Capa do livro: RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:<br> computadores, livros... e muito mais

RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
computadores, livros... e muito mais

Autores: Telma Ferraz Leal - Alexsandro da Silva

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Livros comprados a partir de 21/12/2018 serão enviados somente em 03/01/2019

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra surge em resposta às muitas perguntas que nos fazemos sobre como melhorar, sempre, o ensino da língua portuguesa, fazendo com que os estudantes se sintam mais motivados, atraídos, participantes. É uma síntese de muitas pesquisas que temos feito e de nossas andanças nos encontros de formação continuada de professores.

Decidimos coletivamente falar sobre recursos didáticos, visto que as escolhas dos materiais que vamos usar em sala de aula estão intrinsecamente relacionadas aos nossos objetivos didáticos, às nossas concepções sobre o que é mais importante de ser aprendido, às nossas concepções sobre quais são as melhores situações de ensino. Os recursos didáticos não são acessórios de nossa ação docente, são a materialização dela.


Não sendo possível contemplar todos os recursos didáticos importantes no ensino da língua, centramos nossas reflexões em alguns deles, na certeza de que em outros momentos, em outros textos, daremos continuidade a este diálogo.


Nesta obra, contemplamos, principalmente, recursos como jogos, dicionários, televisão, computadores, obras literárias, livros diversos para além da esfera literária (os chamados paradidáticos), livros didáticos, jornais, dentre outros portadores textuais.

Ao escrevermos este livro, trazendo à discussão textos que abordam diferentes recursos didáticos, esperamos contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa nas escolas, pois é isso o que nos move enquanto pesquisadores, professores e formadores de professores. Não temos a pretensão de esgotar a discussão aqui apresentada, mas tão somente de manter acesa a chama da reflexão sobre a ação docente, que é materializada, também, como dissemos no início desta apresentação, pelos recursos didáticos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-79-9
DOI: 10.24824/978856248079.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:<br> computadores, livros... e muito mais

Autores

Telma Ferraz Leal (Orgs.)

É doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem. É também coordenadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: produção de textos, leitura, alfabetização, argumentação e alfabetização.

E-mail: tfleal@terra.com.br

 

 

Alexsandro da Silva (Orgs.)

É doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio de doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris – França). Atua como professor do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. É também coordenador do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Língua Escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destinado tanto a crianças quanto a jovens e adultos, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: análise linguística; alfabetização e letramento; leitura e produção de diferentes gêneros textuais escritos.

E-mail: alexs-silva@uol.com.br

 

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa

É doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE. É também coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: ortografia, habilidades metafonológicas e alfabetização.

E-mail: aclaudiapessoa@gmail.com

 

Artur Gomes de Morais

É doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Pesquisador do CNPq desde 1997, atua como professor do Depto. de Psicologia e Orientação Educacionais da UFPE, onde leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE). Além das atividades de formação, produção e análise de materiais didáticos e propostas curriculares, desenvolve e orienta investigações nas seguintes áreas e temas: psicolinguística, didática da língua portuguesa, alfabetização, formação do professor e psicologia da educação.

 

Carmi Ferraz Santos

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professora do Departamento de Educação da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE). Tem experiência nas áreas de Educação e Linguística, com ênfase em formação de professor e Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: escrita, leitura, ensino e formação docente.

E-mail: carmif@uol.com.br

 

Cristina Teixeira Vieira de Melo

É doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atua como professora dos Departamentos de Cinema e de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Orienta dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da mesma universidade. Na área de Educação, tem trabalhado com formação de professores, avaliação de material didático e ensino a distância. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE).

E-mail: cristinademelo@terra.com.br

 

Eliana Borges Correia de Albuquerque

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), com mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Como membro do CEEL, atua na formação continuada de professores, na assessoria a redes públicas de ensino e na análise e produção de materiais didáticos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: apropriação, leitura, professor, ensino.

E-mail: elianaba@terra.com.br

 

Ester Calland de Sousa Rosa

Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE). Atuou no período de 2005 a 2008 como Diretora de Ensino da Secretaria de Educação do Recife, sendo responsável pelo programa de formação continuada dos docentes e pela implementação da proposta pedagógica da Rede. Como membro do CEEL, atua na formação continuada de professores, na assessoria a redes públicas de ensino e na análise e produção de materiais didáticos, com ênfase nas questões de ensino da leitura. Atualmente pesquisa sobre bibliotecas escolares e atuação pedagógica nesses espaços educativos.

E-mail: esterosa@uol.com.br

 

Fátima Soares da Silva

Formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE) e professora da FAINTVISA – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. É doutoranda em Educação e tem experiência como professora da Educação Básica. Estuda temas relativos à Didática da Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: reportagem, argumentação, estrutura textual, alfabetização, trabalho em grupo e livro didático.

E-mail: fatinha.soares@bol.com.br

 

Kátia Leal Reis de Melo

É doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, orientando dissertações no Núcleo de Educação e Linguagem. É também membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares.

E-mail: katiamelo@hotmail.com

 

Kátia Maria Barreto da Silva Leite

É mestra em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora e vice-diretora do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE. Participa de pesquisas e projetos relativos às práticas escolares do ensino de língua portuguesa e literatura brasileira no Ensino Fundamental e Médio. Orienta monografias de especialização e atua como assessora / capacitadora, junto a professores das redes municipais e estaduais, principalmente nos seguintes temas: didática da língua portuguesa, ensino de literatura, educação de jovens e adultos, alfabetização e letramento, leitura / produção. Membro  do  Centro  de  Estudos  em  Educação  e  Linguagem

(CEEL / CE / UFPE).

E-mail: kmbarreto@uol.com.br

 

Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa

É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado e doutorado em Linguística, ambos concluídos nesta mesma instituição. Atualmente é Professora de Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa e de Pesquisa e Prática Pedagógica IV no Curso de Pedagogia da UFPE e desenvolve atividades de orientação na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, assim como atua em pesquisa na área de Alfabetização de Jovens e Adultos com o estudo A Identidade Sócio-Discursiva de Alfabetizandos Jovens e Adultos. É integrante do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL, no qual desenvolve ações no âmbito do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

E-mail: luciafyg@yahoo.com.br

 

Normanda da Silva Beserra

É doutora em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professora de língua portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) até o ano de 2009, tendo atuado como professora e orientadora em cursos de pós-graduação lato sensu, tanto no IFPE como na UFPE. Integra o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e produção e análise de materiais didáticos. Tem publicações na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Português e atua, principalmente, nos seguintes temas: leitura, gêneros textuais, avaliação, ciclo de aprendizagem e formação de professores.

E-mail: normandabeserra@gmail.com  

 

Siane Gois Cavalcanti Rodrigues

É doutora em Letras pela UFPE, onde é professora do Departamento de Letras, nas modalidades presencial e a distância. Coordena o Curso de Especialização em Língua Portuguesa para professores da Rede Estadual. É membro do NUCEPI (Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas) e do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem). Foi professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e atuou como Técnica em Educação, na Gerência de Políticas Educacionais, onde planejou, ministrou e supervisionou cursos de formação continuada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Texto, atuando, principalmente, com a Teoria da Enunciação e a Análise do Discurso.

E-mail: sianegois@yahoo.com.br