Capa do livro: PRÁTICAS EDUCATIVAS:<BR>interdisciplinaridade e intertextualidade

PRÁTICAS EDUCATIVAS:
interdisciplinaridade e intertextualidade

Autores: Francisco Ari de Andrade - Flávio Muniz Chaves Luzianny - Borges Rocha

livro impresso
de R$ 57,90 por
livro digital
de R$ 57,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O campo da educação indubitavelmente se marca por sua complexidade, pela dinâmica de múltiplos saberes ora em diálogo ora em concorrência, numa relação tensa de manutenção e superação de ideias e práticas frente aos desafios postos pela realidade social e educacional.
A especialização exacerbada da ciência na contemporaneidade, se por um lado é benéfica por contribui para a solução de muitos problemas, por outro, promove o distanciamento de saberes que na vida cotidiana somente têm sentido se estiverem integrados.
Aproximar saberes é um dos grandes desafios nos dias atuais. Não somente os de áreas próximas, mas de toda e qualquer área que na sua prática busque entender a realidade do mundo, seja no plano da natureza, seja em relação ao ser humano. E na busca de entendimento da complexidade das relações humanas, enfrentando a fragmentação do saber e o fatiamento das práticas e representações no e sobre o mundo, o campo da educação ocupa posição estratégica.
Posição central no processo de leitura do mundo considerando suas múltiplas faces e interfaces, bem como seus múltiplos sentidos que indicam uma representação da realidade. Como aproximar esses olhares, integrando-os, é uma questão chave que deve orientar o fazer pedagógico, seja na universidade, seja nas escolas e onde quer que aconteçam atividades com finalidade educativa.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0654-0
DOI: 10.24824/978854440654.0
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 298
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS EDUCATIVAS:<BR>interdisciplinaridade e intertextualidade

Autores

FRANCISCO ARI DE ANDRADE

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação Brasileira pelo PPGE-FACED-UFC. Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo PPGE-UFS.

 

LUZIANNY BORGES ROCHA

Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará. Atua nas áreas de Formação de Professores, Estágio Curricular, Ensino e Pesquisa e na Produção de Livro Didático para a educação básica. Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professora substituta da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE – 2010-2012).

 

FLÁVIO MUNIZ CHAVES

Doutorando e Mestrado em Educação Brasileira, Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização (lato sensu) em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional, convênio UFC/MEC/SEJUS). Graduado em Pedagogia, Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor colaborador da IES da rede particular.

 

ADRIANO FERREIRA DE PAULO

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduado em História pela mesma instituição.

ALLES LOPES DE AQUINO

Doutorando em Educação Brasileira (UFC), Mestre em Educação Brasileira (UFC), Especialista em EJA (IFCE), Especialista em Des. E Meio Ambiente (UFC), Licenciado em Geografia Pela (UECE).

 

ANA CÁSSIA VIANA BRITO

Graduada em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPq.

 

ANA PAULA AZEVEDO FURTADO

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, atuando com pesquisa na área de Educação Infantil. Pedagoga e Psicopedagoga pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Docência na Educação Infantil.

 

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO

Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação (UFC). Doutorado e Mestrado em Educação pelo PPGE-FACED-UFC.

 

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

 

ANDREA MOURA DA COSTA SOUZA

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Universitária (Faculdade Fametro). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

 

BRUNO ANDRADE DA SILVA

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Altamira. Mestrando em Informática Aplicada, no Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza (Unifor-CE).

 

CRISTIANE MADEIRO ARAÚJO DE SOUZA

Mestre em Administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, professora Universitária.

 

DANIELLE MAIA CRUZ

Membro permanente do corpo docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestra e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou estágio na New York University (NYU) no ano de 2012. Autora do livro Maracatus no Ceará: sentidos e significados.

 

DENIZE DE MELO SILVA

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

 

DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).

 

ELIZABETH FURTADO SUCUPIRA

Professor Titular da Universidade de Fortaleza –(UNIFOR) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista CNPq Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (2013-2016). Doutorado em Informatique - Universite dAix-Marseille III (Droit, Econ. ET Sciences- França) (1997).

ERINELDA DA COSTA PAIXÃO

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFC). Coordenadora do Grupo de estudo do Pensamento Pedagógico (GEPPED).

 

FAUSTON NEGREIROS

Professor-pesquisador Adjunto do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Sociologia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Ceará (2012). 

 

FLÁVIO MUNIZ CHAVES

Doutorando em Educação Brasileira pela Linha de Pesquisa de História e Memória da Educação (NHIME) - Universidade Federal do Ceará; Mestre em Educação Brasileira - UFC, Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (convênio UFC/MEC/SEJUS) e Pedagogo (UFC).

 

FRANCISCA TATIANNI CARNEIRO CRUZ

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FACED-UFC). Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão Escolar (FATENE), professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.

 

FRANCISCO ALA MARTINS DE SOUSA

Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Atualmente cursando especialização em Gestão Escolar pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) (ensino à distância). Professor da rede estadual, municipal e particular no município de Caucaia-CE.

 

FRANCISCO OLIVON LEITE FILHO

Enfermeiro Oncológico pela Escola Cearense de oncologia ECO, do instituto do câncer do Ceará. Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2008) e pós-graduação em Língua Estrangeira (URCA), aluno mestrando em Educação pela Florida Christian University (FCU) e Faculdade de Ensino Superior do Paraná.

