Capa do livro: DIREITO E PSICANÁLISE II:<br>o adolescente em foco

DIREITO E PSICANÁLISE II:
o adolescente em foco

Autores: Andréa Máris Campos Guerra - Paula Dias Moreira Penna - Sanderson Nascimento Soares (Orgs.)

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Sinopse

Em tempos nos quais a adolescência é cultuada com a imagem da eterna juventude, do descompromisso e da beleza fugaz, surge, na contramão dessa perspectiva hedonista, a figura do Mal, associada à juventude em crise, transviada, desvairada, vândala, violenta. Imagens que unificam diferenças irredutíveis entre cada adolescente na experiência da travessia para a vida adulta. A adolescência não é um conceito, nem uma fase, ela é uma construção histórica, variável culturalmente, criada para tratar de um dos maiores embaraços da vida do ser falante: a sexualidade (Freud, 1905). Assim, se, por um lado, a adolescência nomeia o encontro com a dimensão traumática, porque inapreensível pela linguagem, do sexual (Lacan, 1974); por outro, ela assinala a passagem de um ser cuidado pelo outro para um sujeito autônomo e produtivo. Ela desenha e testemunha outro encontro, também difícil, do adolescente com o campo social e toda sua estrutura econômica, social e política que ganha, discursivamente na atualidade, o desejo de dominação na forma objetiva do consumismo, das estatísticas, do cientificismo e da segregação. Quando o estado de exceção se torna a regra e as soluções de emergência, a rotina, como nos adverte Agamben (2008), deparamo-nos com nova impossibilidade: a do corpo ser totalmente recoberto pela política na cena da cidade. Diante desses dois impossíveis, o sexual e o político, na experiência da adolescência em conflito com a lei, colocamos a Psicanálise em sua interface com o Direito, a trabalho neste livro. Discutindo especialmente a temática da infração, optamos por tomar em análise não apenas a perspectiva do jovem, mas implicar todo o sistema de dispositivos, constituído em seu entorno, para pensar suas possibilidades de construção de novos projetos de vida.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0540-6
DOI: 10.24824/978854440540.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIREITO E PSICANÁLISE II:<br>o adolescente em foco

Autores

ANDRÉA MÁRIS CAMPOS GUERRA

Psicóloga, psicanalista, bacharel em Direito. Professora do Programa de Pós Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Membro do Programa de Extensão PINA – Psicanálise, Infância e Adolescência na Cidade.  

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

Professora-doutora da Faculdade de Direito da UFMG (FDUFMG). Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-graduação da FDUFMG, Juíza Federal do Trabalho, Titular da 47a Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Mestre e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Professora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT). Membro do Núcleo de Conciliação Permanente do TRT da 3a Região. Autora de diversos livros e artigos. 

CRISTIANE DE FREITAS CUNHA

Médica, psicanalista, pós-doutora pela Universidade de Barcelona. Coordenadora do Eixo Adolescência e Violência do Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina – UFMG. 

EDUARDO PIO DE SOUZA

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia com ênfase em Teoria psicanalítica – UFMG. Foi diretor de atendimento do Centro de Reeducação Social São Jerônimo na Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais/SUASE. Experiência clínica, na área das Medidas Socioeducativas e prevenção à Criminalidade. Participação em pesquisa com os temas adolescência e laço social.  

EMÍLIA ESTIVALET BROIDE

Graduada em Psicologia (PUC/RS), mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2011), doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC/SP. Integrante do Núcleo de Psicanálise e Política PUC/SP e do Laboratório de Psicanálise e Sociedade da USP. Professora do Curso de Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas da FESPSP. Professora convidada do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo e do Curso de Especialização em Teoria e Prática Psicanalítica em Psicanálise da Faculdade Jaguariúna.  

ISA GONTIJO MOREIRA

Graduanda em Psicologia pela UFMG, iniciação científica no Núcleo PSILACS (UFMG). Atualmente atua como voluntária no atendimento de adolescentes do projeto Já É!  

JACQUELINE DE OLIVEIRA MOREIRA

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, mestre em Filosofia pela UFMG, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas (M/D), membro do GT Dispositivos Clínicos em Saúde Mental. Bolsista PQ2 do CNPq, coorganizadora dos livros: A psicanálise nas instituições públicas: saúde mental, assistência e defesa social (2010), Psicanálise e violência: Sociedade, Juventude e literatura (2013), Diálogos com o campo das medidas socioeducativas: conversando sobre a justiça, o cotidiano do trabalho e o adolescente (2013), Diálogos com o campo das medidas socioeducativas: conversando com a semiliberdade e internação (2014).  

MARIA WILMA S. DE FARIA

Terapeuta ocupacional, psicóloga, psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Terapeuta do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Mineiro de Toxicomania (CMT) / FHEMIG.  

