identificação e inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no sistema de ensino municipal de Lages – SC no período de 2008 a 2014.
O Decreto nº 3.298, de 07 de janeiro de 2008, e a Lei de nº 13.146, de 06 de julho de 2015, inserem a educação na perspectiva da educação inclusiva, tendo em vista que toda a pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades como as demais pessoas. A reflexão sobre a “educação para todos” tem início, mais especificamente, em 1948, com a promulgação, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos, reforçada pela Conferência de “Educação para Todos”, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, e a divulgação dos princípios definidos na Conferência Mundial sobre “Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e  qualidade” na Declaração de Salamanca, 1994.
Boa leitura!
Lages, 27 de setembro de 2015
Profa. Dra. Lurdes Caron

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0615-1
DOI: 10.24824/978854440615.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 98
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:<BR>dificuldades e desafios no processo de identificação e de inclusão

ANDRÉIA VIEIRA MAIA
Possui graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial e em Atendimento Educacional Especializado – AEE, pela Unesp/Marília. Mestra em Educação pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE da Universidade do Planalto Catarinense de Lages/SC. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Inclusões Curriculares: Atores sociais e áreas do conhecimento na escola e formação de professores”. É professora do AEE, no município de Lages desde 2010, desenvolvendo estudos relativos à Educação na Perspectiva Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação. Dedicando-se ao AEE, a Formação Continuada de Professores do AEE, Professores Auxiliares de Apoio a Inclusão e demais professores da rede municipal de educação.

LURDES CARON
Prof. Dra. Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação - PPGE da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC e do Conselho Universitário CONSUN. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale de Itajaí – UNIVALI (1973). Habilitação em Administração Escolar (1974) e Orientação Educacional (1975). Especialização em Administração Escolar – UFSC (1983). Formação Teológica pelo Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC – Florianópolis (1974-1976), complementada em (1991-1993), na Escola Superior de Teologia – EST, São Leopoldo, RS. Aprofundamento em Ensino Religioso – UFSC/ITESC (1986-1987). Capacitacion sobre “La Problemática Ecumênica y los Nuevos Movimientos Libres (Sectás) em America Latina” pela Universidad de San Buenaventura e Consejo Episcopal Latino Americano. Bogotá – Colômbia. (1987). Mestrado em Teologia Prática – Educação Cristã, pelo Instituto Ecumênico de Pós-graduação – IEPG da – EST (1995). Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2007). Possui experiência em Gestão Escolar, Docência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, Formação de Professores em especial de Ensino Religioso e Educação Especial, Líder do Grupo de Pesquisa “Inclusões Curriculares: Atores Sociais e Áreas do Conhecimento na Escola e Formação de Professores”.