Autores: Afonso Scocuglia - Carlos Lucena - Fabiane Santana Previtali - Magno Luiz Barbosa - Polyana Imolesi Silveira de França - Robson Luiz de França
O livro “O controle do trabalho no contexto da reestruturação produtiva do capital” representa um esforço teórico de um conjunto de pesquisadores em socializar resultados de pesquisas tendo como referência a dialética entre a reestruturação produtiva, às transformações no mundo do trabalho e as crises cíclicas do capitalismo tão bem previstas por Marx em o “Livro Terceiro de O Capital”. O conjunto de reflexões aqui presentes serve de referência tanto a pesquisadores e alunos da área de ciências humanas como àqueles interessados em debates sobre o mundo do trabalho e a inserção dos trabalhadores.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-039-5
DOI: 10.24824/978858042039.5
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Afonso Scocuglia
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Consultor da CAPES e do CNPq. Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. Professor convidado da Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades (Lisboa/Portugal). Pesquisador do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (Funchal/Portugal). Orientou dezenas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado no Brasil e no exterior. Publicou dezenas de artigos e livros no Brasil e no exterior. Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Université de Lyon (França).
Carlos Lucena
Doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ. Professor Associado I na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Orientando alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana. Pesquisador do Histedbr. Coordenador da Linha de pesquisa do curso de doutorado em educação "Políticas e Saberes Educativos". Vice Coordenador do PPGED da Faculdade de Educação da UFU. Atua nas áreas de Trabalho e Educação e Economia da Educação. Desenvolve pesquisas sobre as transformações do capitalismo monopolista e a formação dos trabalhadores.
Fabiane Previtali
Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP (2002), docente da Universidade Federal de Uberlândia - UFU no Departamento de Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências Sociais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade - GPTES. Pesquisadora FAPEMIG e CNPq.
Magno Luiz Barbosa
Doutorando em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, mestre em Direito das Relações Econômico-Empresariais pela Universidade de Franca (2005) - UNIFRAN, especialista em Direito Civil (1999) e Direito Processual Civil (1998), pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, graduado em Direito no ano de 1997. Sócio do Escritório Barbosa e Enéias Advogados Associados, professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e da Faculdade Pitágoras de Uberlândia/MG.
Polyana Imolesi Silveira de França
Doutoranda em Educação do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia e bolsista da FAPEMIG. Mestre em Magistério do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Triângulo (2002), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa em Política e Gestão da Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), Pós-Graduação em Metodologia do Ensino e Tecnologia para Educação a Distância (2008).
Robson Luiz de França
Doutor em Educação na Linha de Políticas Públicas pela Universidade Julio Mesquista Filho - UNESP/Araraquara. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1990), Especialização em Tecnologias para Educação a Distância. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa em Política e Gestão da Educação, orientando trabalhos de mestrado e doutorado. É membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e Formação Humana e Participa como Pesquisador do Centro de Investigação em Educação - CIE da Universidade da Madeira - Funchal em Portugal. Atualmente desenvolve estudos e pesquisa em nível de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal da Paraíba.