Capa do livro: A GEOGRAFIA E O PIBID<br>Relatos de experiências e atividades

A GEOGRAFIA E O PIBID
Relatos de experiências e atividades

Autores: Najla Mehanna Mormul - Eduardo Donizeti Girotto - Rosana Cristina Biral Leme - Mafalda Nesi Francischett

A luta por uma formação docente de qualidade no Brasil, que coloque em diálogo os diferentes sujeitos e contextos envolvidos nesse processo, tem resultado, nas últimas décadas, na construção e execução de políticas públicas em educação, com destaque para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa tem possibilitado aos cursos de Licenciaturas em todo o país a construção de processos formativos que possibilitem aos licenciandos e docentes do Ensino Superior e da Educação Básica um diálogo mais intenso e constante sobre práticas educativas e processos de ensino-aprendizagem, fundamentais na formação docente no mundo contemporâneo. Tais processos buscam superar as dicotomias construídas historicamente e que colocam em polos opostos e distantes os sujeitos da escola e da universidade. Com o PIBID, o trabalho coletivo, em contexto, a partir de situações concretas de ensino-aprendizagem, vai possibilitando um processo de formação em ação, mediado pela pesquisa, ensino e extensão.
Sendo assim, os relatos de experiências e atividades apresentadas neste livro resultam de ações desenvolvidas pelos bolsistas do Subprojeto PIBID de Geografia da Unioeste, campus Francisco Beltrão, em três escolas públicas do município. Trata-se de ações que envolveram diferentes turmas, metodologias, práticas educativas e que colocaram os licenciandos diante de situações semelhantes àquelas que enfrentarão em suas práticas profissionais. A publicação deste material cumpre, portanto, uma dupla função: de um lado, partilha experiências com outros licenciandos e professores, participantes ou não de projetos PIBID; do outro, revela as contribuições e importância deste Programa no que tange à qualidade da formação docente no Brasil.

 

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0590-1
DOI: 10.24824/978854440590.1
Ano de edição:
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:

A GEOGRAFIA E O PIBID<br>Relatos de experiências e atividades

EDUARDO DONIZETI GIROTTO
Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Ensino Fundamental II e Médio da Prefeitura Municipal de São Paulo e professor de Geografia da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Foi Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão, onde atuou como Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) e como Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino). Foi um dos coordenadores do Subprojeto PIBID de Geografia da UNIOESTE, Francisco Beltrão (2014-2015). Atualmente é Professor Doutor de Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

MAFALDA NESI FRANCISCHETT
Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Letras de Francisco Beltrão (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Centro Oeste do PR e Universidade de Campinas (1997). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2008. Pós-doutorado em Geografia pela Unicamp no ano de 2009. Professora Associado B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado em Geografia. Orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia desde 2001. Coordenadora de projeto PIBID de 2012 ate fevereiro de 2014 e atualmente como colaboradora do projeto PIBID. Líder do grupo de Pesquisa RETLEE desde 2002. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste - Francisco Beltrão/PR.

NAJLA MEHANNA MORMUL
Possui graduação em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2002). Especialização em Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio Ambiente pela mesma Instituição. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM - Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós- Graduação em Geografia (PGE/UEM - Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia – GPEG (UNIOESTE). Membro do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (UEM). Professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE campus de Francisco Beltrão. Coordenadora de Estágio Supervisionado e orientadora de estágio/licenciatura em Geografia. Possui experiência na área de educação e pesquisa atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de Geografia, conteúdos escolares, Geografia da população, formação de professores.

ROSANA CRISTINA BIRAL LEME
Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena [Pres. Prudente] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Geografia [Pres. Prudente] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Geografia [Pres. Prudente] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, degradação ambiental, planejamento ambiental, movimentos sociais e educação ambiental.