Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE:<br>mais do que um estágio, um processo de transformação

FORMAÇÃO DOCENTE:
mais do que um estágio, um processo de transformação

Autores: Édina Aparecida Cabral Bührer - Patrícia E. Bento Tiuman

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra que nos chega em mãos tece importantes re­flexões sobre a formação do aluno-professor em sua experiência de graduação na área de Letras, Pedagogia e Matemática. Nos seis capítulos que compõem o livro, os autores têm com ponto de partida o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e exploraram o processo de formação profissional nos relatos, nas modalidades de leitura, no lúdico, nas crenças, nas narrativas escritas e na confl­uência entre teoria-prática, tanto no que concerne às legislações e matrizes curriculares dos cursos de formação, como às vivências adquiridas pelo aluno-professor nos cursos de licenciatura. A obra igualmente apresenta uma configuração de autoria que convida as inter-relações, na medida em que os capítulos são elaborados por experiências acadêmicas diversas: graduados, pós-graduados (mestres e doutores), docentes universitários (UNICENTRO e IFPR) e docente do Magistério do Estado do Paraná. A identidade é uma categoria chave no livro articulando ideologias, crenças e políticas educacionais na formação profissional do futuro professor. E, nem sempre, essa identidade é harmônica e homogênea. Isto significa que as tensões que compreendem esse período de formação docente são abordadas pelos autores que, a despeito de quaisquer problematizações na área, encaram com propriedade teórico-analítica o processo de formação docente dando ao Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório dos cursos de licenciatura o seu merecido lugar e instância de refl­exão.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0660-1
DOI: 10.24824/978854440660.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DOCENTE:<br>mais do que um estágio, um processo de transformação

Autores

ANGELA MARIA CORSO
Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati/PR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/PR). (UEM), PR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR.

ANIZIA COSTA ZYCH
Professora aposentada do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati/PR. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP, Mestre em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava/PR, Especialização em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Curitiba/PR, Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, União da Vitória/PR.

ÉDINA APARECIDA CABRAL BÜHRER
Professora Adjunta B do Departamento de Letras da UNICENTRO e atua como docente na área de Língua Inglesa, Formação Docente de professores de Língua Inglesa e Linguística Aplicada. Mestre em Estudos Linguísticos  pela Universidade Federal do Paraná com dissertação defendida chamada A sala de Aula de Língua Inglesa na perspectiva das Inteligências Múltiplas. Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma universidade (UFPR) defendeu a tese chamada Identidade e Hibridismo: Discutindo a condição de aluno-professor no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. Seu interesse acadêmico está focado na formação do professor de língua inglesa, ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, Inteligências Múltiplas, identidade pela perspectiva pós-moderna e a condição híbrida de aprendiz e ensinante do licenciando em língua inglesa.

FLÁVIA G. VIEIRA
Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO Campus Irati.

HÉLITON DIEGO LAU
Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (2013) e especialista em Educação Especial com Ênfase em Libras pelo Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar – ISAM (2015). Atualmente, é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade, na área de Linguagem, Identidade e Subjetividade, seguindo a linha de pesquisa Subjetividade, Texto e Ensino pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e análise linguística, análise do discurso, identidade de gênero, estudos culturais, teoria queer, identidade surda e cultura surda.

ISABELA TORNOPOLSKI QUEIROZ
Professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná. Graduada em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Centro Oeste, e especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como professora de Língua Inglesa no Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques. Interessa-se por estudos na área de Gêneros Textuais nas aulas de Língua Inglesa.

LEONI MALINOSKI FILLOS
Professora do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati, e Professora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (FECLI) e em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

MIRIAM ADALGISA BEDIM GODOY
Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati/PR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR.

PATRÍCIA ELISABEL BENTO TIUMAN
Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Paraná – IFPR. Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Letras Área de Concentração: Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho – FAFIJA. Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho – FAFIJA. Atuou como professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/I.

RAQUEL CRISTINA MENDES DE CARVALHO
Professora do Departamento de Letras da UNICENTRO, e atua como docente na área de Língua Inglesa e formação de professores de Língua Inglesa. Mestre em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela UFSC, com dissertação defendida sobre o discurso do professor de língua inglesa para crianças de 2 e 3 anos de idade. Doutoranda em Inglês: Estudos Linguísticos pela UFSC com tese em andamento sobre as contribuições da formação continuada para o professor de língua inglesa na Educação Básica. Seu interesse acadêmico está focado na formação do professor de língua inglesa que atua na Educação Infantil; análise do discurso; teoria sociocultural na área da educação.

SANDRA APARECIDA MACHADO POLON
Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati/PR. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba/PR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa/PR.

SOELIN MOLIN M. LIMA
Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO Campus Irati.

VIVIANE SCHIER MARTINS IACHAK
Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, área de concentração: estudos linguísticos; linha de pesquisa: ensino-aprendizagem de línguas. Professora colaboradora lotada no Departamento de Letras – DELET/I da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro – Campus de Irati.