MARIANA DA COSTA ARANHA

Psicóloga, Mestranda em Estudos Psicanalíticos (UFMG), participante do Projeto de Extensão “Já É”.  

MARIANA FURTADO VIDIGAL

Psicanalista, mestranda em Estudos Psicanalíticos (UFMG) e especialista em Psicanálise: Teoria e Prática (Fumec). Participante do Projeto de Extensão Já É e da pesquisa Adolescentes em tempos de guerra: modos de pensar, modos de operar - um estudo psicanalítico sobre determinantes subjetivos da entrada e saída do tráfico de drogas (UFMG). Atuou nas políticas públicas da Saúde Mental, Educação, Assistência Social e Defesa Social. Nos últimos 05 anos, dedicou-se tanto ao atendimento quanto à gestão de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei.  

MARINA SOARES OTONI

Psicóloga graduada pela PUC-MG. Pós graduada em Psicanálise pela UFMG. Mestre em Psicologia pela UFMG. Psicanalista - Sócia-fundadora da Clínica Base.  

MARIO ELKIN RAMÍREZ

Analista praticante na cidade de Medellín, Membro da Associação Mundial de Psicoanálises e da Nova Escola Lacaniana. Professor titular no Departamento de Psicanálises da Universidade de Antioquia. 

MÔNICA BRANDÃO E SOUZA

Psicóloga, psicanalista, mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência – Faculdade de Medicina – UFMG. Pesquisadora do Eixo Adolescência e Violência do Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina – UFMG. 

NÁDIA LAGUARDIA DE LIMA

Doutora e mestre em Educação pela UFMG, Especialista em "Docência do Ensino Superior" (CNP), Especialista em "Clínica e Saúde Mental" (CNP) e Graduada em em Psicologia pela UFMG. Faz pós-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. É co-coordenadora do Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG. Participa do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia da UFMG. É autora do livro: "A escrita virtual na adolescência: uma leitura psicanalítica". Ênfase na produção acadêmica e profissional junto aos temas: psicanálise e cultura, subjetividade e ciberespaço, psicanálise e educação, clínica psicanalítica com crianças e adolescentes. Recebeu o Prêmio CAPES de Teses 2010 e o Prêmio UFMG de Teses 2010, ambos da área da Educação. É membro do LEPSI seção Minas. Participa do Grupo de Trabalho da ANPEPP: "Psicanálise, Infância e Educação". 

PAULA DIAS MOREIRA PENNA

Psicóloga, Pós Graduada em Clínica Psicanalítica (PUC-MG), Mestre em Estudos Psicanalíticos (UFMG), Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. 

PHILIPPE LACADÉE

Psiquiatra, psicanalista, membro da École de la Cause Freudienne.  

SANDERSON NASCIMENTO SOARES

Psicólogo (Centro Universitário Newton Paiva), Mestre em Estudos Psicanalíticos (UFMG), Psicólogo do Programa Se Liga (SEDS/SUASE/IJUCI), Participante do Projeto de Extensão Selex e da Pesquisa Internacional Adolescentes em tempos de guerra: modos de pensar, modos de operar - um estudo psicanalítico sobre determinantes subjetivos de entrada e saída do tráfico de drogas (UFMG), Membro do Diretório de Pesquisa Psilacs, coordenado pela Profª. Dra. Andréa Máris Campos Guerra (UFMG). 

SONIA ALBERTI

Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ; Preceptora da Residência em Psicologia do IP/UERJ no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA/HUPE/UERJ); Procientista da UERJ; Pesquisadora do CNPq; Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacanianao    

TATIANA GOULART

Possui graduação em Psicologia (FUMEC), pós graduação em Teorias Clínicas (PUC-MG). Formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (2011). Mestranda em Psicanálise pela Universidad del Salvador. Experiência como diretora financeira da ONG Terceira Margem-prevenção, pesquisa e tratamento em toxicomania. Coordenou projetos na área de daúde mental, toxicomania e políticas públicas. Ministrou aulas em cursos de capacitação para a rede municipal e empresas particulares e realizou atendimentos a usuários de drogas e familiares. Sócio fundadora do Centro de Psicologia Betim. Atualmente trabalha como coordenadora das conversações do Projeto de Extensão Já É (UFMG) e atendimentos clínicos a crianças, adolescentes e adultos.

THAÍS LIMP SILVA

Psicóloga clínica, especialista em Clínica Psicanalítica pela PUC-MG, mestre em Teoria Psicanalítica pela UFMG. Atualmente é doutoranda em Processos de Subjetivação na PUC-MG (bolsista pela FAPEMIG) e docente no Centro Universitário UNA.