 

GABRIELLE SILVA MARINHO

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

 

JACQUES THERRIEN

Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa “Saber e Prática Social do Educador”. Doutorado em Educação – Cornell University, USA (1979) e Pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Professor aposentado da FACED-UFC.

 

JOÃO BARTOLOMEU RODRIGUES

Professor da Escola das Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Diretor do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação. Centro de Investigação: Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. 

JOSELINA DA SILVA

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Professorado Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

JÚLIA DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC- -UFC). Prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica – Encontros Universitários – 2014 (PRPGP-UFC).

 

JULIANA SILVA ARRUDA

Mestranda em Educac??a?o Brasileira pelo Programa da Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o da FACED/UFC. Graduada e Licenciada em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceara? (UFC), com formac?a?o cli?nica com Osvaldo Dante Di Loretto – SP. Especialista em Psicopedagogia pela UFC. MBA em Gesta?o Empresarial, pela Fundac?a?o Getu?lio Vargas (FGV).

 

KARLANE HOLANDA ARAÚJO

Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingressou na rede de ensino do Ceará em 2004. Desde 2009, vem exercendo a função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio.

 

KÍLVIA SOUZA FERREIRA

Professora Adjunta do Departamento de Administração, da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação Brasileira (PPGE-FACED-UFC). Mestrado em Direito Público (Ordem Jurídica Constitucional) (FAC). Direito-UFC. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

 

LEVI LEONIDO FERNANDES DA SILVA

Professor Escola das Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos. Diretor do Doutoramento em Ciências da Educação. Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes – Universidade Católica Portuguesa - Porto. Portugal.

 

LIDUINA LOPES ALVES

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

 

LILIANE MARIA RAMALHO DE CASTRO SIQUEIRA

Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Especializada em Financ?as pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Graduada em Contabilidade pela UECE. É Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis da UFC e professora em EAD na UECE.

 

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(1990); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(2002) e Pós-doutorado na École de Hautes Études em Sciences Sociales (2014).

 

LUZIA MÁRJORIE FERREIRA DA SILVA

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UFC).

 

LUZIANNY BORGES ROCHA

Cursando Doutorado em Educação Brasileira, pelo (PPGE-FACED-UFC). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2002).

 

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Coordenador do Grupo de pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

 

MÁRCIO MATOSO DE PONTES

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins. Foi bolsista do PIBIC na Universidade Federal Rural do Semiárido. 

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS

Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FACED-UFC). Coordenadora do Curso de Pedagogia (FACED - UFC). Pesquisadora do Laboratório de Multimeios (UFC).

 

MARIA LUCIJANE GOMES DE OLIVEIRA

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

 

MAURÍCIO FEIJÓ BENEVIDES DE MAGALHÃES FILHO

Mestre e Livre Docente em Direito, Doutorando em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal, professor Associado I da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

 

NATÁLIA DA SILVA DUARTE

Doutoranda em Ciência da Gestão pela Universidade Aix Marseille na França, Mestre em Logística e Estratégia pela Universidade Aix Marseille na França, Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela UFC, Especialista em Consultoria Organizacional pela UFC, graduada em Administração pela UFC.

 

OLÍVIA COELHO DA SILVA

Mestranda em Educação Brasileira (UFC). Graduada em Pedagogia (UFC). Professora da rede pública de ensino de Fortaleza. Orientadora de Estudo do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

ONEIDE CAMPOS POJO

Doutora em Educação pelo PPGED/UFPA. Professora da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Administradora Escolar (Coordenação Pedagógica) da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC). 

RAQUEL CROSARA MAIA LEITE

Professora Adjunta da UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação e Educação Brasileira e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da UFC. Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (GEPENCI).

 

RAFAELI LARISSA DA SILVA BOTELHO

Graduada em licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPq.

 

RAIMUNDO HÉLIO LEITE

Doutor em Educação pelo PPGE-FACED-UFC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-FACED-UFC. Reitor da UFC no interstício de 1987 a 1991. Livre Docente pela UFC. 

RAIMUNDO SOUSA

Mestre em Educação com ênfase em Políticas Públicas Educacionais, pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (2015), Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba (2006) e especialização Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) (2010).

 

RENATA TAVARES DE OLIVEIRA

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-UFC).

 

SARA FAÇANHA BESSA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2012), mestranda em Educação Brasileira da Linha de pesquisa em Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

 

WAGNER JOSÉ SILVA DE CASTRO

Doutor em Educação Brasileira, pelo PPGE-FACED-UFC. Mestrado em História Social (UFC). Autor do livro “No Tom da Canção Cearense: do rádio e tv, dos lares e bares na era dos festivais (1963-1979)”. Pesquisador da música cearense, músico e compositor tendo dois CDs gravados - “Ambiguidades” e “Pão”.

 

WALÉZIA LOPES VASCONCELOS DE SOUZA

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente é colaboradora do Grupo PROATIVA (UFC Virtual) e GETS (FAMED/UFC). Supervisora Pedagógica e de Tutoria de cursos de Especialização a Distância e Capacitação da UNA-SUS, em parceria com o NUTEDS/UFC.