Capa do livro: VIVER CRIATIVO<br>escritos de educação com Winnicot

VIVER CRIATIVO
escritos de educação com Winnicot

Autores: Graça Bandeira (Org.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Produção em Psicanálise e Educação (NEPPE), com esta publicação, celebra seus vinte anos – idade rara entre grupos semelhantes. Ele nasceu quando o Espaço Psicanalítico – EPSI – ainda era concebido por suas idealizadoras, uma das quais – Ivone Vita – investiu na garantia de um ambiente (no melhor sentido winnicottiano desta palavra) para que o cuidado da interface Psicanálise e Educação fosse mantido de forma coletiva e sistemática na Paraíba.
De lá para cá, o NEPPE é tecido pelos movimentos de seus integrantes (no início, uns poucos entusiastas, e, gradualmente, cada vez mais profissionais da educação e psicanálise), cujos vínculos intersubjetivos e identidades profissionais levaram à elaboração de dissertações, teses, artigos, livros e eventos sistematicamente promovidos, com convidados e convidadas que colaboram conosco, como interlocutores nacionais e internacionais. 
Acolhemos e nos sentimos acolhidos no campo da Educação, permanentemente revisitado por nós em reuniões semanais para o estudo, para a intervenção e a produção intelectual, através de publicações e eventos bianuais. Encontramo-nos para pensar nossas práticas como psicanalistas, educadores e educadoras, dedicando inteligência, paixão e criatividade à geração do conhecimento em torno dos efeitos que a condição humana – atravessada de inconsciente, de modo insuperável – determina para o processo educacional que também a constitui.
desconsiderarmos os limites que constituem distintas, Psicanálise e Educação, nesse jogo de intercambiamentos, testamos tangências que iluminam as práticas pedagógicas e, naturalmente, geram novas questões para a clínica psicanalítica, sempre às voltas com o desejo que nos humaniza. Este livro é um bom exemplo disto: sua leitura é um convite para, conosco, pensar as tensões e conquistas que há duas décadas alimentam nossa reflexão sobre a educação e psicanálise.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0574-1
DOI: 10.24824/978854440574.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

VIVER CRIATIVO<br>escritos de educação com Winnicot

Autores

BETINA FABEL DE SÁ
Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica – Psicanálise; profissional do Espaço Psicanalítico/EPSI; integrante do Núcleo de Estudos e Produção em Psicanálise e Educação/NEPPE (EPSI).

CLÁUDIA VALÉRIA FURTADO DE OLIVEIRA ARAÚJO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Família pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Infância pela Escola e Clínica Psicanalítica do Ceará e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Psicóloga Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Nery-João Pessoa, Assistente de Direção do Colégio Motiva Ambiental/João Pessoa. Integrante do Núcleo de Estudos e Produção em Psicanálise e Educação/Espaço Psicanalítico (NEPPE/EPSI).

DÉCIO GURNFINKEL
Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise e professor dos Cursos de Psicossomática e de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae-SP.

EDNA MARIA DA CUNHA DIAS
Mestre em Educação; Profa. Aposentada da UFPB; atualmente professora da EAD/UFPB.

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE
Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutor em Educação pela UFPB. Professor do Departamento de Fundamentação da Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) e em Direitos Humanos (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB. Psicanalista da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP).

GRAÇA BANDEIRA

Pedagoga, Mestre em Educação/UFPB. Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental e Ensino Superior. Psicanalista, Especialista em Teoria e Prática  Psicanalítica/EPSI. Integrante do Espaço Psicanalítico/EPSI, Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica-Psicanálise/EPSI, Professora do Curso de Especialização em Psicanálise/EPSI, professora do Curso de Formação de Psicoterapeutas de Criança e Adolescente/EPSI. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Produção em Psicanálise e Educação/NEPPE/EPSI, Coordenadora do CINEPSI/EPSI, Coordenadora do Grupo de Estudos Psicanálise e Literatura; integrante do Núcleo de Estudos e Produção em Psicanálise de Criança e Adolescente/EPSI. Desenvolve estudos em Psicanálise e Literatura, Psicanálise e Educação, Psicanálise de Criança e Adolescente.

IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa LAISTHESIS – Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do grupo de estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do Laboratório de Psicopatologia do EPSI – LABORE e do Núcleo de Estudos e Produção em Psicanálise e Educação do – NEPPE/ EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

IVONE DE BARROS VITA
Psicanalista, Psicóloga e Pedagoga. Doutora em Filosofia e Ciência da Educação/Universidad de Salamanca/Espanha. Sócia Fundadora e atual presidente do Espaço Psicanalítico (EPSI).Integrante do NEPPE/EPSI.

KATHERINNE ROZY VIEIRA GONZAGA
Membro do Centro Jean Laplanche/Psicanálise. Mestre em Educação (UFPB). Psicanalista da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP). Psicóloga Clínica. Especialista em Psicologia Clínica (UNEPSI/PB). Especialização na área da violência doméstica contra crianças e adolescentes (TELELACRI/USP). Pesquisadora da EAD/UFPB;

MÁRCIA DIAS
Natural de São Paulo, capital. Graduou-se em Psicologia Clínica pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras em 1978. Fez complementação em Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar e Administração Escolar em 1982.

PIERRE NORMANDO GOMES-DA-SILVA
Pedagogo, teólogo, prof. de educação física, prof. doutor no Departamento de Educação Física na UFPB, bem como nos programas de pós-graduação em educação física e educação. Vem desenvolvendo, junto ao seu laboratório (LEPEC) a teoria: Pedagogia da corporeidade, que elege como pivô da aprendizagem o jogo.

THIÊNIA RÊGO
Psicóloga clínica/Unipê. Especialista em Psicologia da Saúde e Formação em Psicanálise de Criança e Adolescente/EPSI. Psicóloga Escolar no CREI Ângela Maria M. de Carvalho e E. M. Cônego João de Deus/ João Pessoa. Integrante do NEPPE.