
A CONDIÇÃO HUMANA E SUA PROBLEMÁTICA UNIVERSAL
VOLUME I
Autores: Vanessa Steigleder Neubauer
Sinopse
A preocupação com o acesso ao direito para a condição humana, por parte dos operadores do Direito, enquanto agentes do processo, nos direciona de modo a (re)pensar o direito e a própria condição humana. Nesse sentido, as Universidades assumem um papel fundamental no que se refere ao ensino Jurídico, pois é necessário desenvolver o senso de justiça, tendo como base a dignidade do ser humano. Para que seja possível alcançar esses propósitos, o Curso de Direito da Unicruz, no intuito de fomentar a pesquisa jurídica e acadêmica através do Grupo de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Democracia e Cidadania – GPJUR/UNICRUZ, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais, formado por docentes e discentes do curso de Direito, apresenta a obra “A Condição Humana e sua Problemática Universal” na qual estão inseridos temas atinentes às percepções sobre os direitos humanos e os problemas intrínsecos à própria condição humana, permitindo uma reflexão sobre as formas de (re)conhecimento do direito a ser, viver e conviver com dignidade, bem-estar e paz.
Detalhes do produto
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0657-1
DOI: 10.24824/978854440657.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 430
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sumário

Autores
ADALBERTO FERNANDES FALCONIMestre em Direito (PPGD – UNISINOS). Professor do Curso de Direito e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Integrante do Grupo de pesquisa jurídica da UNICRUZ – GPJUR.
Acadêmica do curso de Direito da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Possui experiência em Enfermagem (Técnica de Enfermagem), experiência de Direito (Estágio no Ministério Público Estadual - Cruz Alta/RS e estágio no Ministério Público Federal - Cruz Alta/RS).
Possui Doutorado (Doctorat d´État) em Filosofia pela Université Paris Ouest Nanterre la Défense - France (2008) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2008). Tem Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Graduação em Bacharelado (1995) e Licenciatura (1996) de Filosofia pela Universidade de São Paulo, e Graduação em Bacharelado de Ciências Sociais (1991) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente exerce o cargo de Professora Efetiva, com Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal de São Carlos, atuando no Ensino de Graduação junto ao Curso de Licenciatura de Filosofia e na Pós-Graduação junto ao Programa de Educação. É membro de três conselhos editoriais: do periódico Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação da Universidade de Brasília DF (ISSN 16798785); do periódico Fermentario da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay (ISSN 16886151); da Coleção Filosofia e Ensino da Editora UNIJUí RS. Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Educação, com ênfase em Ética e Filosofia Política, Teoria Política, Direitos Humanos, Ensino de Filosofia, Formação de Professores, Epistemologia e Estética. Atualmente coordena o grupo de pesquisa "Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais"; o "Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores" (Lenfi) e o curso de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia (Lato Sensu) da UFSCar.
Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestre em Filosofia (2009) e doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Participa do grupo de pesquisa Ética e Ética Aplicada, na linha “Correntes Contemporâneas de Ética e Metaética”. Professora/Tutora Presencial do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Pelotas no Polo de Panambi/RS. Autora do livro “O mal sofrido em Paul Ricoeur - um estudo sobre o sofrimento do justo”; publicado pela Editora NEA.
Pós-doutorando pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pela Universidade de Santiago do Chile. Doutor e Mestre em Direito pela UNISINOS. Graduado em Direito pela UNICRUZ. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito da URI, Campus Santo Ângelo e do Programa de Pós-graduação em Direito da UNIJUÍ. Coordenador da Revista Científica Direitos Culturais. Membro do Instituto de Hermenêutica Jurídica. Membro fundador da Casa Warat Buenos Aires e da Editora Casa Warat. Livros e artigos publicados nas áreas de direito penal, direito constitucional, teoria do direito e ensino jurídico. Advogado criminalista.
Possui graduação em FACULDADE DIREITO pela Universidade de Cruz Alta (1995), Pós Graduação em Ciência Política e mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é coredenadora do Curso de Diereito e professora titular da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Processual Civil.
Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/SAN. Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUC-RS. Professora do Curso de Direito da UNICRUZ. Coordenadora do Núcleo em Ação Pró-Direitos Humanos (NAPDH). Coordenadora do Programa Rede Escola de Governo na UNICRUZ. Coordenadora do Núcleo de TCC do Curso de Direito. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa – GPJUR.
Autora e Organizadora. Doutoranda em Direito (PPGD – UNISINOS) pela Linha “Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização”. Orientanda do Prof. Dr. Vicente de Paulo Barreto e doutoranda em Ciências Jurídicas Universidade de Buenos Aires (UBA). Mestre em Integração Latino-Americana pelo Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Direito da Integração. Especialista em Direito Cons¬titucional aplicado pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora do Curso de Direito e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH), do Grupo de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Cidadania e Democracia (GPJUR) e coordenadora/colaboradora de pro¬jetos de pesquisa e extensão da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).
Assistente Social. Graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI- São Luiz Gonzaga. Mestranda em Direitos Humanos pela UNIJUI. Experiência prática: Estágio Curricular Obrigatório no Centro de Referência de Assistência Social CRAS do município de São Nicolau. Trabalhos publicados envolvendo as temáticas: Violência, Criança e Adolescente, Maioridade Penal, Direitos Humanos, Pessoa Privada de Liberdade, Movimentos Sociais, Trabalho com Famílias, Educação no Sistema Prisional, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Social, Serviço Social na Educação. Durante dois meses no segundo semestre de 2013 ministrei aulas no Curso de Serviço Social na disciplina de Antropologia Social. Atualmente Bolsista Integral da CAPES 2014.