Autores: Alberto de Souza Bezerra - Marcelo Duarte Porto
Como podemos constatar, torna-se um grande desafio para o educador exercer seu papel social em sala de aula e no ambiente escolar. Conhecer as fragilidades do aluno, suas dificuldades, como se dão os processos interpessoais em sala de aula e lidar com as adversidades, conduzido-as de modo adequado para a promoção do desenvolvimento do aluno, fará do professor um protagonista fundamental na prevenção ao bullying no contexto escolar.
Assim posto, o professor deverá estabelecer uma relação interpessoal com o aluno de confiança, afabilidade, segurança e escuta as suas angústias. O estreitamento do vínculo com o aluno se torna um instrumento de mediação extremamente eficaz para que o professor possa ter condições de desenvolver seu papel social na prevenção ao bullying.
Pensamos que a principal contribuição deste livro encontra-se precisamente na pesquisa de campo. Entrevistamos professores, por meio da técnica de grupo focal, e colhemos depoimentos contundentes. Professores que relatam suas angústias diante do bullying, inclusive alguns docentes se dizem vítimas do fenômeno. Julgamos que os conteúdos apresentados são apropriados para a criação de ações sócio-educativas eficientes para o combate e prevenção ao tão propagado fenômeno bullying.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-046-3
DOI: 10.24824/978858042046.3
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 90
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Alberto de Souza Bezerra
Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2003), pós-graduado em Psicopedagogia, pela Universidade Gama Filho, (2008) e Mestre em Educação pela Universidad de Los Pueblos de Europa, Málaga/Espanha (2010). É atualmente professor no Curso de Administração, Educação Física e Nutrição no Centro Universitário do Norte - UNINORTE/AM.
Marcelo Duarte Porto
É Psicólogo graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre e Doutor em Psicologia pela mesma Instituição. È docente no ensino superior desde 2000, professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordenador do curso de Psicologia das Faculdades IESGO, em Formosa - GO. É autor dos livros: Psicanálise: da sexualidade à vida social” (Editora CRV, Curitiba, 2010) e “Educação Inclusiva: concepções e práticas na perspectiva de professores” (Editora Aplicada, Brasília, 2010). Contato: marporto@unb.br e marcelo.porto@ueg.br