Capa do livro: O TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: entre a complexidade e a simplificação

O TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: entre a complexidade e a simplificação

Autores: Maria Eliza Rosa Gama - Eduardo Adolfo Terrazzan

Este livro apresenta os resultados de parte das ações do Projeto de Pesquisa “Desafios para consolidação de melhorias na organização e no desenvolvimento de Práticas Educativas e de Processos Formativos de Professores”, vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” – INOVAEDUC, com apoio Capes e CNPq. O contexto de pesquisa foi uma Escola Pública Municipal de Educação Básica, e o objetivo foi contribuir com parâmetros para a organização dos contextos escolares, de forma que possibilitem aos professores assumir, de forma consciente e deliberada, a autoria e o controle de seu próprio trabalho. Nosso desafio foi responder como as condições do contexto de trabalho interferem na organização e no desenvolvimento do Trabalho Docente na EPEB estudada? Para isso, observamos encontros regulares de formação continuada dos professores, realizamos entrevistas narrativas com professores regentes de classe e com professores que compõe a equipe gestora da escola, e também analisamos o Projeto Político-Pedagógico da EPEB e a Lei Municipal que estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público do Município. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que, existe um quadro prescritivo sobre o trabalho escolar e sobre o trabalho dos professores que é contraditório na sua própria constituição, pois coloca em confronto e oposição as proposições legais e as condições de trabalho existentes em EPEB. As condições de trabalho representam um dos principais elementos levados em consideração pelos professores no planejamento e na realização de suas ações de trabalho. De maneira geral, os professores têm realizado suas ações de trabalho de forma aligeirada e simplificada/reduzida. A complexidade da maioria das ações escolares vem sendo negligenciada, em função da imposição de formas rápidas e inadequadas de sua realização, o que tem produzido uma representação pobre, reduzida e simplista dessas ações, aproximando-as mais da trivialidade e da mesmice.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0491-1
DOI: 10.24824/978854440491.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: entre a complexidade e a simplificação

MARIA ELIZA ROSA GAMA
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Administração Escolar, no qual atua como docente nos Cursos de Licenciatura. Atua no Ensino Superior em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, com ensino, pesquisa e extensão. Tem como foco de pesquisa e ações de extensão universitária os seguintes temas: organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação inicial e continuada, política educacionais, estágio curricular.

EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN
Possui graduação em Licenciatura em Física e Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo(USP), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Física) e doutorado em Educação, também pela Universidade de São Paulo e estudos de pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria/RS, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Pedagogia, no Curso de Especialização em Gestão Educacional, como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Atua também como docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru/SP; e como colaborador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.