Autores: Ione Ribeiro Valle - Denice Barbara Catani - Vera Lucia Gaspar da Silva - Tiago Ribeiro Santos (Orgs.)
Lá onde parece haver talento e dom intelectuais mora estratificação social e herança cultural, perpetrando distinções de classe sob a máscara da educação democrática. Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron foram precisos em Os herdeiros: os estudantes e a cultura.
Esforço conjunto de brasileiros e estrangeiros, este livro mostra a potência da pesquisa seminal dos dois grandes intelectuais franceses, que resiste à contingência de época para tornar-se um clássico. Nesta direção, os trabalhos aqui reunidos ocupam-se daquele estudo, seu legado, estrutura, diálogos e desdobramentos para novos temas e investigações, mas também realizam um balanço que não é apenas sobre Os herdeiros, mas sobre o tempo presente.
Se Bourdieu e Passeron muito disseram com o grande marco dos estudos sociológicos sobre a educação que é Os Herdeiros, suas questões ainda têm muito a iluminar e a inspirar o tempo em que vivemos, cheios de esquinas e barrancos. Afinal, é no pensamento radicalmente crítico que sobrevive alguma esperança. À altura da contundência e do rigor da grande obra que recém completou cinco décadas de vida estão os trabalhos deste livro.
Alexandre Fernandez Vaz (Professor da UFSC; Pesquisador do CNPq).
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0567-3
DOI: 10.24824/978854440567.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
DENICE BARBARA CATANI
Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docente pela mesma instituição. Atua em pesquisas ligadas à história e a sociologia da educação com ênfase em estudos socio-históricos comparados, história da profissão docente e formação de professores. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Junto a outros pesquisadores, organizou os livros "Multiplicidades culturais: projetos de formação" e "Trabalho escolar e Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores", ambos publicados pela Editora Escrituras. Recentemente publicou em parceria com Décio Gatti Júnior (Orgs.) "O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar" (EDUFU). Além destes é autora de vários títulos, publicados no Brasil e no exterior e Bolsista Produtividade do CNPq.
VERA LUCIA GASPAR DA SILVA
Professora do Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora pela mesma instituição. Realiza pesquisas no âmbito da história da educação, principalmente acerca dos temas: escola primária, cultura material escolar, patrimônio educativo, estudos socio-históricos comparados e história da profissão docente. Sobre estes temas tem um conjunto de publicações em livros e artigos científicos. É Sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação e Bolsista Produtividade do CNPq.
TIAGO RIBEIRO SANTOS
Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vinculado à linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, com estágio sanduíche na Université René Descartes – Paris V Sorbonne.