Capa do livro: CYBERCORPORA E INOVAÇÃO COM PRÁTICAS DE ENSINAGEM

CYBERCORPORA E INOVAÇÃO COM PRÁTICAS DE ENSINAGEM

Autores: Maria Cecilia Mollica - Hadinei Ribeiro Batista - Ludmila dos S. Guimarães (Orgs.)

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Sinopse

Cybercorpora e inovação com práticas de ensinagem lança o desafio aos agentes educadores quanto ao manejo adequado das tecnologias atuais, que têm gerado posições controversas quanto à sua eficácia na aprendizagem escolar.  O presente livro não consiste em mera exaltação do mundo virtual na educação, já que são mostradas as vantagens e desvantagens de se lançar mão da internet para fins de apropriação de conhecimento. Seus capítulos esclarecem como algumas ferramentas disponíveis online devem ser usadas em favor de práticas, seja na pesquisa, na busca da informação, em experimentos inovadores ou ainda em atividades lúdicas interativas controladas. Trata-se de reflexão sobre experiências de ensinagem cuja meta é a intervenção criteriosa e criativa em sala de aula.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0470-6
DOI: 10.24824/978854440470.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CYBERCORPORA E INOVAÇÃO COM PRÁTICAS DE ENSINAGEM

Autores

ANDREIA CARDOZO QUADRIO

Graduação em Letras Português – Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis (2002), através da qual participou de pesquisa sociolinguística, com bolsa concedida pelo PIBIC-CNPq, intitulada “As variações da concordância sujeito-predicado em Petrópolis sob a luz da sociolinguística”, com comunicação oral no “II Workshop de Metodologia da Pesquisa da UCP” e de pesquisa bibliográfica nos arquivos do professor Mattoso Câmara Júnior na Universidade Católica de Petrópolis, também com bolsa concedida pelo PIBIC-CNPq. Pós-Graduação em Linguística e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis (2008) e Mestranda do Profletras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua portuguesa no segundo segmento do ensino fundamental da rede pública do município de Petrópolis - RJ e ensino de língua portuguesa e literatura no ensino médio e pré-vestibular da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

ANSELMO DA SILVA VIEIRA

 Aluno do Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS pela UFRJ (Turma 2014). Possui especialização em nível de pós-graduação “Lato Sensu” em Língua Portuguesa – área Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Cidade de São em 2013. Graduado em Letras Português / Literaturas pela UFF em 2007. Professor do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belford Roxo desde 2011 e Coordenador de área da Rede Municipal de Belford Roxo desde 2013.

CLARICE GARCIA RIBEIRO

Bacharel em biblioteconomia formada em 2015 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estagiou na biblioteca do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e na biblioteca do Centro Cultural da Justiça Federal. E-mail: cgbribeiro@gmail.com

CYNTHIA PATUSCO

Graduação em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), Mestrado em Interdisciplinar de Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em 2012. Atua principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua inglesa, apropriação da lectoescrita, linguagem em indivíduos com desenvolvimento atípico, representação mental da informação. Possui ampla experiência de docência em nível superior. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993/1994). Foi professora assistente de Língua Inglresa e Linguística na UniverCidade (Fauldade da Cidade/Rio de Janeiro) entre 1999 e 2012. Trabalhou mais recentemente na Universidade Federal do Rio de Janeiro como professora substituta no curso de Letras-Libras (2014). Atualmente desenvolve pesquisa de pó-doutoramento na área de Linguística Cognitiva.

DÉBORA KLAYN

Aluna do Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS pela UFRJ (Turma 2014). Possui especialização em Educação Especial com Ênfase em Surdez pela FEUDUC em 2005 e em Ensino de Leitura e Produção Textual pela UFF em 2011. Graduada em Letras Português / Inglês pela FEUDUC em 2004. Professora do Ensino Fundamental da Rede Estadual do Rio de Janeiro desde 2005 e da Rede Municipal de Mesquita desde 2006.

GEAN DAMULAKIS

Membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL-UFRJ) e Professor Adjunto III no Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Lingüística pela UFRJ, tendo concluído a Graduação em Português-Alemão, em 2002, na mesma instituição. É Pesquisador Associado do Museu Nacional/UFRJ. Atuou em 2005 e 2006 como Professor Substituto de Linguística e em 2009 e 2010 como Professor Substituto de Alemão na Faculdade de Letras da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Educação Escolar Indígena, Ensino de Língua Alemã, Ensino de Língua Portuguesa e de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, pesquisando principalmente nos seguintes temas: português, fonologia, variação, línguas indígenas e alemão.

HADINEI RIBEIRO BATISTA

Doutorando em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui mestrado em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), graduação em Português - Licenciatura (2008) e Bacharelado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente, é membro e presta assessoria ao projeto Da Crença à Realidade: Linguagens, Tecnologias e Inovação financiado pela FAPERJ e atua como Coordenador na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Tem interesse em Sociolinguística, Linguística de Corpus, Identidade Social e em Linguagem, Inovação e Tecnologia.

HELOISA DA COSTA MIRANDA

Graduação em Letras Português – Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), através da qual atuou como monitora de italiano no projeto CLAC.  Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Mestranda do Profletras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua Principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua portuguesa no segundo segmento do ensino fundamental (ensino regular e Peja) da rede pública do município do Rio de Janeiro. Participa do grupo de pesquisa em linguística de texto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Leonor Werneck.

LUDMILA DOS SANTOS GUIMARÃES

Professora Adjunta da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. Doutora em Ciência da Informação-PPGCI/UFRJ. Mestre em Ciência da Informação/UnB, graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF, Especialização em Tecnologia pela UFRJ. Atua nas áreas de Organização do Conhecimento e Educação a Distância. Ministra as disciplinas de Organização do Conhecimento I e II, Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia. Tem experiência na área de Ciência da Informação com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: bases e banco de dados, informação em ciência e tecnologia, sistemas de informação e representação eletrônica de documentos. E na área educacional em Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Coordenadora Adjunta de Educação a Distância UAB/CAPES da UNIRIO desde 2010. Membro da Câmara Técnica de Capacitação de Recursos Humanos do CONARQ-MJ desde 2010. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Organização/Produção do Conhecimento Científico e Institucionalidades Positivas.

MARIA CECILIA MOLLICA

 Titular em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutora na Universidade de Brasília. Desenvolve atividades de docência e pesquisa no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, no PPGCI e no PROFLETRAS, de que é também coordenadora no POLO/UFRJ. Investiga a linguagem humana em áreas de interface como Teorias de Linguagem, Educação, Saúde, Ciência da Informação. Com contribuições aplicadas, tem refletido sobre políticas públicas referentes à inclusão social, à cidadania plena a todos os brasileiros. Autora de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais, a pesquisadora vem orientando várias gerações de mestrandos, doutores e pós-doutores concorrendo para a qualificação dos quadros docentes em escolas púbicas e em instituições nacionais de nível superior. Em sua trajetória, tem assumido cargos de direção e representação e vem apresentando o compromisso de dar visibilidade a vários estudos, reunidos muitas vezes em coletâneas organizadas, sendo a presente mais uma obra editada pela CRV.

MARCIO GONÇALVES

Doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ (2014), mestrado em Ciência da Informação pela UFF (2006). Possui especialização em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior pela UNESA (2008) e em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública pela UERJ (2005). É graduado em jornalismo pela UNESA (2003) e autor do livro Comunicação pra quê?, publicado pela editora All Print, lançado em 2007. No livro Múltiplas Facetas da Comunicação e Divulgação Científicas: transformações em cinco séculos, participa da coletânea com o artigo "Contribuições das mídias sociais digitais na divulgação científica". É, também, co-autor do ebook Para entender as mídias sociais 2 e dos livros Narrativas da cidade: perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea (E-papers), Comunicação Empresarial (Atlas) e Questões atuais em educação: sustentabilidade e redes sociais (Appris). Pesquisa sobre comunicação digital estratégica e validação discursiva da informação.

MARISA LEAL

Professora do IM/UFRJ - Instituto de Matemática da UFRJ. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do IM/UFRJ e Diretora Adjunta de Extensão. Atua na área de Ensino da Matemática.

THULIO PEREIRA DIAS GOMES

Mestre em ciência da informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador colaborador do grupo de pesquisa Linguagens desenhadas e educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

RODRIGO ALÍPIO CARVALHO DO NASCIMENTO

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Lingüística da UFRJ. Professor dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA). Professor de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Educação de Casimiro de Abreu/RJ, atualmente atuando como coordenador do Ensino Fundamental da rede. Experiência nas áreas SociolingüísticaVariacionista e Interacional, ensino de Língua Materna, Alfabetização e Letramento.

VÂNIA LISBÔA DA SILVEIRA GUEDES

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da UFRJ-IBICT/CNPq. Professora Adjunta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ.  Professora Colaboradora do PPGL e do PPGCI da UFRJ. Professora do PROFLETRAS CAPES/UFRJ. Atua na área de Organização do Conhecimento, Bibliometria, Cientometria e Indexação na Ciência da Informação, assim como na área de Sociolinguística, na Linguística, com ênfase em Análise Crítica do Discurso, Análise Léxico-morfológicaso e Análise Bibliométrica da Escrita Científica. Líder do Grupo de Pesquisa (Diretório de Pesquisa do CNPq) Bibliometria e Cientometria como abordagem teórico-metodológica para a Organização do Conhecimento em parceria com a PR2/UFRJ.

JOSIANNE MACHADO

Graduação em Letras - Português e Italiano (1996) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Língua Portuguesa (2003) pela Universidade do Grande Rio. Mestranda do Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS desde 2014 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente no ensino de língua portuguesa para os níveis fundamental, médio e na educação de jovens e adultos (EJA). Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias desde 1999 e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no período de 1998 a 2006.

ERIKA SIMONE MAGNAVITA CARVALHO BARBOSA

Erika Simone Magnavita Carvalho Barbosa é professora da rede pública de Macaé, graduada em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA). Formada em Tecnologia Educacional pelo Núcleo de Tecnologia Municipal de Macaé. Foi professora de Laboratório de Informática e nesse tempo pode constatar que a tecnologia atrai as crianças e jovens, e que o professor pode utilizar este meio a seu favor. Criou a página “EDA CONECTADA”, no FACEBOOK, possibilitando pais, alunos e comunidade escolar conectados em rede social.